quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Desce para nivel 1 o incendio declarado em Castromil (ES)

O incêndio florestal em Castromil baixou o nível de gravidade 1 com a melhoria das condições meteorológicas, enquanto as operações implantadas pela Junta de Castilla y León continua a laborar no local.

Durante toda a manhã, voltaram para as suas casas os 47 moradores desalojados a meio da noite e foram realojados nos órgãos municipais de Hermisende em colaboração com a Cruz Vermelha e a Defesa Civil de Voluntários Benavente.

Este fogo começou na segunda-feira 2 de setembro, na cidade vizinha de Castromil e tem estado ativa ou controlada, por vezes, durante toda esta semana. Nos últimos dias, houve vários incêndios intencionais que acontecem nesta área do concelho Sanabrês e agora, há mais ocorrências de incêndios na área, tanto na Galiza como em Portugal.

O delegado territorial da Junta, Alberto Castro, declarou hoje pelas 3h19 de quinta-feira 5 de setembro, o Nível 2, conforme estabelecido pelo Plano de Incêndio Florestal, e constituiu o Centro de Coordenação Operacional Integrado na Delegação Territorial Castela e Leão - Zamora, procedendo para evacuar os 47 habitantes que estavam na cidade de San Ciprian de Sanabria - Hermisende, para os órgãos municipais de Hermisende. Também permanece fechado devido ao fogo rodovia provincial ZA-L-2698 San Ciprian Castromil de Hermisende.

Também na cidade de Bragança se sentiram consequências deste incêndio. O forte cheiro a fumo a acumulação deste por toda a zona norte do concelho provocou durante esta noite a impressão de nevoeiro.

No concelho de Vinhais o fogo ainda chegou a entrar em terreno português, mas as equipas de intervenção dos Bombeiros de Vinhais conseguiram segurar as chamas junto da linha de fronteira, minimizando os danos causados. 

Os esforços de combate concentram-se em parar as chamas perto da localidade de San Ciprian de Hermisende, pois há bastante ventos mutável na área. O fogo está a queimar mato. O delegado territorial está em contato permanente com o edil de Hermisende para informar o desenvolvimento do fogo.

No local permanecem meios de comunicação e operacionais:
-3 Técnicos 
-5 agentes ambientais 
-3 Brigadas Terrestres
-4 Brigadas helitransportadas 
-4 caminhões de bombeiros espanhois e outros quatro Português( B.V.Vinhais)
-3 bulldozer 
-Bombeiros da Deputação
-Unidade Militar de Emergência 
-Guarda Civil. 
-Para início da manhã estão preparados meios aéreos, ou seja, 6 helicópteros e 3 aeronaves.

Sem comentários: