segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Idosa morre asfixiada em casa

Uma idosa foi encontrada morta em Rossas, no concelho de Bragança, na sequência de um incêndio na habitação onde vivia.
A mulher, de 75 anos, estava sozinha em casa quando uma faúlha terá saltado da lareira e atingiu um sofá que começou a arder.
A morte terá sido causada por asfixia, mas o corpo foi encontrado com queimaduras.
“Fomos alertados pela GNR para um incêndio numa habitação em Rossas e quando lá chegamos encontramos uma pessoa do sexo feminino já cadáver” refere segundo comandante dos bombeiros de Bragança acrescentando que “provavelmente que aconteceu foi que a lareira incendiou o sofá, onde a pessoa se encontrava, e por asfixia e também derivado às queimaduras, ela acabou por falecer”.
A mulher ainda terá tentado fugir da cozinha, mas não conseguiu. “Notou-se uma tentativa para sair do local do incêndio, mas foi infrutífera pois ela estava no corredor da habitação” adianta Carlos Martins.
São situações que acontecem com frequência nos últimos anos durante o Inverno.
Os bombeiros alertam para os perigos que representem os sofás junto de lareiras desprotegidas.
“Isto tem vindo a acontecer nos últimos tempos pois antigamente as casas das aldeias tinham um escano de madeira ao lado da lareira que apesar de ser material combustível não é tão grave como os sofás que agora são postos” explica, acrescentando que “com a madeira que é colocada no lume como é o caso de pinho ou castanho, a sua combustão por vezes liberta material incandescente o que torna mais provável a ignição do móveis”.
A morte desta idosa terá sido causada pela inalação d fumo tóxico libertado pela combustão do sofá.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: