terça-feira, 1 de outubro de 2013

Mais de 1200 bombeiros usaram Base de Apoio Logístico instalada em Paredes

A Base de Apoio Logístico (BAL) instalada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes (BVP) acolheu, entre Julho e Setembro, 1234 homens e mulheres que combateram fogos florestais no Norte do país.
Foi também em Paredes que 649 bombeiros do distrito do Porto, mas também de Leiria, Lisboa, Setúbal e Santarém se alimentaram antes de partir para o combate às chamas. Outros 232 dormiram nesta cidade após a passagem por alguns dos mais dramáticos cenários que se verificaram este Verão.

Estes números fazem com que a BAL de Paredes seja a maior das 18 existentes no território nacional.

Abastecimento dos carros em trânsito pelo país também é feito em Paredes
É em Paredes que os bombeiros em trânsito pelo país se refugiam quando vêm ao distrito do Porto combater fogos florestais. Só nos últimos três meses, e Setembro ainda não chegou ao fim, 1234 soldados da paz usaram as instalações dos BVP adaptadas para permitir que estes homens e mulheres recuperem forças para voltar ao monte e combater incêndios.

Foi também na BAL de Paredes que 232 bombeiros dormiram, 279 tomaram o pequeno-almoço e outros 370 comeram o almoço e/ou o jantar. "Os homens ficam no mínimo oito horas a descansar, mas também podem ficar cá instalados durante uma semana se for essa a decisão da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC)", explica o comandante dos BVP, José Luís Morais. Seja qual for o tempo de estadia, nada pode faltar aos grupos de bombeiros, mas também a equipas do INEM e da própria ANPC que ficam instalados em Paredes.

Nem mesmo o combustível para atestar os depósitos dos carros usados em campanha. Por isso, no Verão prestes a terminar passaram pelo depósito instalado no quartel paredense 1485 litros de combustível.

30 minutos para preparar instalações

Desde 2002 que Paredes alberga a única BAL do distrito do Porto. Como argumentos para convencer a ANPC a escolher Paredes, a direcção dos BVP destacou a "localização geoestratégica privilegiada" que coloca o quartel no centro do distrito, mas também o fácil acesso a vias de comunicação como a A4, a A42, a EN15 e a linha da CP. A existência de condições necessárias ao apoio logístico, nomeadamente espaço para instalar homens e carros e equipamentos essenciais à comodidade dos bombeiros, também ajudou a que Paredes fosse escolhida em detrimento de outras corporações que manifestaram interesse em ter a BAL.

Nessa altura, a Base de Apoio Logístico de Paredes conseguia albergar 80 homens, mas quando, em 2010, foi assinado um protocolo com a ANPC essa lotação já tinha sido ampliada até às 150 pessoas. Uma capacidade que tornou Paredes na maior BAL do país. "Em 2009, fizemos um investimento de cerca de 75 mil euros. Construímos balneários, equipámos uma cozinha industrial e instalámos uma caldeira para não faltar água quente", refere o comandante José Luís Morais.

Em Paredes existe ainda uma equipa de cinco voluntários que garante que nada falta aos grupos em trânsito. São eles que confeccionam os pequenos-almoços, trocam os lençóis ou, entre outros serviços, limpam os balneários. "Quando há mais de 50 elementos instalados também somos nós que confeccionamos os almoços e jantares. Quando são menos a comida é encomendada a um restaurante e servida no quartel", esclarece o comandante da corporação.

É ainda a equipa de voluntários que torna possível, tal como consta no protocolo estabelecido com a ANPC, que a BAL esteja em condições de receber bombeiros num tempo máximo de duas horas. "A BAL está em funcionamento 24 horas por dia, 365 dias por ano e o nível de prontidão é de duas horas. Mas no Verão, como já temos 120 camas instaladas, esse tempo baixa para 30 minutos", assegura José Luís Morais. "Tal como na guerra, também o combate aos fogos se ganha no ar (com a utilização de meios aéreos) e no apoio logístico. Por isso não podemos falhar", refere José Luís Morais.

Empresas da cidade lucram milhares de euros com a presença da base

Para o comandante José Luís Morais, a instalação da BAL em Paredes é um factor de desenvolvimento económico. Para sustentar esta tese, o líder dos BVP faz as contas ao número de almoços e jantares encomendados a um restaurante da cidade. "Pagámos cerca de sete euros por refeição, o que dá um total de 2590 euros", afirma. A este valor soma-se o combustível adquirido igualmente numa empresa local. "Só no mês de Agosto gastámos sete mil euros em combustível", salienta.

José Luís Morais acrescenta ainda compras que os bombeiros fazem no comércio tradicional quando estão instalados em Paredes. "Há sempre alguém que vai comprar uma camisa", garante.

Para se perceber a dimensão económica da BAL de Paredes refira-se que, nos últimos três meses, a associação humanitária investiu cerca de 15 mil euros no financiamento desta infra-estrutura. Dinheiro que a ANPC está a liquidar conforme o previsto no protocolo. "Mas estamos a tentar renegociar o protocolo. O que está estipulado em termos monetários não é suficiente para fazer face às necessidades", revela o comandante.

Base de Apoio Logístico em números

- 75 mil euros de investimento 
- 2002 foi o ano em que foi instalada 
- 1485 litros de combustível abastecidos
- 1234 bombeiros apoiados 
- 370 refeições servidas
- 279 pequenos-almoços servidos
- 232 homens e mulheres dormiram em Paredes

- 150 elementos é a capacidade da BAL
fonte:verdadeirolhar.pt

Sem comentários: