quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Comandante distrital faz balanço da época de incêndios

comandante_distrital.jpg

O distrito de Bragança foi um dos mais fustigados pelos incêndios florestais no ano passado. A área ardida no Nordeste Transmontano ultrapassou os 22 mil hectares. 

Em relação ao incêndio que teve início no concelho de Alfândega da Fé e se estendeu a mais três no distrito de Bragança, o comandante Distrital de Operações de Socorro de Bragança assegura que as condições meteorológicas adversas foram o principal inimigo dos bombeiros.

João Noel Afonso diz também que o ordenamento florestal também dificultou o combate a este incêndio.O comandante Distrital alerta ainda para a necessidade de apostar mais na prevenção.

O balanço dos incêndios florestais do Verão passado é um dos temas abordados por João Noel Afonso na entrevista que pode ouvir na íntegra hoje aqui na Brigantia, depois das notícias das cinco da tarde.
Escrito por Brigantia

Verão de 2014 poderá ser o mais quente de sempre

Cientistas dizem que há 75% de possibilidades de o Verão deste ano bater recordes e de se assistir a um fenómeno El Niño.

O Inverno rigoroso que se tem feito sentir, com fortes nevões e temperaturas abaixo do normal na América do Norte, cheias no Reino Unido, queda de precipitação e forte agitação marítima fora do normal em Portugal, dificilmente tornará fácil aceitar a previsão de alguns cientistas que referem que o Verão de 2014 poderá ser o mais quente de sempre, desde que há registos.

Um estudo publicado no jornal da Academia Nacional de Ciências dos EUA cita uma investigação de académicos alemães que se debruça sobre as ligações entre as temperaturas na zona de origem do fenómeno El Niño e no resto do Oceano Pacífico, em vez de se centrar na temperatura da água.

Por essa razão, os cientistas concluem que se repetirá o fenómeno El Niño, no final deste ano, cuja versão mais extrema ocorreu entre 1997 e 1998, provocando a morte de 23 mil pessoas e prejuízos na ordem dos 35 mil milhões de dólares.

Este padrão é corroborado pelo secretário-Geral da OMM, Michel Jarraud, a partir da análise da temperatura em 2013. Segundo os dados da OMM, o ano de 2013 está entre os 10 mais quentes desde 1850. A temperatura global média situou-se 0.50 °C acima da média de 1961-1990 e praticamente igual à média da década de 2001 – 2010.

De resto, treze dos catorze anos mais quentes ocorreram no século XXI. Os anos mais quentes foram 2010 e 2005, com temperatura global média cerca de 0.55 °C acima da média, seguidos de 1998, ano com um excepcional episódio de El Niño.

Citado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Secretário-Geral da OMM, Michel Jarraud refere que “a temperatura global média no ano de 2013 é consistente com a tendência de aquecimento de longo prazo. A taxa de aquecimento não é uniforme, mas a tendência é inequívoca. Dadas as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, as temperaturas globais continuarão a subir”

Em Portugal continental, a temperatura média do ar no ano 2013 foi cerca de 0.14 °C superior ao valor médio de 1971-2000. Valores superiores aos registados este ano ocorreram em cerca de 30% dos anos.

Já em 2014, o mês de Janeiro foi o terceiro Janeiro mais quente desde 1931 e choveu 50% acima do normal, segundo alguns especialistas ouvidos pelo i.

Novas Leis para os Bombeiros Voluntários

Saiu hoje, sexta-feira, 7 de Fevereiro de 2014, no Diário da República n.º 27, duas portarias que vêm alterar algumas normas no interior dos bombeiros voluntários. 

A saber: 

Portaria n.º 32-A/2014 - Define o regime aplicável ao serviço operacional das várias carreiras de bombeiro voluntário do quadro activo e revoga a Portaria n.º 571/2008, de 3 de Julho

Portaria n.º 32-B/2014 - Primeira alteração ao Regulamento Disciplinar dos Bombeiros Voluntários, aprovado pela Portaria n.º 703/2008, de 30 de Julho.


Na primeira, algumas alterações significativas são:

- A obrigatoriedade do oficial bombeiro cumprir 200 horas anuais, das quais 160 horas com função de comando, chefia ou actividades de estado-maior nas áreas de planeamento, operações, informações, instrução, logística e comunicações, socorro, piquetes ou simulacros e 40 horas de instrução.

- A obrigatoriedade do bombeiro voluntário cumprir 200 horas anuais, das quais 160 horas de socorro, piquetes ou simulacros/exercícios e 40 horas de instrução.

- A obrigatoriedade do bombeiro especialista cumprir 75 horas anuais, das quais 50 horas na actividade específica da sua área funcional ou em qualquer um dos serviços de socorro, piquetes ou simulacros para os quais esteja habilitado e 25 horas de instrução.

- Os ciclos de serviços operacionais, iniciam-se a 1 de Janeiro e terminam a 31 de Dezembro. Para os ciclos que se iniciam após 01 de Janeiro há uma redução proporcional do tempo mínimo obrigatório.

No segundo, as alterações a salientar são:

- O cessamento de obediência sempre que o cumprimento das ordens implique prática de qualquer crime.

- Apenas o Comandante é competente para instaurar ou mandar instaurar processo disciplinar. A aplicação de pena de repreensão escrita passa a ser competência do Comandante.

- Passa a ser punível com pena de demissão, quando no mesmo ano civil, se deem 3 faltas seguidas ou 6 interpoladas, sem justificação, a serviços operacionais para os quais estejam escalados.

- Deixa de estar em vigor o Estatuto Disciplinar dos Funcionários e Agentes da Administração Central, Regional e Local, publicado pelo Decreto-Lei n.º 24/84 de 16 de Janeiro, para passar a ser o Estatuto disciplinar dos Trabalhadores que Exercem funções Públicas.

A Administração BPS
Andreia Rodrigues
andreia@bps.com.pt

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

XLII Percurso Pedestre "Enzonas" - 1ª Travessia do Parque Natural de Montesinho

"ENZONAS" - Associação de Caminheiros de Bragança
A Enzonas - Associação de Caminheiros de Bragança, vai levar a cabo o seu XLII Percurso Pedestre. Desta vez, uma aventura de três dias a decorrer em pleno Parque Natural de Montesinho. 

Os participantes podem acompanhar-nos durante os três dias de atividade, ou optar por dias alternados.

Terão de se fazer acompanhar de repasto sólido e líquido durante os percursos pedestres. A Associação fornecerá o jantar dos 1º e 2º dias e almoço do 3º dia do evento. A pernoita do 1º e 2º dia será nas instalações de associações locais em local amplo. Para o efeito deverão fazer-se acompanhar de saco-cama e colchão (se assim o desejarem). 

Durante o percurso haverá uma viatura de apoio, não sendo necessário os caminheiros levarem as mochilas com os elementos necessários para passarem a noite, com eles.

Contaremos também com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança. No percurso teremos a acompanhar-nos um Bombeiro Socorrista.

As inscrições estão abertas e poderão ser formalizadas através do nosso blog: www.enzonas.blogspot.com. 
As inscrições só serão consideradas válidas, depois de ser efectuada transferência bancária para o NIB: 007900004842199010134 e enviado o respectivo comprovativo para enzonas.caminheiros@gmail.com até 28 de Fevereiro.

Este evento, terá secretariado aberto para fornecer quaisquer informações na Rua Oróbio de Castro - Edício IPDJ Bragança, no dia 28 de Fevereiro, das 18h às 23h.

Qualquer informação, através de: 933374528-934628387-934798936-967015593-273098327

Despiste brutal em Bragança mata engenheiro


Luís Fernandes, de 41 anos, ia de carro para uma montaria ao javali. Sofreu acidente na A4.


Um homem, de 41 anos, morreu ontem depois de se ter despistado de carro, capotado e embatido nos rails da A4 em Bragança.

A tragédia aconteceu cerca das 10h30 na zona de Santa Comba de Rossas, quando Luís Fernandes, engenheiro mecânico, seguia num Toyota Avensis para uma montaria ao javali. 

"Quando chegámos ao local, vimos a viatura capotada, que foi parar ao lado de fora da autoestrada, e a médica da VMER já estava a fazer manobras de reanimação, mas sem sucesso. O óbito foi confirmado no local", disse ao CM Manuel Gonçalves, dos Bombeiros de Bragança. 

A vítima trabalhava numa concessionária automóvel em Bragança e morava com a mãe, que ficou em choque quando, por volta da hora de almoço, a GNR lhe deu a notícia. 

"Percebi que alguma coisa grave tinha acontecido, porque a GNR estava à porta do prédio e uma senhora só gritava pelo filho", contou uma vizinha e amiga de Luís Fernandes. "Era uma pessoa muito agradável, sempre bem-disposto e na brincadeira. Ainda me custa a acreditar que esta desgraça tenha acontecido", concluiu a amiga, de lágrimas nos olhos. 

O Destacamento de Trânsito da GNR de Bragança está a investigar o caso.
fonte:cm


Acidente na A4 Provoca Ferimentos


Um acidente ocorrido na A4, na saida para o IP4 junto aos pórticos das Cantarias provocou ferimentos num ocupante de uma viatura 4x4.

Os Bombeiros de Bragança foram alertados pelas 20h20, pelo CODU, para um acidente com um encarcerado na saída da A4 para o IP4. Para o local deslocou-se uma ambulância de socorro e um veiculo de desencarceramento pesado. 

Na chegada das equipas de socorro estas encontraram uma viatura 4x4 despistada contra o separador, que após capotamento ter-se-à envolto nos rails de protecção, da derivação das vias.


No local já não se encontrava a vitima para a qual teriam os Bombeiros sido alertados.



Posteriormente o CODU informou as equipas de socorro que a vitima já havia sido transportada para o Hospital. também mais tarde, os Bombeiros de Bragança ficaram a saber que uma vitima de sexo masculino teria sido deixada à porta da urgência, tendo o condutor de uma viatura ligeira, abandonado a vitima do acidente no parque de estacionamento ao lado da Urgência e tendo-se ausentado do local.



A GNR-BT está a investigar este caso.



Helicóptero do INEM mantém-se em Macedo de Cavaleiros


Ministro da Saúde terá garantido que "a retirada do helicóptero não se coloca de momento".

A Comunidade Intermunicipal (CIM) de Trás-os-Montes anunciou ter obtido o "compromisso" do ministro da Saúde, Paulo Macedo, de que o helicóptero de emergência médica vai manter-se em Macedo de Cavaleiros.

"Para já não sai", afirmou à Lusa o presidente da CIM de Trás-os-Montes, o socialista Américo Pereira, apôs uma reunião com o ministro da Saúde hoje, em Lisboa.

No encontro Paulo Macedo terá assegurado aos autarcas que "a retirada do helicóptero não se coloca de momento", comprometendo-se a "não alterar a situação".

De acordo com a informação divulgada pela CIM de Trás-os-Montes, o ministro adiantou ainda que está "a realizar um estudo, que envolve a Força Aérea e que tem em vista a cobertura da assistência a toda a região Norte, para a construção de uma solução satisfatória".

A permanência do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros centra actualmente as preocupações no Distrito de Bragança, o mais afastado dos hospitais de referência e que teme perder o meio de socorro considerado fundamental para uma assistência rápida e adequada.

Há mais de um ano que o INEM anunciou a intenção de deslocar a aeronave para Vila Real para servir toda a região Norte do país.

A intenção tem sido alvo de manifestações, os presidentes de Câmara do Distrito de Bragança levaram o caso a tribunal e o helicóptero mantêm-se na região, embora sob a ameaça de poder ser deslocalizado a qualquer momento.
fonte:RR

Motociclista morre em choque com Sapadores do Porto

Motociclista morre em choque com Sapadores do Porto

Um choque frontal com um carro dos Sapadores Bombeiros do Porto tirou, este domingo, a vida a Paulo Fernandes, delegado de propaganda médica, casado, de 50 anos de idade. O acidente deu-se pelas 21 horas, no entroncamento da Avenida da Boavista com a Marechal Gomes da Costa, no Porto.

 De acordo com fonte oficial da PSP, os Sapadores do Porto desciam a Avenida da Boavista em direção à Foz, para acorrer a um outro acidente, com uma vítima grave

Paulo Fernandes subia a avenida de regresso a casa. Vivia a poucos quilómetros do local do acidente (no Foco) e tinha aproveitado o bom tempo para pôr a Harley-Davidson a trabalhar, disseram ao JN os primos Henrique Morais e Raul Oliveira.

Os familiares asseguraram ao JN_que Paulo Fernandes tinha muitos anos e quilómetros de experiência, sendo inclusive um participante habitual das concentrações da Harley-Davidson pela Europa fora.

A responsabilidade pelo acidente terá agora de ser apurada pelas autoridades.
fonte:JN

INEM Acionou 1.071.736 Meios de Emergência

Foto:Bombeiros Miranda do Douro
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acionou 1.071.736 meios de socorro em 2013, mais 145.696 acionamentos em relação a 2012. O acionamento destes meios possibilitou dar resposta a mais de 860 mil ocorrências de emergência médica.

É através do Número Europeu de Emergência - 112, que os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), distribuídos por Porto, Coimbra, Lisboa e Faro, recebem as chamadas que posteriormente dão origem ao acionamento dos meios de emergência. Compete aos CODU a coordenação e acionamento dos diversos tipos de ambulância (de socorro/emergência médica, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros de emergência médica.

O acionamento destes meios de emergência é realizado de acordo com os sinais e sintomas que a vítima apresenta no momento da chamada para o CODU. Assim, sempre que do ponto de vista clínico se justificar, o INEM envia os meios de emergência necessários para a resolução de situações que indiquem que a vítima corre perigo de vida. O tipo de meio a enviar é selecionado de acordo com:

•         a situação clínica das vítimas, identificada por um algoritmo de triagem especifico
•         a proximidade do local da ocorrência
•         a acessibilidade ao local da ocorrência

Do número total de acionamentos, 929.916 correspondem a Ambulâncias de Socorro/Emergência Médica, em que a principal missão consiste em assegurar a rápida deslocação de uma tripulação com formação em técnicas de emergência médica. Estes meios estão a cargo das entidades que prestam socorro no âmbito da emergência pré-hospitalar (INEM, Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa).

As motas do INEM prestam serviço nos principais centros urbanos, permitindo uma rápida deslocação do socorro. Em 2013 foram acionados para 5.648 ocorrências.

As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), distribuídas pelas várias unidades hospitalares do país, foram acionadas para 101.644 situações, enquanto que as ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) contaram com 33.475 acionamentos. As VMER são tripuladas por um Enfermeiro e um Médico e a equipa da SIV é constituída por um Enfermeiro e um TAE. As VMER e ambulâncias SIV são meios de apoio médico diferenciado, com procedimentos de atuação no âmbito do Suporte Avançado de Vida.

À equipa dos helicópteros de emergência médica está atribuída a função de transporte de doentes graves, quer seja entre unidades hospitalares (transporte secundário) ou entre o local da ocorrência e a unidade hospitalar (transporte primário). Estes meios de emergência, cuja equipa é constituída por um Médico e um Enfermeiro, foram acionados para 1.053 ocorrências.

O INEM apela, uma vez mais, à colaboração de todos os cidadãos, aconselhando que em caso de acidente ou doença súbita liguem sempre para o 112 e informem, de forma simples e clara:

•         A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
•         O número de telefone do qual está a ligar;
•         O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
•         O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
•         As queixas principais e as alterações que observa;

UM BOM EXEMPLO: Formação dos Trabalhadores Evita Tragédia Numa Fábrica em Mindelo

Ao início da tarde de ontem, quinta-feira, uma explosão seguida de incêndio numa fábrica de produtos químicos em Mindelo, junto à Estrada Nacional 13, provocou vários danos em máquinas e na cobertura do edifício em que se deu o incidente. A pronta atuação da brigada de incêndio da empresa evitou que o fogo se alastrasse.

Segundo Joaquim Moreira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, o incidente deveu-se a “uma avaria numa máquina que estava em limpeza. Deu-se origem à explosão e depois ao incêndio”, sublinhando que a atuação da brigada de incêndio, grupo de pessoas com preparação para atuar nestas situações, foi crucial. “A equipa de brigada de incêndio da fábrica controlou o incêndio e chamaram-nos para o arrefecimento das máquinas”. Já no local, os bombeiros presenciaram uma segunda deflagração.

Quanto a prejuízos, o comandante não adiantou valores, mas lembrou que dado que se tratam de máquinas, deverá rondar um valor elevado, além dos reparos na cobertura. Joaquim Moreira revelou ainda que a empresa americana sediada em Mindelo (HB Fuller) tem vindo a aumentar o número de funcionários, nunca esquecendo a formação. “A empresa tem feito formação connosco e mesmo os equipamentos que possuem para atuar em situações de emergência são muito bons, possibilitou-nos até ir para o local com menos meios, porque eles tinham lá muita coisa para dar resposta”.
Fonte: maissemanario

Assunção Cristas e Tony Carreira Cortaram Mato Junto a Aldeia na Pampilhosa da Serra

Tomada de Posse de 2º Comandante e Adjunto de Comando

A passada sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, pelas 17 horas, decorreu no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa, a tomada de posse do 2º Comandante e Adjunto de Comando.

Rafael Almeida e Ricardo Carvalho, ambos Bombeiros há mais de 20 anos, ambos subchefes desde 2008, são os novos elementos de comando dos Bombeiros da cidade, fazendo equipa com Ildefonso Costa, Comandante da unidade desde meados de 2012. 

Desde o início de funções deste Corpo de Bombeiros, já com 80 anos de existência, que o quadro de Comando não estava completo, situação que apesar de nunca ter fragilizado a operacionalidade, minimizava o desempenho de equipa e sobrecarregava o principal responsável com a supervisão, orientação e decisão operacional.

