O incêndio em Edral, Vinhais, distrito de Bragança, lavra em floresta desde manhã (10h44) e está a ser combatido por 36 operacionais, com recurso a nove veículos – e foi necessário accionar um helicóptero bombardeiro. O fogo tem duas frentes activas, de acordo com os dados divulgados no site da Protecção Civil.
Em Carnicães, Trancoso, no distrito da Guarda, estão 66 bombeiros (incluindo quatro elementos da Força Especial de Bombeiros) para uma única frente activa. O incêndio lavra em mato desde a hora do almoço (13h30). Os operacionais no terreno estão a ser apoiados por 18 veículos.
Dos três fogos considerados como “mais significativos” pela Protecção Civil a esta hora, o que se mantém activo em Calvão, Chaves, no distrito de Vila Real, é o que menos recursos está consumir: no terreno encontram-se 28 bombeiros e sete veículos de apoio.
Incêndio ameaçou habitações em Pombal
O incêndio que deflagrou às 15h04 em Santiago de Litém, Pombal, chegou a ameaçar habitações, mas cerca das 18h15 já não existia qualquer habitação em perigo, disse à Lusa o comandante dos bombeiros voluntários locais.
“Dentro de pouco tempo teremos o fogo controlado e as casas nos lugares de Roques e Pisão estão já salvaguardadas”, informou José Costa, revelando que os bombeiros tiveram que lutar contra “o vento intenso e a dispersão das habitações no perímetro do incêndio”.
Neste momento, sublinha o responsável pelos Bombeiros Voluntários de Pombal, “há ainda um flanco, o direito, a arder com alguma intensidade”, mas realça que o combate às chamas decorre agora “favoravelmente”.
No local encontram-se ainda 125 bombeiros e 11 elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, apoiados por 34 viaturas e dois helicópteros – um bombardeiro e outro de ataque inicial –, revela o site da Autoridade Nacional da Protecção Civil, que registou cerca de 190 ocorrências ao longo do dia.
Fonte:Publico
Sem comentários:
Enviar um comentário