segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Bombeiros de Viana Multados pela GNR Durante Combate a um Incêndio

Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo foram multados pela GNR por estacionamento irregular de uma viatura durante um incêndio florestal, mas a direção garantiu, este sábado, que vai impugnar a multa porque o veículo integrava o dispositivo de combate.

O auto em causa, ao qual a agência Lusa teve acesso, reporta-se a uma infração ao código da estrada por uma viatura de transporte de pessoal daquela corporação, por estacionamento num local "onde o trânsito se faz nos dois sentidos, obrigando à utilização de parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito em sentido contrário".

A infração, lê-se no mesmo auto, registou-se pelas 0.02 horas de 14 de setembro, na Estrada Municipal 526, em Nogueira, Viana do Castelo, estando a corporação obrigada ao pagamento de uma multa entre 120 a 600 euros, tendo ainda de identificar o bombeiro que a conduzia na ocasião.

Esta viatura integrava o dispositivo que, no terreno, naquela freguesia, combatia o maior incêndio do ano em Viana do Castelo - que chegou a ameaçar dezenas de habitações e que afetou mais quatro freguesias do concelho.

Contactada pela agência Lusa, fonte do comando da GNR de Viana do Castelo não teceu qualquer comentário sobre o caso, admitindo apenas que, como em qualquer outra situação, o auto "pode ser contestado para a respetiva entidade competente", no caso a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Conforme a requisição da ANPC à qual a Lusa teve acesso, a viatura foi mobilizada para fazer a rendição de três bombeiros, que estavam no teatro de operações há várias horas, na frente de fogo em Nogueira, tendo saído pelas 23.26 horas. Chegou ao local de recolha pelas 23.53 e o regresso ao quartel deu-se pelas 0.23, segundo o mesmo registo.

A corporação afirma que vai avançar para a impugnação desta multa, reiterando que a viatura estava integrada no dispositivo de combate aos incêndios e que os bombeiros precisaram de "fazer uma pausa para descanso" no local, "não sem antes garantirem todas as condições de segurança e circulação".
Fonte: http://www.jn.pt

Sem comentários: