quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Falta de Pessoal Pára Urgências do 112

Os médicos destacados para as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) estão ocupados a fazer cirurgias e falharam escalas de 24 horas, avança hoje o “Correio da Manhã”.

AS 42 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) estiveram paradas, em média, 15 dias em 2013, uma redução comparativamente com o ano anterior, 18 dias. A falta de médicos para preencher as escalas de serviço 24 horas por dia é o principal problema para a inoperacionalidade das viaturas médicas. O socorro às populações fica comprometido.

Segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a taxa média de inoperacionalidade das VMER em 2013 foi de 4,1%, sendo que 3,8% se deveu à falta de médicos.


A gestão das equipas das VMER cabe aos hospitais onde as viaturas estão sediadas e, segundo fontes ouvidas pelo “Correio da Manhã”, os “buracos” nas escalas de serviço ocorrem, na maior parte das vezes, durante as manhãs porque os médicos “estão a fazer serviço hospitalar, como cirurgias, apesar de estarem escalados para as VMER”.
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/

Sem comentários: