A Protecção Civil emitiu esta sexta-feira um alerta devido ao perigo ocorrência de incêndios florestais acima da média este fim-de-semana.
De acordo com o comunicado enviado às redacções, “segundo as últimas informações do instituto de Meteorologia, prevê-se para os próximos dias tempo quente e seco, com vento soprando de quadrante leste, sendo que nas Terras Altas este poderá soprar moderado a forte. Os índices de perigosidade de incêndio florestal tenderão a atingir valores superiores ao que é normal para esta altura do ano, nomeadamente nas Regiões Norte e Centro, sendo expectável que nos próximos dias o número de ocorrências relacionadas tenha tendência para aumentar.
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos: Tempo quente e seco com a permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais.
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível elevado, não é permitido a realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos; Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos; Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem; A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições acima expressas e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do Instituto de Meteorologia, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
Face à presente previsão/situação, a ANPC determinou o Estado de Alerta Especial (EAE), no Nível AZUL, do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (DECIF) para todos os distritos, entre as 08h00 de 09MAR12 e as 20H00 de 20MAR12. O accionamento do EAE no nível azul pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de acções preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão.
Escrito por Brigantia (CIR)
1 comentário:
que dispositivo?!?
Enviar um comentário