Às entidades convidadas, bem como aos Órgãos Sociais dos Bombeiros, Direcção, Comando e Bombeiros presentes, os recém-empossados vem desta forma agradecer as palavras de carinho, coragem e os elogios públicos que foram alvos, proferidas nos discursos da praxe pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, Eng. Gustavo Duarte, pelo Exmo. Sr. Presidente da Direcção da Associação Humanitária, António Lourenço, Exmo. Sr. Comandante Operacional Distrital, António Fonseca e Exmo. Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros, bem como todas as manifestações de felicitações que se seguiram á cerimonia por parte de amigos, familiares e camaradas. 
Fonte: http://bombeirosdefozcoa.blogspot.pt/   
  

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Concessão a título póstumo, aos bombeiros António Ferreira e Daniel Falcão dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, da medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.

Nos despachos pode ler-se o seguinte:

Despacho n.º 2951/2014

O bombeiro de 1.ª classe, António Nuno Joaquim Ferreira, dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, norteou a sua conduta, em prol do ideal de serviço à comunidade, com espírito voluntarioso, competente e afável, tendo granjeado, desde sempre, a simpatia, amizade e respeito dos seus camaradas e também da população que, pela sua função de operador na central de comunicações, o conhecia e respeitava.

O seu inesperado falecimento, ocorrido no dia 04 de agosto de 2013, decorrente do acidente que se verificou, aquando do combate a um incêndio florestal, no lugar de Cicouro, freguesia de Cicouro, Concelho de Miranda do Douro, privou a sociedade portuguesa de um cidadão dotado de elevadas qualidades pessoais, que soube sempre nortear a sua ação na proteção das pessoas, do património e do ambiente de forma notavelmente solidária, devotando muito do seu tempo e, por fim, a própria vida para os proteger e socorrer.

Ao longo dos seus 18 anos de serviço soube cumprir as missões que lhe foram confiadas, com grande abnegação, invulgar apego e dedicação, nunca descurando os seus deveres, tendo -se distinguindo pela competência e profissionalismo, prestando dessa forma serviços muito meritórios ao País.

Assim, Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 3.º, e no n.º 1 do artigo 4.º, todos do Regulamento de concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, anexo I à Portaria n.º 980 -A/2006 (2.ª série), de 14 de junho, concedo, a título póstumo, ao bombeiro António Nuno Joaquim Ferreira, dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.

13 de fevereiro de 2014. — O Ministro da Administração Interna,
Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.
207622087

Despacho n.º 2953/2014

O bombeiro de 2.ª classe, Daniel Alexandre Preto Falcão, dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, norteou a sua conduta, em prol do ideal de serviço à comunidade, com espírito voluntarioso, competente e afável, tendo granjeado, desde sempre, a simpatia, amizade e respeito dos seus camaradas e também da população que, pela sua função de bombeiro da equipa de intervenção permanente, o conhecia e respeitava. 

O seu inesperado falecimento, ocorrido no dia 06 de setembro de 2013, decorrente do acidente que se verificou, aquando do combate a um incêndio florestal, no lugar de Cicouro, freguesia de Cicouro, Concelho de Miranda do Douro, privou a sociedade portuguesa de um cidadão dotado de elevadas qualidades pessoais, que soube sempre nortear a sua ação na proteção das pessoas, do património e do ambiente de forma notavelmente solidária, devotando muito do seu tempo e, por fim, a própria vida para os proteger e socorrer.

Ao longo dos seus 5 anos de serviço soube cumprir as missões que lhe foram confiadas, com grande abnegação, invulgar apego e dedicação, nunca descurando os seus deveres, tendo -se distinguindo pela competência e profissionalismo, prestando dessa forma serviços muito meritórios ao País. 

Assim, Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 3.º, e no n.º 1 do artigo 4.º, todos do Regulamento de concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, anexo I à Portaria n.º 980 -A/2006 (2.ª série), de 14 de junho, concedo, a título póstumo, ao bombeiro Daniel Alexandre Preto Falcão, dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.

13 de fevereiro de 2014. — O Ministro da Administração Interna,
Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.
207622849

Acidente Com 4 Vitimas em Castro de Avelãs


Um acidente ocorrido no dia de ontem, 20 de fevereiro, pelas 09h30, junto à ponte de Areães, freguesia do Castro de Avelãs, em Bragança provocou 4 feridos ligeiros.

O acidente ocorreu quando duas viaturas chocaram frontalmente à entrada da ponte de um via. 

Para o local os Bombeiros enviaram, a pedido do CODU, 4 ambulâncias e uma viatura de desencarceramento. Felizmente, o como o embate não foi violento, as vitimas saíram das viaturas pelos seus próprios meios, apresentando pequenas escoriações e ligeiros cortes. 

As vitimas foram transportadas para a urgência da ULSNE de Bragança.


Também o CODU ativou a VMER de Bragança para o local e a GNR de Bragança. No total estiveram envolvidos neste ocorrência 11 operacionais dos Bombeiros e 7 viaturas de Bombeiros, INEM e GNR.

V SEMANA DA PROTEÇÃO CIVIL EM FEVEREIRO ALFÂNDEGA DA FÉ

thumbnail_3rika
A Câmara Municipal de Alfândega da Fé organiza, pelo quinto ano consecutivo, a Semana da Proteção Civil. A iniciativa decorre entre os dias 25 e 28 de fevereiro e alia a sensibilização a uma componente de formação.

Esta semana tem como principal objetivo divulgar a atividade da Proteção Civil, dando a conhecer, através de uma série de atividades, os meios e recursos que existem no concelho. É assim, uma forma de promover a importância deste serviço e de contribuir para a consolidação de uma cultura de segurança. Para tal vão decorrer diversas atividades em vários pontos do concelho. Do programa fazem parte ações de formação, jogos e sessões de sensibilização sobre incêndios florestais e a sua prevenção.

Na V Semana da Proteção Civil recorre-se também à arte como forma de sensibilizar e alertar para as problemáticas relacionadas com esta área. Daí que uma das partes da fachada do Quartel dos Bombeiros Voluntários vá servir de “tela” para a instalação de uma obra de arte urbana. Dia 27 de fevereiro – 15h- tem lugar marcado a inauguração deste grafite da Proteção Civil, a maneira encontrada de despertar consciências para questões relacionadas com segurança e prevenção.

Sete bombeiros distinguidos pelo Governo a título póstumo

Sete bombeiros distinguidos pelo Governo a título póstumoSete bombeiros foram distinguidos, a título póstumo, com a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul, segundo os despachos do ministro da Administração Interna publicados em "Diário da República", esta sexta-feira.

Na lista de distinções está Fernando Manuel Sousa Reis, António Nuno Joaquim Ferreira, Cátia Pereira Dias, Daniel Alexandre Preto Falcão, Pedro Miguel Jesus Rodrigues, Bernardo Albuquerque de Vasconcelos Figueiredo e Ana Rita Abreu Pereira, que morreram no combate a incêndios no verão do ano passado.

Os despachos frisam como os bombeiros nortearam a sua "conduta, em prol do ideal de serviço à comunidade, com espírito voluntarioso, competente e afável, tendo granjeado, desde sempre, a simpatia, a amizade e respeito dos seus camaradas e também do público que, pela sua função no corpo de bombeiros", os "conhecia e respeitava".

Fernando Reis era bombeiro voluntário em Valença e morreu a 5 de setembro, no combate a um fogo no lugar de Melim, enquanto António Ferreira e Daniel Falcão eram bombeiros de Mirando do Corvo e faleceram no lugar de Cicouro.

Cátia Dias morreu a 29 de agosto ao serviço da corporação de Carregal do Sal, na Serra do Caramulo.

Dos Bombeiros Voluntários do Estoril foi distinguido Bernardo Figueiredo, que morreu a 28 de agosto num acidente ocorrido com um grupo de reforço do distrito de Lisboa, a 22 de agosto, durante as operações de combate a um fogo no concelho de Tondela, onde também morreu Ana Rita Pereira, dos bombeiros de Alcabideche.

Pedro Miguel Rodrigues era bombeiro voluntário na Covilhã e morreu a 15 de agosto de 2013 no combate ao fogo no lugar de Coutada.

Os despachos do ministro Miguel Macedo referem, ainda, que estas mortes privaram a "sociedade portuguesa" de cidadãos dotados de "elevadas qualidades pessoais", que sempre souberam "conduzir a sua ação na proteção das pessoas, do património e do ambiente de forma notavelmente solidária, devotando muito do seu tempo e, por fim, a própria vida para os proteger e socorrer".

Ao longo dos anos de serviço, estes bombeiros souberam "cumprir as missões que lhes foram confiadas, com grande abnegação, invulgar apego e dedicação, nunca descurando os seus deveres, tendo-se distinguido pela competência e profissionalismo, prestando dessa forma serviços muito meritórios para o país".
fonte:JN

João Paulo Teixeira, nomeado para subdirector do Observatório de Proteção Civil & Safety

João Paulo - JPO cronista do portal bombeiros.pt, João Paulo Teixeira foi nomeado em 20 de Fevereiro subdirector do Observatório de Proteção Civil & Safety, para as áreas da Comunicação e Relações Exteriores.

Recorde-se que o Observatório de Proteção Civil & Safety que tem como director o anterior comandante nacional da Protecção Civil, Gil Martins, é uma entidade aberta à sociedade civil, técnica e cientificamente autónomo, sem fins lucrativos, preocupada com assuntos da proteção civil e safety nas suas várias vertentes, sobretudo dirigidos para a proteção da vida, do património e do ambiente, foi criado pela Universitas, Cooperativa de Ensino Superior e Investigação Cientifica Instituidora do Instituto Superior de Educação e Ciências, em Lisboa.

João Paulo Teixeira, foi editor do jornal Bombeiros de Portugal, criou os gabinetes de comunicação da Inspecção Superior de Bombeiros e do Serviço Nacional de Bombeiros; é o autor da primeira tese académica, em Portugal, sobre Bombeiros e a Comunicação Social; é formador na área da comunicação e foi 2.º comandante de um corpo de bombeiros.
FONTE: Bombeiros.pt

Passar muito tempo sentado aumenta risco de incapacidade em idosos

Por cada hora que uma pessoa com mais de 60 anos passa sentada aumenta em 50 por cento o risco de ficar incapacitada para tarefas simples como comer ou vestir-se, revela um estudo norte-americano.

O estudo, publicado pela revista norte-americana Physical Activity and Health e realizado por investigadores da Universidade Northwesten de Chicago, é o primeiro que mostra que o comportamento sedentário representa um fator de risco de incapacidade autónomo da falta de exercício físico.

"Esta é a primeira vez que conseguimos demonstrar que o comportamento sedentário se relaciona com a incapacidade, independente da quantidade de exercício moderado praticadas", disse Dorothy Dunlop, professora da faculdade de Medicina da universidade de Northwestern e principal autora da investigação.

Nos Estados Unidos, mais de 56 milhões de pessoas sofrem de incapacidade, caracterizada por limitações para realizar atividades básicas como comer, vestir-se ou tomar banho, ir para a cama, levantar-se e caminhar em casa.

Os norte-americanos com mais de 60 anos são sedentários cerca de dois terços do seu tempo, ou seja cerca de nove horas por dia.

"Os adultos idosos precisam de reduzir o tempo que passam sentados em frente à televisão ou ao computador, seja qual for a sua participação numa atividade física vigorosa ou moderada", reforçou Dunlop.

O estudo analisou uma amostra de 2.286 adultos com mais de 60 anos.
Diário Digital com Lusa

FIRESHELTER52

Orlando Matos toma posse como comandante da Cruz Branca


O novo comandante dos Bombeiros de Salvação Pública e Cruz Branca, Orlando Matos, vai tomar posse no próximo dia 22 de Fevereiro, numa cerimónia que terá lugar no Quartel Comandante Moraes Serrão, nas Flores, em Vila Real, a partir das 21 horas.

A cerimónia contará com a presença de diversas entidades.
Fonte:NoticiasdeVilaReal

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Protecção Civil acredita que população “dá ouvidos” aos avisos

Comandante Nacional de Operações diz que as pessoas estão mais atentas e respeitam voluntariamente os conselhos. Já o advogado Luis Fábrica sublinha a necessidade de repensar a forma de tratar esses casos para sancionar quem se coloca em risco.

O Comandante Nacional de Operações acredita que a grande maioria das pessoas dá ouvidos aos conselhos da Protecção Civil e que nesta última semana, foi esse respeito pelos alertas que evitou males maiores. Em declarações ao programa “Em Nome da Lei”, o Comandante José Manuel Moura esclarece que nos casos mais recentes, derby lisboeta incluído, ninguém estava obrigado a nada. 

“Estamos em crer, depois da avaliação que fizemos ‘à posteriori’, que esta decisão também concorreu para hoje estejamos aqui a registar uma vítima grave e quatro ou cinco vítimas ligeiras, estou convencido que também concorreu este acolhimento por parte da população”, sublinha José Manuel Moura. 

“Sendo certo que foi um aconselhamento e não foi mais do que isso”, diz. “Houve pessoas que entenderam sair de carro, outras foram para a praia. Não tínhamos autoridade para proibir ninguém, não estávamos em estado de sítio. Foi um aconselhamento”, recorda. 

Seja como for, em altura de alertas da Protecção Civil, há portugueses que se colocam em situação de risco. Para o advogado Luis Fábrica é preciso repensar a forma de tratar esses casos para sancionar os infractores. 

“Numa situação dessas se calhar deveríamos pensar se não deveríamos ser mais incisivos na actuação, porque a liberdade de uns termina quando começar a causar prejuízos para os outros”, argumenta Luís Fábrica. 

O advogado e professor da Universidade Católica sublinha que o facto de “uma pessoa que se colocar em situação de risco vai potencialmente causar situações de risco às pessoas que vão tentar salvá-la”. Gasta-se dinheiro e utilizam-se “meios que deviam ser utilizados de outra maneira. Portanto, se o civismo não chega, há que recorrer a outros métodos que expliquem às pessoas que a sua liberdade ali não existe”. 

Até onde vai a autoridade da Protecção Civil é o tema do debate para ouvir no programa “Em Nome da Lei”, que é transmitido a partir das 12h00, na Renascença. A condução do debate desta edição é feita pelo jornalista Celso Paiva.
fonte:RR

Bombeiros Voluntários de mangas arregaçadas pela dinâmica e inovação

Transformar o antigo quartel num Centro Cultural e Recreativo dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros. Esta é a pretensão da atual direção da Associação Humanitária. Com objetivo de dar uso e reavivar as antigas instalações da corporação, António Batista revela que está nos seus planos e atividades para este ano transformar o salão do quartel velho num espaço de cultura e lazer.

“Temos que dinamizar o quartel velho. Está nas nossas perspetivas fazer um Centro Cultural e Recreativo dos Bombeiros Voluntários, pois quando digo que queremos ser os melhores do distrito, eu não falo de cor. Porque a união que existe entre nós temos que pensar em coisas mais ambiciosas”, sustenta o dirigente.

Com um orçamento, para este novo ano, que ronda os 720 mil euros, como linhas mestras estão outros investimentos fulcrais para uma realização eficaz da missão dos soldados da paz. Entre os propósitos estão duas ambulâncias e uma grua de socorro em caso de incêndios urbanos acima do 3º piso. Esta última está já se encontra nas instalações dos Bombeiros Voluntários e foi fruto de uma doação de um cidadão emigrante.

“Além dos investimentos que já fizemos também recebemos um carro com uma escada para os incêndios urbanos. Um abraço muito grande ao emigrante que nos ofereceu este veículo. Precisávamos muito desse carro”, afiança, António Batista. O presidente dos Bombeiros Voluntários, António Batista avança que relançar a fanfarra é outra das ambições para este ano.


“Tínhamos aqui uma fanfarra que era única e agora queremos relança-la. Com crianças, uma coisa mais moderna, vestidos a rigor. Eu vi isso no Peso da Régua e gostei muito e quero basear-me nessa”, refere.

Focada em capacitar o corpo ativo de todos os meios necessários para a realização da sua missão, a direção da Associação Humanitária tem 720 mil euros para gerir em prol das ações dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE

1ªs Jornadas Florestais UTAD

A Associação de Estudantes de Engenharia Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está a organizar as I Jornadas Florestais intituladas de A Floresta e a Atualidade: A Problemática dos Fogos Florestais.

Este evento será realizados nos dias 27 e 28 de Fevereiro no auditório de Ciências Florestais na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real.
 fonte:http://aeef-utad.wix.com/aeef-utad#!untitled/c4d4

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

4 AS JORNADAS DE SEGURANÇA AOS INCÊNDIOS URBANOS


No seguimento do sucesso das anteriores edições das jornadas de segurança aos incêndios urbanos, realizadas na Universidade de Coimbra, anuncia-se a realização das 4as jornadas, no Instituto Politécnico de Bragança, nos dias 6 e 7 de novembro de 2014. As 4as Jornadas pretendem divulgar o desenvolvimento do conhecimento nos diversos domínios da segurança ao incêndio, de modo a constituir um fórum de debate alargado entre engenheiros, arquitetos, professores, investigadores, técnicos, licenciadores e demais entidades do sistema de proteção civil.

Os temas destas jornadas são: 
Regulamentação, normalização e certificação em segurança contra incêndios; 
Segurança contra incêndio em edifícios industriais e túneis; 
Explosões; 
Equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio;
Análise de risco de incêndio; 
Organização e gestão da segurança contra incêndio; 
Evacuação e comportamento humano em situação de incêndio; 
Química e física do fogo; 
Comportamento das estruturas e dos materiais ao fogo.

Para mais informação consulte a página das jornadas:
http://www.albrasci.com/4jorninc/

Reactivação da Juvebombeiro - nucleo de Vila Nova de Foz Côa

Ao longo do tempo verifica-se uma alteração na relação e postura existente entre os Corpos de Bombeiros e a sociedade, em tom generalista.

Com os olhos postos nas presentes e futuras realidades existentes, nasce assim, a Juvebombeiro uma “estrutura criada no seio da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) para congregar os jovens integrados nos quadros de pessoal, dos corpos de bombeiros voluntários ou mistos de todo o país, exercendo a sua actividade no plano nacional, como estrutura anexa à LBP e sede nas instalações das suas Confederações”.

Esta estrutura carrega como principal missão proporcionar acções de solidariedade e momentos agradáveis fazendo com que exista uma maior aproximação, quer entre Corpos de Bombeiros vizinhos, quer entre os elementos internos do Corpo de Bombeiro e ainda entre Corpo de bombeiros local e a população, todos carecem de um meio de adequação entre eles, partindo de iniciativas oriundas de convívio e boa disposição para que se possam transmitir valores subjacentes ao associativismo e ao voluntariado nos bombeiros.

O início deste ano contou com a reactivação do núcleo da Juvebomberio em Vila Nova de Foz Côa, suportado por um plano de actividades anual, proporcionando uma dinamização do núcleo e um espírito de iniciativa aos aderentes, estes podem ser todos os elementos integrados no Corpo de Bombeiros com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, contando já com 10 elementos inscritos.

A delegada local, Ana Rita Moutinho, Bombeira do quadro activo deste Corpo de Bombeiros, é a principal mentora deste renascer da Juvebombeiro Foz Côa. Dinâmica por natureza e com espírito de líder, é com enorme orgulho e dedicação que tem desenvolvido uma serie de projectos, ambiciosos e de visibilidade significativa, cujo principal objectivo será a agregação dos jovens à causa, o desenvolvimento e tratamento da imagem e marketing dos Bombeiros, a integração e acompanhamento de novos Bombeiros e o incremento das siglas que regem este tipo de instituições: Humanitarismo e Voluntariado. 

À Delegada local da Juvebombeiros e todos os seus membros, o Comando e Direção reiteram também desta forma todo o apoio ás iniciativas previstas e em desenvolvimento, desejando-lhes felicidades e sucessos nas suas "missões" que em muito engrandecem este Corpo de Bombeiros.   
fonte:http://bombeirosdefozcoa.blogspot.pt/2014/02/reactivacao-do-juvebombeiro-nucelo-de.html?spref=fb

Previsões de chuva forte, vento e frio até ao meio-dia de domingo

Quinze distritos do continente estão sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve.

O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Manuel João Lopes, explicou que, devido à aproximação de uma frente fria ao continente português, foram emitidos avisos laranja para toda a costa, por causa da previsão de agitação marítima, e amarelo para o interior, por causa do vento forte, chuva e queda de neve.

"Devido à aproximação de uma frente fria no continente, estamos a prever para hoje, para as regiões do norte e centro, períodos de chuva, que poderão ser fortes a partir da tarde, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego, que passarão gradualmente a regime de aguaceiros e que poderão ser fortes de granizo e acompanhados de trovoadas", disse.

De acordo com Manuel João Lopes, está também prevista a queda de neve a partir do final da tarde nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, e vento fraco a moderado de sudoeste, soprando a partir do início da manhã e até ao final da tarde forte, com rajadas entre 70/90 km/h no litoral.

Nas terras altas, prevê-se vento forte a muito forte, de sudoeste, com rajadas entre 90/110 km/h, tornando-se moderado para o final do dia, e neblina ou nevoeiro matinal.

"Para amanhã [sábado] prevêem-se período de céu muito nublado, aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo de intensidade e frequência a partir do final da tarde", disse.

Está também prevista queda de neve acima de 800/1000 metros, descendo gradualmente a cota para 600/800 metros, vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no litoral e nas terras altas e descida de temperatura, em especial da mínima.

O IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O aviso laranja, que implica situação meteorológica de risco moderado a elevado, está em vigor desde as 3 horas da madrugada desta sexta-feira até às 12 horas de domingo, por causa da previsão de ondas de sudoeste, com 5 a 7 metros passando gradualmente a ondas de noroeste.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, por causa do vento forte, com rajadas que podem chegar aos 110 quilómetros/hora (entre as 3 e as 21 horas desta sexta-feira), e da neve (entre as 21 horas e as 18 horas de sábado).

Há também aviso amarelo para a previsão de chuva entre as 12 e as 21 horas desta sexta-feira para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro.

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora entre as 6 e as 21 horas de sábado.

Nos Açores, os grupos Central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico) e Ocidental (Flores e Corvo) estiveram quinta-feira sob aviso vermelho por causa da agitação marítima e do vento forte até às 6 horas desta sexta-feira, mas a situação já foi ultrapassada, encontrando-se todo o arquipélago a verde (sem previsão de situações meteorológicas de risco).
fonte:JN

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CEIF-ADAI: "Cartografía global de áreas quemadas a partir de satelites de observación de la tierra"

No próximo dia 25 de Fevereiro pelas 10h30 irá ter lugar uma palestra na Sala 3.5 do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a palestra, organizada pela ADAI, intitula-se:

"Cartografía global de áreas quemadas a partir de satelites de observación de la tierra" 

e será proferida pelo Prof. Emilio Chuvieco do Departamento de Geología, Geografía y Medio Ambiente da Universidad de Alcalá (Alcalá de Henares, Madrid, Espanha)

A participação é gratuita e pode ser feita presencialmente ou via internet. Caso pretenda assistir online por favor registe-se em  http://www.anymeeting.com/PIID=EA53DF8486463B 

NOTA:
Esta será uma transmissão experimental e cuja qualidade depende de factores que a ADAI não pode controlar, como a velocidade da internet na altura do evento (quer do lado da emissão quer do lado da recepção). O áudio será capturado pelo microfone do portátil, pelo que a sua qualidade poderá também ser variável.
Obrigado pela compreensão.

Falta de Pessoal Pára Urgências do 112

Os médicos destacados para as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) estão ocupados a fazer cirurgias e falharam escalas de 24 horas, avança hoje o “Correio da Manhã”.

AS 42 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) estiveram paradas, em média, 15 dias em 2013, uma redução comparativamente com o ano anterior, 18 dias. A falta de médicos para preencher as escalas de serviço 24 horas por dia é o principal problema para a inoperacionalidade das viaturas médicas. O socorro às populações fica comprometido.

Segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a taxa média de inoperacionalidade das VMER em 2013 foi de 4,1%, sendo que 3,8% se deveu à falta de médicos.


A gestão das equipas das VMER cabe aos hospitais onde as viaturas estão sediadas e, segundo fontes ouvidas pelo “Correio da Manhã”, os “buracos” nas escalas de serviço ocorrem, na maior parte das vezes, durante as manhãs porque os médicos “estão a fazer serviço hospitalar, como cirurgias, apesar de estarem escalados para as VMER”.
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/

Ainda Há Portugueses que Julgam que o Número de Emergência é o 115

5% dos portugueses não sabe que para chamar uma ambulância basta ligar o 112.

Um estudo sobre o enfarte em Portugal concluiu que há portugueses que desconhecem o número de emergência médica e que alguns ainda julgam que é o 115.

Dos mil portugueses inquiridos, no âmbito de um estudo do Stent For Life, 5% (50) desconheciam que o número de telefone a ligar para chamar uma ambulância é o 112.

À pergunta “qual o número para chamar a ambulância em Portugal”, 3% (30) responderam que não sabiam, 1% (10) respondeu que era o 115 e 1% (10) respondeu que era o 118 (número das informações).

A estes 5% que, “de forma espontânea não indicaram corretamente o número de telefone” de emergência médica, foi perguntado posteriormente: “Dos seguintes números – 115, 112 ou 911 –, qual o número correto para chamar a ambulância em Portugal?”.

Aqui, 66% responderam que era o 112, mas 10% afirmaram ser o 115 e 7% disseram que era o 911 (número de emergência nos Estados Unidos), enquanto que 17% admitiram que não sabiam.

O estudo, hoje apresentado em Lisboa, foi realizado por dois investigadores do ISCTE e é uma iniciativa do Stent For Life, um projeto europeu lançado pela European Association of percutaneous Cardiovascular Interventions e pelo EuroPCR, presente em dez países, sendo apoiado em Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).

O estudo pretendia aferir o conhecimento dos portugueses face ao enfarte agudo do miocárdio e aos seus sintomas, e perceber de que forma reagiriam perante um episódio de ataque cardíaco.

Fonte: Lusa | http://saude.sapo.pt/

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Bombeiros de Bragança Adquirem Monitor Para Combate a Incêndios


Os Bombeiros de Bragança adquiriram, no principio do ano, um monitor de projecção de água.

Este equipamento vem reforçar a capacidade de intervenção no combate a incêndios, permitindo assim uma maior capacidade de projecção de água no combate aos incêndios urbanos e industriais. O incidente na fábrica do Cachão e a malha industrial da nossa região, exigiu um reequipamento adequado deste Corpo de Bombeiros, para poder responder da melhor forma a este tipo de incidentes e com melhor equipamento.

A aquisição deste "canhão de água" permite lançar grandes caudais de água sobre as chamas, de 1000 até 3000 litros por minuto, é orientado manualmente e é usado sempre que existam grandes quantidades de energia libertada pelas chamas. Sendo um equipamento portátil, pode ser colocado em qualquer espaço, desde que adequado. Pode ser utilizado para projectar água ou espuma.


Além deste produto, já os Bombeiros de Bragança possuem um monitor amovível para auto-escada, que é colocado no cesto da auto-escada, e dois veículos com canhão fixo sobre o tanque, num VFCI e num VECI.



Descida das águas permite reabertura de estrada em Torre de Moncorvo

Mau tempo em Portugal (Lusa)
Estrada Municipal 623 junto à aldeia da Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, foi reaberta esta terça-feira, na sequência da descida do nível das águas do rio, disse fonte do CDOS de Bragança.


A estrada foi encerrada na noite de sábado devido à elevação do caudal do rio Sabor, disse à Lusa, na segunda-feira, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Bragança, Joel Neto.

O rio Sabor tinha galgado margens numa zona em que se junta ao rio Douro, o que obrigou à interrupção da circulação automóvel, levando os condutores a efetuarem um desvio pela Ponte da Portela, situada a alguns quilómetros da localidade afetada.

Segundo a Proteção Civil, não houve povoações isoladas, uma vez que estiveram em funcionamento vias alternativas, através do cruzamento da Portela.
fonte:TVI24

ULS fez simulacro para certificar heliporto


A queda e subsequente incêndio do helicóptero do INEM provocou dois feridos e obrigou à intervenção dos bombeiros no heliporto do hospital de Bragança. Este foi o cenário de um simulacro realizado esta manhã e que serviu para testar a resposta dos meios de segurança a um problema com o meio aéreo.

“O licenciamento do heliporto obriga a este teste de meios de dois em dois anos”, explicou António Marçôa, o presidente do conselho de administração da ULS Nordeste.

Os bombeiros de Bragança fizeram deslocar ao local 17 homens e quatro viaturas, incluindo duas ambulâncias. “Obviamente que numa situação real demoraríamos um pouco mais mas, mesmo assim, a resposta foi muito positiva”, frisou José Fernandes, o comandante dos bombeiros de Bragança.

A tripulação é composta por quatro elementos e deste incidente resultaram duas vítimas poli traumatizadas com diversas queimaduras (médico e enfermeiro), duas vítimas ligeiras, com queimaduras nos membros e face que se conseguem deslocar pelos próprios meios (Piloto e Co-Piloto).

O objetivo, de acordo com a ULS, era “testar a capacidade de intervenção e reação dos meios operacionais, determinando a orientação estratégica de intervenção dos meios adequados para o socorro (Pré-Hospitalar e Combate a Incêndios em aeronaves) conforme normas e regras superiormente estabelecidas pelo I.N.A.C.”.
fonteMensageiro