O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses aconselha as pessoas a nunca darem dinheiro para a comida dos bombeiros, uma vez que essa é uma responsabilidade das autarquias.
A Liga dos Bombeiros Portugueses alertou para o facto de muitas pessoas se estarem a aproveitar dos incêndios ao fazerem falsos peditórios a favor dos bombeiros.
Em declarações à TSF, o presidente da LPB disse ainda discordar dos peditórios que têm como objetivo ajudar a que se compre comida para os bombeiros, ações que classifica de «mau gosto».
«Em situações deste tipo, os bombeiros podem solicitar e pressionar a câmara municipal e o seu presidente, que é o principal responsável pela proteção civil para acionar o plano de emergência local», adiantou Jaime Marta Soares.
Este dirigente da LPB lembrou que este tipo de planos «contempla todas aquelas que seja as despesas extra em relação a todo o tipo de atividade, seja combate aos fogos florestais ou outra prestação de socorro».
Jaime Marta Soares sublinhou ainda que «há muita gente a aproveitar-se da desgraça alheia, utilizando o nome dos bombeiros», fazendo «monstruosas vigarices a que ninguém põe cobro».
«Muitas pessoas vestem uma casaca que tem escrito o nome de bombeiros e tudo isso é uma falcatrua e uma vigarice a que é preciso pôr cobro», acrescentou.
Segundo o presidente da LPB, o Ministério da Administração Interna já foi alertado para este tipo de sitiuações e sublinhou que ninguém deve contribuir para peditórios a favor de bombeiros.
«São falsos, não têm sustentação legal e são pessoas que se andam a aproveitar deste momento para enriquecer à custa da desgraça alheia», insistiu.
Sobre a campanha solidária no Facebook que apela aos portugueses para que deixem, no sábado, um euro na corporação mais próxima, a Liga dos Bombeiros Portugueses não condena ação, mas sublinha que o dinheiro tem de ser entregue a um responsável no quartel dos bombeiros.
Fonte: TSF
Sem comentários:
Enviar um comentário