segunda-feira, 13 de junho de 2011

Gil Martins abandonou o cargo

O comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Paulo Gil Martins, que estava suspenso de funções por decisão do ministro da Administração Interna, abandonou o cargo no dia 3 deste mês, anunciou esta quinta-feira a tutela.

«A seu pedido, cessou funções no dia 3 de Junho de 2011 o comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Paulo Gil Martins. Continua a exercer essas funções, em regime de substituição, o licenciado Vítor Norberto de Morais Vaz Pinto», refere uma curta nota do gabinete do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, enviada à Lusa.

No dia 4 de Março, o Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que foi «suspenso preventivamente» o comandante operacional nacional da Protecção Civil, Paulo Gil Martins, por despacho do ministro Rui Pereira.

Em comunicado, o MAI adiantou na altura que a decisão de suspender Gil Martins resultou de uma «proposta da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI), no âmbito de processo disciplinar em curso».

O Comando Nacional de Operações de Socorro, que Gil Martins dirigiu durante vários anos, é a principal estrutura operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, que é presidida pelo general Arnaldo Cruz.

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa está a investigar o alegado desvio de verbas na ANPC, em que estará envolvido Gil Martins.

Contactado pela agência Lusa sobre o ponto da situação deste inquérito, o DIAP referiu apenas que a investigação prossegue os seus trâmites e que está em segredo de justiça.

O semanário Expresso noticiou em Novembro passado que Gil Martins está a ser investigado pelo alegado desvio de 100 mil euros entre os anos de 2007 e 2008.

Gil Martins foi também alvo de um inquérito interno na ANPC, que levou à abertura de um processo disciplinar na IGAI.
Fonte: IOL Diário

Sem comentários: