domingo, 16 de outubro de 2011

Artigo Científico: The importance of pre-trauma centre treatment of life-threatening events on the mortality of patients transferred with severe trauma


fotografia em contexto de formação
Os benefícios de um sistema de trauma bem organizado são indubitáveis mas subsistem dúvidas sobre o melhor modelo de intervenção pré-hospitalar no que a esta patologia diz respeito.

O artigo «The importance of pre-trauma centre treatment of life-threatening events on the mortality of patients transferred with severe trauma» avança com a seguinte hipótese: o tratamento de situações de risco de vida iminente associadas ao trauma, numa fase anterior à chegada a uma Unidade Hospitalar, poderá ser mais eficaz na redução da mortalidade do que o transporte rápido e emergente para uma Unidade Hospitalar.

Como método, este artigo utilizou uma amostra de 727 doentes com patologias graves - quer ao nível das vias áreas, circulação ou deficiência neurológica - que exigiam a transferência imediata para uma Unidade de Trauma. Informação vária sobre as características dos doentes, o nível do trauma e a mortalidade foi retirada de um registo de trauma. Os pacientes foram divididos em 3 grupos, dependendo do local onde receberam tratamento: Pré-hospitalar, Serviço de Urgência ou Unidade de Trauma.

Resultados: Nos doentes tratados no pré-hospitalar, a taxa de mortalidade situou-se entre os 20% e os 27% em comparação à taxa de 38% observada nos doentes apenas tratados na Unidade de Trauma.

Conclusão: Em doentes traumatizados em que exista a necessidade de transferência imediata para uma Unidade de Trauma, a intervenção pré-hospitalar para o tratamento de trauma com risco de vida associado pode diminuir significativamente a mortalidade, quando comparada com intervenções semelhantes realizadas, mais tarde, em Unidade Hospitalar.

Sem comentários: