Presidente da Liga acusa a Cruz Vermelha de uma atitude de concorrência comercial ao arrepio das regras de socorro. A Proteção Civil já deu parecer sobre o tema e diz que a função pertence aos bombeiros.
Os bombeiros acusam a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de extravasar as suas competências e estar a fazer tarefas que são exclusivas dos bombeiros. Vários núcleos da CVP têm veículos de desencarceramento, mas segundo parecer da Autoridade Nacional Proteção Civil (ANPC) não podem sair em socorro de vítimas sem requisição dos bombeiros. Jaime Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Profissionais (LBP), afirma que a legalidade "não está a acontecer". "Temos tido conhecimento de atividades de socorro, por parte de núcleos da CVP, que por lei são exclusivamente afetas aos bombeiros", frisa o presidente.
Fonte: JN
3 comentários:
não esta correto, porque trata se da vida das pessoas e não de mais um serviço, tenho a serteza que as vitimas querem é ser socorridas não se ralam se é bombeiro ou cvp,e acabei de ver a cvp junto de vocês no fogo, ou sera que vi mal? quando é presiso todas as ajudas são sempre bem vindas, os meus sentimentos para a família da bombeira que faleceu.
ESTE ANONIMO NAO SABE O QUE ESTA DIZENDO,AS PESSOAS DEVEM SER SOCORRIDAS POR QUEM ESTA ABLITADO E NAO POR QUALQUER UM POIS EM DESENCARCERAMENTO,SO OS BOMBEIROS ESTAO ABLITADOS, COM O CURSO QUE É FEITO NA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS OU NOS SEUS QUARTEIS, CURSO ESSE QUE A CRUZ VERMELHA NAO TEM,PARA ECERCER ESSAS FUNÇOES.
Só é pena que o curso de "desencarceramento" dos bombeiros não contemple uma ou duas aulas de Português.
Força CVP Amares, mostrem como se faz...
Enviar um comentário