quinta-feira, 15 de março de 2012

Especialista aconselha limpeza do mato em torno das casas

Em tempo de seca, o especialista em fogos florestais, Domingos xavier Viegas, aconselha as pessoas a limpar o mato em redor das casas para evitar o risco de incêndios.

Com a seca extrema a ganhar terreno, o verão e os fogos podem ser, este ano, uma ligação explosiva.

Domingos Xavier Viegas, um dos maiores especialistas portugueses em incêndios e líder do Laboratório da Universidade de Coimbra que estuda o comportamento dos fogos, afirmou não ter memória de um período de seca como o que se vive atualmente em Portugal.

Por isso, o responsável disse recear que o verão possa ser o pior dos últimos dez a doze anos.

O especialista em fogos florestais confessou preocupação com a situação de seca, mas mostrou a esperança de que ainda chova antes do verão.

No entanto, caso não chova, Xavier Viegas faz algumas recomendações para diminuir os riscos de incêndios florestais. Entre elas está a necessidade de limpar o mato em volta das casas, bem como evitar o fogo: COMO PROTEGER A SUA CASA DE INCÊNDIOS FLORESTAIS:

1. Conserve uma faixa pavimentada em redor da habitação (de 1 a 2 metros).

2. Mantenha as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providencie para que as copas se encontrem distantes umas das outras pelo menos 4 metros.

3. Certifique-se de que as árvores e arbustos se encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se projectam sobre a cobertura.

4. Conserve o terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação [por exemplo, para proteger os seus bens e criar uma área de segurança para a actuação dos bombeiros], segundo as orientações do anexo ao Decreto-Lei n.º 124/2006.

5. Mantenha os sobrantes de exploração agrícola ou florestal (estrumeiras, mato para cama de animais, etc) fora da faixa de 50 metros em redor da habitação.

6. Mantenha as botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas longe da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimentos isolados.

7. Guarde as pilhas de lenha afastadas da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimento isolado.

8. Mantenha uma faixa de 10 metros limpa de matos de cada lado do caminho de acesso à sua habitação.

9. Mantenha a cobertura e as caleiras da habitação completamente limpas de carumas, folhas ou ramos, que podem facilitar o surgimento de focos de incêndio.

10. Coloque uma rede de retenção de faúlhas nas chaminés da habitação e não deixe frestas abertas por onde possam entrar faúlhas para o seu interior.
SIGA ESTAS REGRAS DE SEGURANÇA - EM CASO DE INCÊNDIO LIGUE 112

Sem comentários: