Domingo, foram registados perto de 300 incêndios. Em Pombal (Leiria), as chamas voltaram a ameaçar habitações, como tinha acontecido no sábado. Às primeiras horas desta segunda-feira, continuava um fogo activo no distrito de Bragança.
Segundo a informação actualizada, às 00.20 horas desta segunda-feira, na página da Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o incêndio que lavrava em Currais, concelho de Montalegre, Vila Real, foi dominado.
Em Edroso, concelho de Vinhais, Bragança, uma frente de fogo em mato continuava a mobilizar cinco bombeiros e um veículo. Outro incêndio no distrito, em Babe, que deflagrou às 18.45 horas e estava a ser combatido por 30 bombeiros, foi considerado dominado às 00.20 horas.
Durante a tarde de domingo, foi no distrito de Leiria que se viveram os momentos complicados, com casas ameaçadas pelas chamas. Mais de 200 bombeiros estiveram mobilizados em Infesta e Casais Novos, no concelho de Pombal.
Os dois incêndios provocaram "momentos de aperto, mas o pior já passou", disse o responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria. "Se até agora estivemos a defender as habitações, neste momento estamos no combate puro e duro às chamas", explicou José Manuel Moura.
Chegou a equacionar-se a retirada da população mais idosa em alguns locais, mas tal acabou por não ser necessário, apesar das "mais de 20 ignições em sítios diferentes", acrescentou.
Fonte:JN
Sem comentários:
Enviar um comentário