domingo, 1 de fevereiro de 2009

Nevão em Bragança

Um forte nevão abateu sobre o concelho de Bragança na madrugada do dia 1 de Fevereiro. A neve que caiu durante a noite chegou a acumular ate cerca de 25 cm nos locais mais altos do concelho, e cerca de 10 cm nas zonas altas da cidade.
O Instituto de Meteorologia apenas a partir da 1h da manha previu queda de neve em Bragança, situação que se verificou 1 hora depois. Na previsão descritiva informava-se: queda de neve nas regiões do Norte acima dos 500 metros, e por isso colocou o Distrito em Alerta Laranja que se já anteriormente teria acontecido no dia 31, mas neve nem vê-la.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil enviou circulares para todas as corporações informando os diversos tipos de alertas e medidas a tomar.
Dia 1 de manha olho para a televisão e verifico que em Lisboa fecharam a Marginal por causa das ondas, varias árvores caíram durante a noite, em Coimbra houve 40 ocorrências relacionadas com o mau tempo, no Porto houve alguns estragos sem interesse e em Guimarães um acidente provocou 1 morto e 2 feridos graves.
Para os vários alertas que havia, nenhuma das situações descritas pelos media parece ter sido atenuada pela ANPC. Todas as noticias se resumiram a mostrar o trabalho dos Bombeiros em socorro. Nada parece ser anormal, nem para altura do ano, nem para o tempo.
Este tipo de mediatização feito pelos média, faz-nos crer que o mundo se virou do avesso porque em Lisboa caíram 20 árvores...
Porque não viram a Bragança desta vez? Porque apesar do nevão todas as estradas estavam transitáveis? Porque caíram árvores com o peso da neve, nas estradas mas rapidamente foram desobtruidas? Porque logo que se verificou a acumulação de neve, os Limpa-neves das Estradas de Portugal e o Limpa-neves dos Bombeiros de Bragança não permitiram que automobilistas ficassem retidos na neve? Porque todos intervenientes da Protecção Civil da Bragança se equiparam devidamente e ainda bem cedo trabalharam para que nada de anómalo acontecesse?
As valências que se foram adquiridas pelos agentes de Protecção Civil em Bragança durante estes últimos tempos, hoje responderam positivamente ao nevão, mas ninguém quis dar conta.
Desta vez esqueceram-se de dar o devido reconhecimento pelos trabalhos desempenhados, mas pronto, "cá para cima já estamos habituados"...

Sem comentários: