Quando se diz que se está comprometido, isso significa duas coisas, explicam os autores: que “se está em um relacionamento e deseja que ele continue’ ou “que se está fazendo sacrifícios para que esse relacionamento dure”.
O primeiro significado – explica a equipe liderada por Benjamin Karney, da Universiade da Califórnia, nos EUA – pode ser indicativo do risco do divórcio. Afinal, um alto o nível de comprometimento não quer dizer que serão menores os problemas dentro do casamento. E comprometimento, neste caso, leva a sacrifícios.
“É fácil querer que o relacionamento dure quando ele está muito bem. O nível de comprometimento quando se tem que enfrentar um problema como uma criança chorando de fome às duas da manhã precisa ser muito maior”, explica Thomas Bradbury, outro autor da pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology.
Além disso, dizem os pesquisadores, casais que se sacrificam para que o relacionamento dure também são melhores em resolver os problemas dentro do casamento. “Não estamos dizendo que é fácil. Mas fazer um relacionamento durar é, quase sempre, não fazer as coisas somente do seu jeito. Não é ganhar uma batalha, mas fazer o melhor para a vida do casal”, finaliza Karney.
Sem comentários:
Enviar um comentário