quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Primeira quinzena de Agosto com mais calor

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para as duas primeiras semanas de Agosto subida de temperatura, mas alguma nebulosidade e chuva nas regiões do Norte, adiantou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.
"A previsão para o início de Agosto aponta para alguma nebulosidade e precipitação, em especial a norte do Cabo Raso, ou seja, o litoral norte e centro. Hoje, vamos começar com céu pouco nublado ou limpo, mas com a aproximação de uma superfície frontal fria a partir da tarde de hoje e amanhã [sexta-feira] prevê-se alguma chuva", disse.

A meteorologista Ângela Lourenço sublinhou que depois do fim de semana prevê-se uma subida da temperatura e alguma nebulosidade de variação diurna na faixa costeira ocidental.

"No meio da próxima semana deverá aparecer uma nova superfície frontal fria que poderá dar origem a alguma precipitação nas regiões do norte", disse, acrescentando que esta será a tendência até meados do mês de Agosto.

No que diz respeito a temperaturas, Ângela Lourenço adiantou que vão ser normais para a época.

"As regiões do interior, em particular o Alentejo e a zona das Beiras, poderão atingir valores entre os 30 e os 35 graus Celsius e as regiões perto do mar serão de temperaturas mais amenas abaixo dos 30 ou próximo dos 30", disse.

A meteorologista salientou que a nebulosidade, a precipitação e o vento são cenários possíveis e "típicos" do verão no continente.

"Temos situações como tivemos no início de Julho com a vaga de calor que é uma possibilidade, temos as situações de nortada com a brisa na costa ocidental (...), as situações de neblina ou nevoeiro na faixa costeira ocidental que depois durante a manhã vai dissipando e também os episódios de trovoada que muitas vezes ocorrem durante o verão e são fenómenos mais prováveis nas regiões do interior", disse.
Lusa/SOL

Sem comentários: