quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Bombeiros de Bragança defendem Unidade Militar de Emergências

São parceiros há cerca de nove anos e trocam experiências em teatros de operações. A corporação de bombeiros de Bragança e a Unidade Militar de Emergências de León, em Espanha, já realizaram exercícios conjuntos nos dois lados da fronteira e planeiam organizar mais acções para testar os meios disponíveis.  

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, José Fernandes, garante que esta troca de experiências é fundamental para uma intervenção mais rápida e eficaz nas várias áreas de actuação dos soldados da paz. “Sobretudo aprendemos muito com eles, porque estamos a falar de uma grande unidade, totalmente autónoma, que pode actuar em qualquer teatro de operações e por si ela tem tudo em termos de logística. Já houve ocasião de fazermos exercícios em Bragança, nomeadamente na ponte do Sabor, e também já tivemos oportunidade de participar com eles num exercício num túnel ferroviário. Há todo o interesse da nossa parte e também da parte deles em trocar experiências e trocar ensinamentos e também criar relações porque encontramo-nos muitas vezes na fronteira nos incêndios e um dia destes pode ser noutra situação”, salienta o comandante.     

A mesma posição é partilhada pelo comandante do Batalhão de Intervenção em Emergências da Unidade Militar de Emergências de León, em Espanha. O tenente coronel Juan Carlos Sorazu lembra que os exercícios conjuntos ajudam a operacionalizar os meios no terreno.“É fundamental que haja coordenação entre diferentes unidades, porque há acordos de cooperação entre Espanha e Portugal, por exemplo em relação aos fogos florestais. E para isso é necessário fazer exercícios conjuntos. Já estivemos em exercícios em Portugal e também realizamos exercícios em Espanha”, realça o tenente coronel.

A Unidade Militar de Emergências de León tem ao serviço cerca de 600 militares especializados para actuar em situações de catástrofe. Para José Fernandes faz cada vez mais sentido criar uma unidade destas em Portugal. “Eles conseguem actuar em qualquer acidente, em qualquer catástrofe em qualquer local do território de Espanha. Estamos a falar de profissionais a tempo inteiro. Nós ainda temos um percurso muito grande para chegar ao nível deles. Nós temos o voluntário como tradição e o voluntariado é muito importante, mas por vezes o socorro não pode estar à espera de quem despende do seu tempo livre para socorrer os outros. Acho que o meio termos é importante”, defende José Fernandes. 

Uma comitiva dos bombeiros de Bragança participou esta segunda-feira nas cerimónias em honra de Nossa Senhora do Rosário, a padroeira do Batalhão de Intervenção em Emergências, em León.

O próximo encontro está previsto para 8 de Dezembro, em Bragança, nas comemorações em honra de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da corporação de Bragança.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Major Fernandes que se preocupe com o seu corpo de bombeiros e com Portugal, e que deixe lá as cooperações com os castelhanos.

Temos que nos ver com aquilo que temos, que equipem os corpos de bombeiros com máquinas de rasto em numero suficiente, é a única valência que estes tipos têm que falta a Bragança.