PREVISÃO PRIMAVERA 2012
Bem com a chegada da Primavera climática a 01 de Março, coloco a minha previsão para a referida estação do ano.
Este ano 2012, espero uma Primavera com grande variabilidade nas condições atmosféricas comparando os meses da estação entre si. Está-se a gora a descobrir um comportamento anormal da Corrente de Jacto, em que os USA praticamente não tiveram Inverno.
Por esta razão a confiança para esta previsão sazonal está um pouco volátil e certamente pela 1ªvez sofrerá actualizações mensais.
Assim, poderá ser uma Primavera Amena e Antagónica, i.e., com muitos altos e baixos repartida pelos meses de Março e Abril, embora o Maio possa Salvar a situação de Seca extrema, embora no último mês de Primavera Climática caso a instabilidade se confirme e, tendo em conta a altura do ano em que se farão sentir poderá potenciar assim um ano agrícola menos mau, em especial para a fruta e culturas de sequeiro. Todavia, mais uma vez as regiões a Sul da Ibéria, incluindo as Ilhas, isto não só para Portugal, poderão registar Precipitação abaixo da média.
No geral também serão muitos, os dias de vento, sol e nebulosidade, embora com uma instabilidade à “espreita e camuflada” nos dois primeiros meses, podendo marcar a sua presença diária no Mês de Maio.
De assinalar, as potenciais inundações devido ao degelo no Leste e Sudeste Europeu, devido a recordes de acumulações de Neve registados durante o Inverno passado.
Março 2012
Neste mês, espero uma Precipitação Abaixo da Média e uma Temperatura Acima da Média.
Prevejo uma 1ª quinzena mais instável (se assim poderei chamar) mas talvez surpreendendo, à medida que o chegamos ao meio do mês.
Depois, o Anticiclone poderá impor-se em cima da Ibéria, mas nada de garantido, porque a variabilidade atmosférica neste mês será rainha á semelhança do ano passado. Contudo, a instabilidade de Março e sem um Anticiclone potente, poderá levar a flutuações da corrente de Jacto, ao nível da latitude, à medida que atravessa o Atlântico mais para o meio do mês, diminuindo um pouco a instabilidade, com a alteração para um padrão anticiclónico o que não serão boas notícias a concretizar-se a previsão.
Abril 2012
Neste mês, prevejo mês mais animado (Instável nesta 2ª década do novo milénio em relação aos dois anos anteriores, i.e. melhor que o de 2011), com Precipitações Perto da Média, assim como as Temperaturas, mais por consequência de um domínio das Baixas pressões, que somente num ou outro caso poderão permitir pequenos fluxos de Noroeste (2ª quinzena), embora com muito um Anticiclone por perto e responsável por um Vento de Norte e dias sem precipitação, principalmente no início e fim do mês.
Maio 2012
Neste mês existem grandes probabilidades da Precipitação ficar Acima da Média e com Temperaturas também próximas da Média, salvo para o meio do mês onde espero instabilidade fluxo Zonal, afectando as temperaturas de uma forma negativa e precipitações intensas.
Para a 2ª quinzena, fortes possibilidades de uma prevalência com influência de uma crista anticiclónica que se poderá prolongar até fim do mês, embora considere que, uma ou outra flutuação da mesma poderá criar condições propícias à formação de trovoadas devido entrada de fluxos de Sul.
Resumindo, uma Primavera que no contexto geral será Amena e Turbulenta, embora Inicialmente Seca, com a excepção de uma semana ou outra de Março e de Abril e grande parte do mês de Maio, alturas onde espero instabilidade.
Existem ainda grandes probabilidades de uma elevado número de dias com Nevoeiros, e poderá ser marcado por uma precipitação ligeiramente abaixo da média e temperaturas na média ou ligeiramente acima da mesma, excepto em Março, meados Abril e início de Maio onde poderão situar-se perto da média.
Nota: Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, além de outros dados.
Melhores cumprimentos,
Nota: Parâmetros Previsões Sazonais
Temperatura
Muito Acima da Média - Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja superior em 2Cº da media 1971-2000.
Acima da Média – Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja superior em 1Cº a 2Cº da media 1971-2000.
Perto da Média – Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja compreendida entre 1ºC Acima ou 1ºC Abaixo à media 1971-2000.
Abaixo da Média – Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja inferior em 1Cº a 2Cº à media 1971-2000.
Muito Abaixo da Média - Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja inferior em 2Cº à media 1971-2000.
Precipitação
Muito Acima da Média – Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja +50% em relação à media.
Acima da Média - Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja +25% a +50% em relação à media.
Perto da Média - Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja entre -25% a +25% em relação à media.
Abaixo da Média – Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja entre -25% a -50% em relação à media.
Muito Abaixo da Média - Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja inferior -50% em relação à media.
Porto, 28 de Fevereiro de 2012
Melhores cumprimentos,
Autor e Copyright
Mário Marques
Sem comentários:
Enviar um comentário