quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cavaco homenageia bombeiro mais velho do país

Henrique Amaro tem 100 anos e vai ser condecorado com a Ordem de Mérito no dia 10 de Junho.

O bombeiro mais velho do país, Henrique Amaro, de 100 anos, vai ser condecorado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a Ordem de Mérito no Dia de Portugal, distinção que o deixou «muito honrado».

«Ele está muito honrado, muito contente», disse a filha de Henrique Amaro, Maria Amaro, à Lusa. A filha do homenageado referiu ainda que o pai recebeu a notícia «com estranheza», porque «não estava à espera».

«Ficou perplexo, mas depois ficou contente. É o coroar de uma vida de entrega aos bombeiros. A sua condição de bombeiro foi uma das coisas que o acompanhou toda a vida e ainda hoje o acompanha», disse a filha.

Henrique Amaro é o segundo comandante do Quadro de Honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, da qual é o sócio número 12 e onde esteve de 1941 a 1970, data em que se retirou.

Começou como bombeiro aos 23 anos, esteve quatro anos na corporação dos Voluntários de Campo de Ourique, em Lisboa, onde chegou a bombeiro de 3ª classe e, em 1941, entrou na corporação de Agualva-Cacém, onde fez boa parte do seu percurso e exerceu os cargos de segundo comandante entre 1965 e 1968. No cargo de comandante interino esteve desde 1968 a 1970.

1 comentário:

Anónimo disse...

BRAVO! BRAVO! BRAVO!