terça-feira, 18 de outubro de 2011

.Previsão Meteoiberia - Previsão Sazonal - Outono 2011‏

Nesta primeira abordagem na previsão para o Outono, tudo indica que poderá ser Seco e Algo Ventoso do que o Normal, isto no cômputo geral, embora as poucas situações de instabilidade possam fazer estragos na meio da estação.

Espero uma primeira metade do Outono mais inconstante do que a segunda, com a expectativa para uma segunda metade mais previsível e estável, e poderá bem sê-lo?!

As temperaturas situar-se-ão na média ou ligeiramente acima e precipitação abaixo da média, muito por causa da 1ª metade desta estação.

Penso que o pico deste Outono seja somente no mês de Outubro, onde poderão surgir situações que possam ser verdadeiramente Outonais, escapando o mês de Novembro onde reinará a tranquilidade.

Existem condições favoráveis para a formação de nevoeiro, de formações de orvalho e nebulosidade, que poderão ser abundantes, sobretudo durante mês de Novembro.

A primeira situação de neve para cotas altas, é uma incógnita já que dada a situação geral da atmosfera e do padrão de teleconexões não está muito favorável, caso contrário só mesmo para o Inverno.

Salientar um aumento da actividade ciclónica no Atlântico Central e consecutivos fluxos afectarem a Europa do Norte e Costa Leste dos USA mais para o inicio da época Outonal, e quem sabe o nosso arquipélago dos Açores e os restantes locais do território com um ou outro evento extremo que poderá deixar marcas…

Outubro 2011
Neste mês, prevejo que a precipitação na média, ao contrário da temperatura, que poderá ficar abaixo da média (-0.5ºC), com uma alternância de estados de tempo, onde espero grande instabilidade em geral, em que algumas depressões poderão ser mais cavadas e com instabilidade significativa, em especial na 2ª quinzena.

1ª Quinzena
O mês inicia-se com um fluxo de W/SW, trazendo consigo depressões associadas, intensificando-se para a 2ª semana, com eventual severidade assinalável, com eventual passagem de uma depressão cavada que irá fazer com que o Anticiclone. dos Açores se desloque para W, deixando caminho livre para um bloqueio e uma Cut-Off afectar-nos.

2ª Quinzena
Durante a 3ª semana, prevalecerá a continuação de alguma instabilidade, de relevante actividade, com a alteração de padrão de influência à medida que se chega à 4ª semana, pelo que aqui as temperaturas irão situar-se abaixo da média e, com probabilidades de tempo muito instável, com muito potencial para trovoadas intensas.

Novembro 2011
Neste mês existem grandes probabilidades da precipitação ficar ligeiramente abaixo da média (75%), e com temperaturas perto do normal ou ligeiramente acima da média (+ 0.5ºC), salvo para o meio do mês. Existem fortes possibilidadesde um modo em geral de uma prevalência da influência anticiclónica durante quase todo o mês, sendo que considero que iremos ter um Verão de S. Martinho a duradouro.

1ª Quinzena
Na 1ªsemana continua a influência do Anticiclone dos Açores e uma sucessão de bons estados de tempo, existindo uma grande amplitude térmica.
No começo da 2ª semana a continuação de tempo estável e o aparecimento eventual das geadas e nevoeiros.

2ª Quinzena
continua a influência do Anticiclone dos Açores e uma sucessão de bons estados de tempo, existindo uma grande amplitude térmica.
No entanto para a 3ª semana poderá existir um padrão de condições estáveis e eventual formação das geadas e nevoeiros.
Assinala-se nesta fase e um arrefecimento em geral, com grandes amplitudes térmicas e nevoeiros, mesmo quando comparado com a 1ª quinzena.
Para a 4ª semana, existe a possibilidade de estabilidade, devido à eventual presença do Anticiclone dos Açores protegendo a Ibéria do fluxo zonal.

Resumindo, um Outono em geral um algo Seco e algo Ventoso na média nos 3 meses, contudo um ou outro evento poderá deixar marcas e notícias, espero que sem vitimas ou grandes prejuízos materiais, a meio da estação.

Nota:
Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, actividade solar, além de outros dados.

Bem haja.
Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2010

Nota Análise Teleconexões:
A situação nesta altura do ano está muito interessante, com várias teleconexões, existindo boas indicações, como o ENSO na região 3.4 que poderá vir a ser mais uma vez Negativa no Outono, o que poderá influenciar negativamente o Inverno.

Entre outras variáveis de analisar, destaco a actividade solar, um PDO eventualmente negativo, o que não deixará acentuar muito o evento La Niña. Depois, poderemos ter um PNA positivo e uma Oscilação eventualmente positividade da NAO, que em conjunto poderão influenciar a ciclogénese no meio do Atlântico neste caso ausência da mesma a latitudes mais a Sul, além de que estaremos eventualmente numa fase negativa do QBO, embora em transição.

O ENSO está neste momento negativo, pelo que as previsões actuais apontam para uma continuação, mais acentuada de um padrão em La Niña pelo Outono a dentro, e com isso, uma possível repercussão em termos de imprevisibilidade nas previsões, embora se conheça uma ou outra relação com eventos La Niña, como uma diminuição da precipitação no Sul da Europa e mais um fluxo zonal a Norte e uma Corrente de Jacto mais intensa, conjugado por um aumento da actividade Solar.

Assim, poderemos ter de uma forma geral um padrão de monotonia meteorológica e falta de precipitação, embora com possíveis eventos extremos pelo meio que poderão guardar memória.

Além disso receio mais os incêndios no Outono do que no Verão.

Não são previsões muito interessantes porque reside muita dúvida, mais 3/4 semanas e já teremos mais que dizer acerca deste ano climático que ainda falta vir...

http://www.cdc.noaa.gov/Correlation/nao.data

Projecção segundo alguns modelos:
CFS - Precipitação
CFS - Temperatura 2m
IRI – Precipitação
IRI – Temperatura 2m

O ENSO está mais uma vez negativo, tal como o Outono de 2010 pelo que as previsões actuais apontam para uma continuação, mais acentuada de um padrão em La Niña pelo Outono a dentro, e com isso, uma possível repercussão em termos de imprevisibilidade nas previsões, embora se conheça uma ou outra relação com eventos La Niña, como uma diminuição da precipitação no Sul da Europa e mais um fluxo zonal a Norte e uma Corrente de Jacto mais intensa, conjugado por um baixo nível de da actividade Solar.

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/ensostuff/ensoyears.shtml

ENSO:
Discussão:

AO foi predominantemente negativa nestes últimos 2 meses esperando também uma positividade, numa fase inicial, mas que depois poderá ser Negativa para o fim deste próximo Outono. Ao contrário a NAO foi predominantemente Negativa, se estes dois índices andarem ás avessas nada está for a das previsões mais subjectivas, se andarem de mãos dadas poderão fazer a diferença, por isso acho que poderá ser muito interessante o meio do Outono.

NAO: http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/pna/nao.loading.shtml
AO - http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/daily_ao_index/ao.shtml
Nota: Parâmetros Previsões Sazonais

Temperatura
Muito Acima da Média - Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja superior em 2Cº da media 1961-90.
Acima da Média – Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja superior em 1Cº a 2Cº da media 1961-90.
Perto da Média – Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja compreendida entre 1ºC Acima ou 1ºC Abaixo da media 1961-90.
Abaixo da Média – Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja inferior em 1Cº a 2Cº da media 1961-90.
Muito Abaixo da Média - Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja inferior em 2Cº à media 1961-90.

Precipitação
Muito Acima da Média – Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja +50% em relação à media.
Acima da Média - Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja +25% a +50% em relação à media.
Perto da Média - Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja entre -25% a +25% em relação à media.
Abaixo da Média – Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja entre -25% a -50% em relação à media.
Muito Abaixo da Média - Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja inferior -50% em relação à media.

Sem comentários: