quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Bombeiros Levam Almoços em Dia de Neve

O Centro Social e Paroquial de Babe pediu ajuda aos soldados da paz para levar as refeições aos utentes.

A neve que caiu na madrugada e manhã de ontem no Nordeste Transmontano levou algumas instituições do concelho de Bragança a recorrer aos bombeiros para entregar as refeições aos utentes. Foi o caso do Centro Social e Paroquial de Babe. 

Os soldados da paz abraçaram a missão de levar o almoço a 17 idosos de várias aldeias da Lombada, onde os acessos estavam mais difíceis por causa da neve. 

Milhão, Quintanilha, Palácios, São Julião foram algumas das aldeias por onde passou o jipe dos Bombeiros Voluntários de Bragança. 
Apesar do almoço se ter atrasado, os utentes não estavam muito preocupados. “Pensei que nem vinham com a neve. Já estava a tratar de fazer eu o almoço”, conta Leonor da Purificação, de Palácios. 

Uns quilómetros à frente, em Quintanilha, Maximino Fernandes já estava a comer um pedaço de pão, enquanto esperava pelo almoço. “Eu sabia que vinham, como não ligaram a avisar sabia que não falhavam. Mas a fome já estava a apertar, a barriga já estava a dar horas e fui comendo alguma coisa”, conta.

Maria Cândida Mesquita é uma das funcionárias que faz a distribuição dos almoços. Em dias de neve garante que a única solução é pedir ajuda aos bombeiros. “Porque temos muitos utentes pelas aldeias e com a neve temos medo de não conseguir passar com a nossa carrinha”, afirma Maria Mesquita. 

Depois de terminar a distribuição, o bombeiro Telmo Martins, da corporação de Bragança, confessa que foi difícil chegar a alguns locais. No entanto, garante que é um procedimento normal em dias de neve. “Costumamos prestar auxílio a vários Centros de Dia”, assegura o soldado da paz. 

Alunos das aldeias sem aulas

Ontem os transportes urbanos também não chegaram às aldeias. “Saíram, mas os acessos estavam complicados e tiveram que voltar para trás”, conta o presidente da Câmara Municipal de Bragança.

Hernâni Dias afirma que só foi possível realizar a linha de Alfaião, o que fez com que a maioria dos alunos que vivem nas aldeias não pudessem vir às aulas. “Houve estudantes que não puderam ser transportados, as faltas serão justificadas. Na cidade as escolas estão a funcionar normalmente, não se justificava estarem fechadas”, realça Hernâni Dias.

No terreno, foram colocados dois limpa-neves, oito carrinhas, um tractor e 38 colaboradores do município e foram espalhadas 10 toneladas de sal durante a manhã.

No concelho de Alfândega da Fé também houve alunos que não foram transportados por causa da neve. A Estrada Nacional 315, na serra de Bornes, e a Municipal 576, que dá ligação a Gebelim, estiveram mesmo cortadas.
in:http://bombeirosparasempre.blogspot.pt/2014/02/bombeiros-levam-almocos-em-dia-de-neve.html

Sem comentários: