Uma colisão entre dois veículos no IP4 causou esta tarde três feridos, um dos quais em estado grave.
Aconteceu cerca das 18H no Alto de Rossas.
“Há um choque de uma viatura 4X4 que bateu na traseira de um veículo de mercadorias. Ambos seguiam no sentido Bragança-Macedo” explica o comandante dos bombeiros de Bragança.
“Temos três feridos. Dois já foram evacuados para a urgência do hospital de Bragança. Estamos a desencarcerar o terceiro” refere José Fernandes.
O ferido grave, com cerca de 60 anos, que ficou encarcerado viajava na viatura de mercadorias.
“Apresenta vários ferimentos, mas a equipa da VMER está a tentar estabilizá-lo com a ajuda de outra médica que estava a passar no local e nós estamos a tentar tirá-lo da cabine do carro cortando a chapa” afirma.
Apesar do aparato não foi necessário proceder ao corte de trânsito mo IP4.
Escrito por Brigantia
13 comentários:
Desencarcerar um passageiro da viatura de mercadorias? Mas, viajava na zona reservada à carga? As fotos mostram a cabine "aparentemente" sem qualquer dano... Serão só vícios de linguagem.
Cá está o exemplo estupido de quem opina sobre o que não sabe e ainda por cima aproveita e critica.
A vitima encarcerada foi o condutor que foi projectado dentro da cabine pela força do impacto. Este acabou por ficar preso entre os dois bancos da cabine, selector de da caixa de velocidades e espaço para as pernas.
Teve de se criar espaço dentro da cabine para a correcta imobilização.
Ao acto da criação de espaço para aceder ás vitimas chama-se "DESENCARCERAR".
aonde estao as fotas da cabine aonde a vitima estava encarcerada,porque so se ve o jeep
Caro administrador esta ligueiramente enganado em relação ao verdadeiro sentido da palavra "DESENCARCERAR" significa retirar uma vitima nas MESMAS ou MELHORES condições aquelas de quando se iniciaram as operações de salvamento. E ao que me parece não foi bem o que ali se passou...
temos pena se nos preocupamos mais em socorrer, que aplicar bem os termos aqui no blog.
"O desencarceramento consiste na extracção de vitimas encarceradas, retirando-as nas mesmas condições ou em mais estáveis do que aquelas em que se encontram quando as acções tiveram inicio.
Não há muita diferença quando é necessario criar espaço para aceder ás vitimas.
Foi ajudar os elementos que estavam a socorrer?
Que creditação têm voce para avaliar dessa maneira?
Quem me diz que não está a inventar o que está a dizer?
è facil questione a equipa da VMER
responda ás perguntas que lhe fiz então?
Eu tenho uma questão a colocar ao administrador:
Não deveria a privacidade das pessoas ser salvaguardada? Por exemplo, colocando uma barra negra por cima ou distorcendo as matriculas das viaturas!
Quanto à discussão que aqui vai, julgo terem todos razão! No meu curso de desencarceramento, feito na ENB em Ranholas - Sintra e que já data de 2004, um dos formadores estava constantemente a dizer "Desencarceramento é a arte de criar espaço!". Com vista à remoção da vítima em condições iguais ou melhores que as que antecediam as operações? Claro que sim!
João, foi o seu formador, o meu e de muitos mais que eu conheço que aplicaram esse termo. Apenas para alguns não foi sucinto.
o que se passou com a VMER no acidente o anónimo das 00.52???????
Enviar um comentário