quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Utentes de Mirandela dão nota negativa ao Sistema Nacional de Saúde

saude1.jpgO sistema nacional de saúde é razoável, mas existem muitas áreas a merecer nota negativa por parte dos utentes. 

Esta foi a opinião manifestada pelos mirandelenses que participaram num inquérito realizado pelos formandos do curso de técnicos auxiliares de saúde, promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Segundo a formanda Ana Madureira e Jorge Rodrigues, para a maioria dos 215 inquiridos, a sociedade não sabe lidar com a 3ª idade, classificando os profissionais de saúde dos lares e centros de dia como razoáveis. 

Na pergunta "o sistema nacional de saúde é satisfatório", 113 responderam que não, 168 consideram ser demasiado o tempo de espera nas unidades de saúde, as informações são insuficientes e a maioria desconhecia a existência do guia do utente. As informações dadas pelos profissionais de saúde não são claras. Nota positiva para o horário das consultas externas, 117 acham que o sistema de triagem de Manchester trouxe melhorias, 129 considera as condições de higiene satisfatórias, embora 86 digam que não. 205 Consideramos serviço de pediatria importante no hospital de Mirandela, 205 que a isenção de taxas deveria ser alargada até aos 18 anos de idade. 203 Continuam a considerar que o encerramento da maternidade foi negativo. No final, apenas 121 dos inquiridos recomendariam os serviços locais de saúde. Feita a média, o sistema nacional de saúde, ao nível local, é razoável. Uma classificação lamentável para os formandos.

Os resultados deste inquérito serão remetidos para as entidades locais de saúde e cuidados na terceira idade. Para Ana Madureira e Jorge Rodrigues, a importância da formação é fundamental para inverter estes dados.

São 21 desempregados que frequentam esta formação de técnicos auxiliares de saúde, e esperam agora que estas instituições possam dar oportunidades de emprego.Dar a conhecer a opinião dos Mirandelenses pode ser uma forma de estimular oportunidades de emprego para profissionais com formação específica. Este é o objectivo deste inquérito, elaborado pelos formandos do curso de técnicos auxiliares de saúde, do IEFP de Mirandela.

Sem comentários: