segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Em 24 horas quase três mil homens combateram chamas

Seis concelhos dos distritos de Viseu, Castelo Branco, Santarém e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os concelhos de Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu), Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro) apresentam hoje risco máximo de incêndio.

Vários concelhos do interior do país e Algarve apresentam também risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 151 incêndios, que foram combatidos por 2.923 operacionais, com o auxílio de 753 veículos.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da tarde nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado em especial durante a tarde, no litoral oeste a sul do Cabo Mondego, por vezes forte a sul do Cabo de Sines, e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral norte e centro e pequena descida da temperatura máxima.

Na Madeira e nos Açores a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 27 graus Celsius, em Faro 31, no Porto 23, Évora, Beja e Castelo Branco 32, Funchal, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 25 e Santa Cruz das Flores 26.
fonte:TVI24

Sem comentários: