sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Equipas de bombeiros profissionais podem chegar a todas as corporações

As autarquias do distrito de Bragança estão receptivas à criação de equipas de intervenção permanente de bombeiros.
No entanto há concelhos que pode vir a usufruir de mais do que um destes grupos. A criação destas equipas tem sido a aposta da Autoridade Nacional de Protecção Civil que, em parceria com as autarquias remunera um grupo de cinco bombeiros profissionais que servem de complemento aos bombeiros em regime de voluntariado.
No distrito de Bragança vão ser criadas 12 mas há concelhos que podem mesmo vir a ter mais do que uma equipa.
A novidade saiu da reunião entre o secretário de estado da protecção civil, presidentes de câmara e governador civil.
“Nós temos doze autarquias e 15 corporações de bombeiros mas um despacho do secretário de estado autoriza a que um concelho possa ter mais do que uma equipa como é o caso de Bragança, Mirandela e Miranda do Douro” explica Jorge Gomes. “Se eventualmente estes concelhos pretenderem ter nas equipas nas duas corporações, isso pode acontecer” salienta. “Mas temos quase a certeza que serão criadas pelos menos 12 no distrito”.
Certo é que uma das equipas vai ficar em Mogadouro.
O vice-presidente da câmara local, um dos presentes na reunião, explica que “são elementos que vão dar primeira intervenção directa à Protecção Civil”. João Henriques salienta que isso só vai acontecer “a partir do momento em que o protocolo seja assinado”.
As equipas serão financiadas em 50% pelas autarquias. O restante será comparticipado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Por outro lado, o secretário de estado da Protecção Civil nega que estas equipas criem divisões entre bombeiros voluntários e os bombeiros remunerados das equipas de intervenção. “O país não tem capacidade económica para manter um exército de 30 mil bombeiros mas também não devemos desperdiçar o voluntariado” mas para José Miguel Medeiros “é preciso que haja o mínimo de profissionalização e temos de nos preparar para os novos tempos”.
A criação destas equipas vai gerar 60 novos postos de trabalho no distrito de Bragança.

Sem comentários: