terça-feira, 8 de junho de 2010

Bombeiros de Braagança ainda não receberem viatura prometida

Os bombeiros de Bragança estão há um ano à espera de um carro de combate a incêndios.

A viatura foi prometida em Junho de 2009 pelo Governo Civil durante as comemorações do aniversário da Associação Humanitária e estava incluída num pacote de quatro veículos que iriam ser atribuídos a várias corporações do distrito.
Um ano depois, a promessa ainda não foi cumprida.

“Nós estamos a aguardar que chegue um carro de combate de incêndios que o Governo disse que nos iria atribuir no ano passado” refere o presidente da Associação Humanitária, acrescentando que “pelo que sabemos algumas viaturas já não vão ser atribuídas mas a nossa continua em pé”.
Rui Correia espera receber esse carro “ainda este ano, até ao Verão, para podermos estar melhor equipados para o combate a incêndios”.

Segundo o responsável, esta é a necessidade mais urgente que a corporação sente neste momento. “Está a fazer alguma porque os nossos carros já estão antigos, já precisam de muita oficina pois os carros têm de estar sempre a trabalhar por causa das motobombas e nesse aspecto, estamos a precisar”.Este fim-de-semana, nas comemorações do 120º aniversário da associação, o Governador Civil não marcou presença.

Mas a frota dos bombeiros continua a ser renovada, pelo menos no que diz respeito às ambulâncias de transporte de doentes.
Este ano a associação adquiriu mais duas num investimento que rondou os 90 mil euros.
“Nós fazemos entre quatro a cinco mil quilómetros diários, por isso a cada três dias uma ambulância está a entrar na oficina pois têm um desgaste enorme” explica Rui Correia, salientando que “estamos constantemente a precisar de renovar a frota”.

Com o Verão à porta o comandante da corporação de bombeiros de Bragança manifesta-se preocupado com o material combustível que se acumula no mato e na floresta.
José Fernandes aponta vários factores que levam a esta situação. “A nossa agricultura praticamente parou o que leva ao abandono dos campos onde nasce vegetação que vai secar ficando propenso a arder”. Além disso, “há casas que estão completamente abafadas com silvas que quase entram pela janela e isso é perigoso, por isso as pessoas deviam estar atentas e limpar a vegetação à volta das casas”.

A corporação de bombeiros de Bragança conta com 140 elementos no corpo activo.
fonte: Brigantia.

Sem comentários: