terça-feira, 29 de maio de 2012

Governo Debaixo de Fogo em Aniversário dos Bombeiros


Contra as alterações ao financiamento de transporte de doentes não urgentes, os bombeiros de Portugal endurecem o discurso e a cada intervenção pública são proferidas novas palavras de ordem. Nos 85 anos dos Bombeiros do Fundão o vice- presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), Gil Barreiros, pediu uma “mangueirada” contra as decisões do Ministério da Saúde.

“Não podemos cair na esparrela de ir atrás de pessoas que necessitam de uma mangueirada. Já baste de sermos mal tratados”, pediu Gil Barreiros na cerimónia dos 85 anos dos Bombeiros Voluntários do Fundão (BVF).

O tom crítico prende-se com as alterações ao financiamento de transporte de doentes não urgentes. Um serviço que tem ajudado as corporações a equilibrar a tesouraria mas que deixará de ser rentável pois o Ministério da Saúde aprovou regras mais exigentes e que não permitem que os médicos autorizem viagens em ambulância quando o quadro clínico não o exige.

 “Não vamos ter doentes, pois a lei é de tal maneira restritiva para que um médico possa passar uma credencial que não teremos doentes. Teremos população a pedir auxilio para irem às consultas e humanitariamente faremos essas viagens com prejuízo”, afirmou Gil Barreiros.

No Fundão o vice-presidente da LBP criticou ainda o diploma aprovado pelo Governo que prevê “maior flexibilidade” na constituição de agrupamentos e forças conjuntas de corporações de bombeiros de outros concelhos.

As preocupações dos bombeiros têm a solidariedade da Câmara Municipal do Fundão. A autarquia diz-se disponível para continuar a apoiar a corporação do Fundão e o presidente Paulo Fernandes anunciou a aquisição de um equipamento para a melhoria dos caminhos florestais e agrícolas.

Nos 85 anos dos BVF o antigo bombeiro chefe João Santos recebeu o crachá de ouro da LBP e João António Moreno da secção da Soalheira foi nomeado adjunto de comando dos BVF.

A Título póstumo foi homenageado o chefe Aires do Couto.
Fonte: Jornal do Fundão

Exposição de Miniaturas

Procura-se Rudy

A cadela pertencente a uma colega nossa desapareceu na zona de Bruçó, Mogadouro.

O animal de raça Pastor Alemão, sexo feminino, está perdida desde o fim de semana e é muito meiga. Chama-se Rudy e têm cerca de 2/3 anos. A sua cor é um pouco clara.

Se tiver alguma informação agradecemos o contacto para 273 300 210. Obrigado.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Governo admite falta de bombeiros voluntários

O Governo aprovou, esta quinta-feira, medidas de incentivo aos bombeiros voluntários. Medidas que passam pelo apoio social, como a comparticipação de medidas a bombeiros voluntários ou descendentes.

Miguel Macedo anunciou também o fim da limitação geográfica, o que permite o agrupamento de corporações de concelhos diferentes. É uma tentativa de resposta à falta de voluntários.

O limite de idade para quem queira apostar na formação como bombeiro voluntário passa também dos 35 para os 45 anos.

Apoio que o Governo tem dado aos bombeiros "aumentou" -- ministro Miguel Macedo

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que "não houve cortes no apoio aos bombeiros", mas que, pelo contrário, até foram dados concedidos "aumentos".

Miguel Macedo, que falava nas cerimónias das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, que aconteceram em Vila do Conde, começou por assegurar que o Governo determinou como "prioridade as matérias de segurança, tenham a ver com bombeiros ou com segurança policial", porque estas áreas "não podem ser postas em causa".

Aliás, Miguel Macedo explicou que o seu ministério, em conjunto com a Liga Portuguesa de Bombeiros, está a trabalhar para que "em outubro esteja concluído um novo modelo de financiamento das corporações", porque é preciso "garantir a sua operacionalidade".
Fonte: TVI/Lusa

GNR reavalia plano de buscas para encontrar idoso

As autoridades procuram há cinco dias um idoso que está desaparecido do Lar de Quintanilha, em Bragança. Desde a passada quarta-feira que GNR, GIPS, bombeiros e equipas cinotécnicas têm batido o termo de Quintanilha, mas sem sucesso.

 Às autoridades juntaram-se, ainda, alguns populares, mas do homem, de 88 anos, natural de S. Julião, não há qualquer sinal

.De recordar que o idoso saiu da instituição na manhã da passada quarta-feira, juntamente com mais três utentes. Ter-se-á distanciado do grupo e não regressou ao lar à hora de almoço.

As autoridades foram informadas cerca das 14H30 e as buscas estão no terreno desde essa altura.

Segundo fonte da GNR, as autoridades vão continuar no terreno e hoje já será reavaliado o plano de buscas.
Escrito por Brigantia

Uma Realidade...


Fonte:Facebook

Liga Diz Que Fez Tudo o Que Foi Possível nas Negociações de Preços com o Governo

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assegurou hoje que fez tudo para convencer o Governo a pagar mais pelo transporte de doentes não urgentes e pediu às corporações que não deixem de transportar quem precisa.

As declarações do presidente da LBP, Jaime Soares, sucederam-se ao anúncio de que as 56 corporações de bombeiros do distrito de Lisboa vão suspender, a partir de sexta-feira, o serviço de transporte de doentes não urgentes, porque não conseguem manter este serviço com os preços que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o Ministério da Saúde (MS) pretendem pagar.

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa aprovou ainda um voto de desconfiança ao conselho executivo da Liga dos Bombeiros por causa das “desastrosas consequências das negociações que tiveram com o MS relativamente ao transporte de doentes” não urgentes.

“Lamentamos [a decisão dos bombeiros da Federação de Lisboa] e ficamos preocupados. Não era o acordo que desejávamos, mas foi o acordo possível”, disse à Lusa Jaime Soares, acrescentando que, “garantidamente, a LBP fez tudo, tudo, tudo o que estava ao seu alcance”.

“Não conseguimos demover o Governo, com todos os argumentos que apresentámos. Como sabe, à mesa das negociações têm de existir dois parceiros, mas um tem a força do poder da decisão e o outro não tem”, acrescentou.

Jaime Soares realçou que se os bombeiros prosseguirem com esta atitude “irão criar dificuldades para as populações que devem servir” e que nunca poderão deixar de apoiar os cidadãos, mesmo que não tenham conseguido atingir os seus objetivos.

O dirigente apelou ainda aos bombeiros que “usem de toda a arte e engenho” para ultrapassar a crise e que tenham “um forte sentimento de unidade”, de forma a conseguirem “ter a força necessária para que o Governo entenda as razões” que defendem.

A agência Lusa contactou o Ministério da Saúde para obter uma posição sobre esta ameaça das corporações de bombeiros, mas tal não foi possível até ao momento.

Numa reunião realizada sexta-feira, as corporações do distrito de Lisboa ameaçaram também abandonar o dispositivo especial de combate a incêndios florestais da Proteção Civil, caso o Fisco insista em cobrar impostos sobre as ajudas pagas pela Proteção Civil aos elementos com vínculo laboral às associações de bombeiros, mas que fazem várias horas de voluntariado nas equipas de combate a fogos.

Jaime Soares afirmou que também a LBP “tem alertado desde há muitos meses que é uma injustiça” a incidência de uma taxa “sobre o miserável subsídio que os voluntários recebem para trabalhar”.

De acordo com o presidente da LBP, um voluntário que trabalhe “incessantemente durante 24 horas é ressarcido por 41 euros”.

O responsável pela Liga considerou que os bombeiros se defrontam atualmente “com um poder político em muitas situações insensível àquilo que tem de bom na área da proteção civil” e apelou ao Governo para que “não deixe de estar atento e negociar com seriedade com a LBP, de forma a ultrapassar todas estas situações em que os bombeiros se sentem altamente prejudicados”.

É das maiores injustiças que se pode fazer, que em vez de criarem incentivos, ainda os penalizem quando estes estão ao serviço do seu país”, afirmou.

Soares apelou ao bom senso, para que “em circunstância alguma nenhum bombeiro de Portugal veja as suas populações em risco e não se mobilize para as defender”.

Acredito que nunca verei isso, porque acredito na honra e no espírito dos bombeiros portugueses”, salientou.
Fonte: notícias.sapo

Transporte de Doentes Suspenso em Lisboa a Partir do dia 1 de Junho

Terminou à pouco a Assembleia Geral da Federação Bombeiros Distrito Lisboa que reuniu mais de 80% das Associações e Corpos de Bombeiros do Distrito, tendo sido aprovadas as seguintes propostas:

1 - Suspensão a partir de dia 1 de Junho de todo o transporte de doentes solicitado pelo Ministério da Saúde (ARS) face ao desastroso acordo que foi assinado entre o MS e a LBP.

2 - Realização de acção de protesto com viaturas de transporte de doentes em Lisboa, em data a designar pela Direcção da Federação.

3 - Voto de desconfiança ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses pelas desastrosas consequências das negociações com o Ministério da Saúde.

4 - Os Corpos de Bombeiros do Distrito não integrarão o DECIF 2012 a partir de dia 1 de Junho, se entretanto a situação fiscal referente aos bombeiros voluntários que simultaneamente têm vinculo laboral com as AHBV não for resolvida, isentando as comparticipações atribuídas pela ANPC (1.70€/hora) de IRS.

Estas são, em síntese, as principais conclusões e propostas aprovadas hoje na Assembleia Geral da Federação, que serão comunicadas de imediato ao Sr. Ministro da Administração Interna, Sr. Ministro da Saúde, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Fonte: Facebook de António Carvalho Presidente da Federação de Bombeiros de Lisboa

Tomada de Posição da ANPC face a Noticia da TSF/Crime

Uma peça da autoria do jornalista Amadeu Araújo, que a TSF hoje tornou pública, dá conta da existência de «jovens, sem formação específica, a tripular ambulâncias dos Corpos de Bombeiros, apesar da atividade estar vedada, por Lei, aos cadetes e estagiários», concretizando que «nas corporações do Barreiro, Dafundo, Fundão e Viseu essas situações foram detetadas» e que em Vila do Conde «os estagiários não só constam das escalas como assinam as folhas de presença, à semelhança dos cadetes».

Face a essas acusações, que carecem de cabal confirmação, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, serviço público que tem por missão, entre outros, tutelar a ação dos Corpos de Bombeiros do país, inspecionar a conformidade de toda a sua atividade operacional e pugnar pelo cumprimento dos regulamentos relativos ao quadro de pessoal, vem informar que até ao momento não recebeu nenhuma denúncia das práticas atrás referidas, e que por conseguinte vai endereçar um pedido de comprovação ao Presidente da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, a que se seguirá a ação inspetiva correspondente, se tal se justificar.
Fonte:ANPC

Engenho Pirotécnico Provoca Ferido Grave

Sabado, dia 26 de Maio, pouco antes das 16 horas, na freguesia de Cedovim, um engenho pirotécnico de pólvora, provavelmente despoletado de forma intencional, provocou queimaduras de 2º grau na face e membro superior numa criança de apenas 11 anos.

Segundo o relato de testemunhas, a criança estaria a brincar numa quelha próxima da habitação dos avós maternos quando sentiram o rebentamento e os gritos do menino.

O alerta, realizado pelo CODU do INEM, activava os Bombeiros de Foz Côa para uma situação de explosão numa habitação da referida freguesia, envolvendo 1 ferido com gravidade. A esta Associação, o Instituto que tutela a Emergência Médica requisitava apenas viaturas de Combate a Incêndios pois já havia meios de socorro pré-hospitalares a caminho do local por proximidade e tempo, bem como meios médicos diferenciados.

Após a primeira abordagem á vitima, realizada pelos Bombeiros de Penedono, esta foi encaminhada á periferia rural da freguesia, local encontrado pelos comandantes da aeronave do INEM para aterrar e onde foram realizados os primeiros tratamentos médicos e estabilização da criança em preparação para o voo.

No local estiveram presentes os Bombeiros de Foz Côa com 10 elementos e 3 viaturas de Combate a Incêndios, os Bombeiros de Penedono com 3 elementos e 1 Ambulância de Socorro, o Heli 3 do INEM sediado em Macedo de Cavaleiros e a GNR de Foz Côa com 1 patrulha e o Comandante de Posto que registou a ocorrência e apurou os factos ocorridos.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bombeiros de Bragança na OPA 2012 - IPB






Trabalhador morre nas obras da auto-estrada

morto_obras_auto_estrada.jpgUm trabalhador das obras da Auto-estrada Transmontana, morreu esta manhã. Foi atingido pela queda de cubo de cimento.

Aconteceu por volta das nove da manhã, perto de Sezulfe, nas proximidades de Macedo de Cavaleiros, mais concretamente no viaduto sobre a EN15. Um cubo de cimento de mais de 50 kg, que servia de calço para as vigas, na construção da uma ponte, enquanto a estrutura é betonada, ter-se-á desprendido e acabou por cair em cima de uma carrinha que passava no local naquele momento.

Lá dentro seguia um homem de 46 anos e que era o encarregado da obra a cargo da concessionária Soares da Costa.“Um funcionário da obra foi atingido mortalmente por um bloco de cimento que se desprendeu do tabuleiro da ponte atingindo o tejadilho do veículo provocando-lhe a morte”, explica o Tenente da GNR, Joni Ferreira, acrescentado que “o cubo faz parte da ligação entre o tabuleiro e o pilar e agora tentaremos apurar, em sede de inquérito, a causa da queda do cubo”.

Segundo informações recolhidas no local, o homem terá tido morte imediata. Na assistência à vítima estiveram os bombeiros de Macedo e a VMER.

No local está uma equipa da Autoridade para as Condições do Trabalho que vai agora elaborar um inquérito para apurar as causas do acidente.
Escrito por Onda Livre (CIR)
morto_obras_auto-estrada_1.jpg

Idoso morre em tiroteio em Moncorvo

Tiroteio em Moncorvo.Um homem morreu e outro ficou ferido depois de terem sido atingidos por vários tiros.Aconteceu na aldeia de Carvalhal cerca da meia-noite.Enteado e padrasto envolveram-se numa discussão por causa de dinheiro que acabou em tiros.

O mais novo terá começado a disparar atingindo o padrasto com três tiros. Para tentar acalmar os ânimos, o pai do atingido envolveu-se no caso e acabou alvejado com outros três tiros que se revelaram fatais.

“Foi na Quinta do Capitão, onde houve uma discussão familiar”, refere o Major Rui Pousa, da GNR de Bragança, acrescentado que um individuo de 32 anos alvejou, com uma pistola de calibre 6,35 mm, o padrasto de 52 anos e o pai do padrasto de 83 anos”. “Da contenda resultou a morte do senhor mais velho e ferimentos no mais novo” salienta. O Major Rui Pousa acrescenta que “o homem de 52 anos foi atingido na zona dos ombros e o outro foi na cabeça e no peito pois os tiros foram dados a curta distancia, quase à queima-roupa”.

O idoso ainda foi transportado pelos bombeiros de Moncorvo para a Urgência Básica de Vila Nova de Foz Côa mas acabou por falecer. Já o ferido foi transportado pela SIV de Mirandela para o Hospital de Bragança. Tem uma bala alojada junto à clavícula direita mas encontra-se livre de perigo.

Quanto ao alegado atirador foi detido pela GNR. O caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária.
Escrito por Brigantia





INEM recebe 59 chamadas falsas por dia

Todos os dias o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebe chamadas falsas que levam ao deslocamento desnecessário de profissionais e ambulâncias.

O ano passado foram 21.810 mil os telefonemas fictícios recebidos, o que dá 59 chamadas por dia, disse hoje o INEM.

"Em 2011 os CODU [Centros de Orientação de Doentes Urgentes] do INEM receberam 21.810 chamadas falsas, a que corresponderam 7634 saídas de ambulâncias, segundo estimativa do Instituto agora divulgada. Isto significa que todos os dias, a nível nacional, o INEM recebe 59 chamadas falsas", lê-se numa nota publicada no site do INEM.

No mesmo texto, o INEM alerta a população para a gravidade das chamadas falsas para o 112, que "são um gesto irrefletido e que poderá causar graves prejuízos na assistência a quem realmente necessita".

Em caso de emergência são disponibilizados os meios que estão mais perto, se essas ambulâncias estiverem ocupadas numa situação falsa, em caso de uma urgência verdadeira o socorro terá de ser prestado por outras equipas que estarão mais longe.

Um telefonema feito a brincar para o 112 provoca dificuldades na ajuda a quem de facto precisa e, por isso, para sensibilizar a população, o INEM divulgou hoje uma chamada falsa, na qual era relatada um suposto parto. Ao longo de quase quatro minutos, e de quatros ligações feitas, duas jovens simulam uma situação em que a mãe está a ter um bebé e apenas tem em casa os filhos menores.

O telefonema ocupou uma operadora do INEM e fez deslocar uma ambulância e uma mota de emergência.
Texto Carolina Reis (www.expresso.pt)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Governo alarga proteção social aos bombeiros voluntários

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou, esta quinta-feira, a aprovação de um conjunto de incentivos aos bombeiros voluntários, alargando a proteção social nas áreas da educação e saúde.

Os incentivos foram aprovados em Conselho de Ministros que introduziu uma alteração ao regime jurídico aplicável aos bombeiros portugueses no território continental, procedendo-se a reajustamentos no sentido de uma "mais eficaz proteção social e da harmonização de carreiras dos bombeiros".

Na conferência de imprensa, realizada no final da reunião de Conselho de Ministros, Miguel Macedo disse que o alargamento da proteção social aos bombeiros tem como objetivo incentivar o voluntariado, admitindo que em algumas zonas do país têm sido difícil atrair voluntários nos últimos anos.

Na área da educação, os bombeiros e seus descendentes que frequentam o ensino público e privado têm a possibilidade de reembolso de propinas.

Segundo o ministro, os bombeiros podem receber até ao montante igual ao salário mínimo nacional, enquanto os descendentes podem auferir até metade do salário mínimo nacional.

Miguel Macedo adiantou que vai ser criado no próximo ano um sistema de vigilância médica aos bombeiros.
"Os 30 mil bombeiros voluntários vão ter um acompanhamento médico adequado à especial função que desempenham no âmbito da proteção civil", sublinhou.

As alterações hoje aprovadas ao regime jurídico dos bombeiros permitem alargam dos 35 para os 45 anos a idade para aceder aos corpos de bombeiros voluntários e realizarem o estágio, acrescentou.

Miguel Macedo adiantou que os responsáveis pelos cargos de comando nos bombeiros vão ter uma carta de missão, na qual estão traçados os objetivos que têm que cumprir e no final das funções podem ser avaliados.

O ministro afirmou que o alargamento do apoio social aos bombeiros é feito ao abrigo do fundo de proteção social dos bombeiros, não existindo um reforço de verbas e sendo suficiente o montante que anualmente é transferido.

O fundo de proteção social dos bombeiros tem atualmente 1,4 milhões de euros e todos os anos a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) transfere verbas do programa permanente de cooperação para este fundo.

Este ano, a ANPC transferiu 502 mil euros.
Fonte:JN

Autoridades procuram idoso desparecido

Um idoso está desaparecido do Lar de Quintanilha, em Bragança.

As autoridades já estão no local a fazer buscas. O homem, de 88 anos, natural de S. Julião saiu da instituição ontem de manhã juntamente com mais três idosos.

Ter-se-á distanciado do grupo uma vez que não regressou ao lar à hora de almoço.As autoridades foram informadas cerca das 14H30 e as buscas estão a ser feitas pela GNR, GIPS, bombeiros e equipas cinotécnicas.

O perímetro de buscas foi alargado já esta manhã. Segundo a GNR, o idoso não sofria de qualquer doença mental.De recordar que este é o segundo caso de idosos desparecidos a registar este ano naquela instituição.

Em Fevereiro uma idosa com Alzheimer saiu do lar e desorientou-se. Acabou por ser encontrada a 150 matros do caminho que dá para o Parque do Colado, junto ao rio Maçãs.
Escrito por Brigantia

Fotos do Acidente Ocorrido Ontem Em Mirandela

Colisão frontal faz um morto e um ferido grave

Espanha: Todos os Veiculos de Emergência Vão utilizar Luz Azul

Era um problema ,para as equipas de emergência espanholas a proibição de utilização de luzes azuis para assinalar a marcha de emergência, que agora está ultrapassado.

O governo espanhol aprovou esta semana a lei que irá permitir a viaturas de Bombeiros e ambulâncias utilizarem a cor azul nos seus rotativos. A cor azul só era permitida para veículos de policia, tendo as viaturas de Bombeiros e ambulâncias cor laranja/amarela.

A cor utilizada até agora suscitava situação de confusão para alguns condutores, pois eram confundidos com veículos de limpeza, reboques ou até maquinas agrícolas.

Para isso a Comisión de Tráfico del Congreso aprovou uma proposta para diferenciar os veículos de emergência.

Segundo alguns forúns de discussão espanhóis, à muito tempo que esta medida estava a ser reivindicada pelas equipas de emergência e Bombeiros de Espanha.

Governo pretende usar desempregados na vigilância das florestas

O Governo pretende utilizar os desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) em acções de gestão e vigilância das florestas, anunciou hoje, no parlamento, o secretário de Estado da Administração Interna.

Filipe Lobo D'Ávila disse aos deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar que os ministérios da Economia, Agricultura e Administração Interna estão a ultimar um protocolo que visa a disponibilização de desempregados e beneficiários do RSI para a colaboração em determinadas tarefas de prevenção de incêndios florestais.

O secretário de Estado adiantou que o projecto é o retomar do modelo desenvolvido pelo anterior executivo socialista, pretendendo-se agora que exista um maior acompanhamento no desempenho das tarefas.

Filipe Lobo D'Ávila explicou que podem efectuar funções nos postos de vigia da responsabilidade da GNR e realizar acções de limpeza das florestas, ordenamento do território e gestão do combustível existente.

O deputado comunista Agostinho Lopes considerou os programas para desempregados e beneficiários do RSI «de mão-de-obra barata», adiantando que «não é claramente» de uma resposta destas que as florestas precisam.

O secretário de Estado esclareceu o deputado do PCP que estes programas têm uma base voluntária.

Na audição parlamentar, Filipe Lobo D'Ávila não excluiu a possibilidade de se tomarem «medidas excepcionais», durante o verão, no combate aos incêndios florestais, incluindo reforço de verbas, em caso de necessidade.

A esse propósito, adiantou que já existiram conversas com o Ministério das Finanças.

Destacou também que o dispositivo de combate a fogos florestais tem melhorado a sua resposta ao longo dos últimos anos.

«Não há falta de organização no dispositivo», disse, avançando que é necessário introduzir «alguns ajustamentos», que estão a ser estudados e que devem ser divulgados depois do Verão.

No entanto, manifestou «confiança absoluta» no dispositivo de combate a incêndios Florestais.

Sobre o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECFI) de 2012, o secretário de Estado disse que é «realista» e «o possível», tendo em conta as circunstâncias económicas que o país atravessa, além de ter destacado o reforço de meio aéreos e terrestres para a época mais crítica de fogos em relação ao ano passado.

Segundo o DECIF, a época mais crítica de incêndios florestais, a fase «Charlie», que começa a 1 de Julho e se prolongando até 30 de Setembro, envolve 9.327 operacionais, 1.310 viaturas, 44 meios aéreos e 237 postos de vigia.

O DECIF deste ano está orçado este ano em 70,2 milhões de euros, dos quais 45 milhões de euros são para os meios aéreos, 17 ME para despesas com pessoal, 1,7 ME para combustíveis e 6,5 ME para despesas extraordinárias.
Lusa/SOL

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Acidente em Mirandela faz vítima mortal

Um morto e dois feridos, um deles em estado grave, foi o resultado de um acidente de viação, envolvendo três viaturas, que se registou ao princípio da tarde, próximo da localidade de Eixes, na variante da estrada nacional 213 que liga Mirandela a Valpaços.

A vítima mortal é um funcionário da EDP, natural de Carrazeda de Ansiães mas a residir em Rio Tinto, que seguia numa viatura comercial da empresa, no sentido Mirandela/Valpaços, e foi embater frontalmente com um pesado de mercadorias, que circulava em sentido contrário, causando ferimentos com gravidade ao seu condutor e ferimentos ligeiros ao pendura. No acidente esteve ainda envolvida uma terceira viatura de transporte de animais, com dois ocupantes, que seguia atrás do pesado de mercadorias, vindo a embater na traseira deste, sem consequências para os dois ocupantes.

Para José João, condutor desta viatura, o sono ou distracção da vítima mortal são as possíveis causas deste acidente, dado que aconteceu numa descida e em plena recta.“O camião ia na minha frente e nem me apercebi que o carro ligeiro ia em contra-mão. Nem me apercebi de mais nada, só do estouro que aquilo deu. O camião travão e eu bati-lhe na traseira”, conta, acrescentando que o condutor do carro “devia ir com sono ou entretido”.

Também o comandante dos bombeiros de Mirandela fala em sono ou velocidade, como possíveis causas para a colisão.“Talvez tenha sido ou pouco de velocidade porque aqui dá para andar e é possível que depois de almoço tenha havido sono” refere Carlos Ricardo.

Para além da vítima mortal, há a registar um ferido grave que foi transportado de helicóptero para a unidade hospitalar de Bragança e um ferido ligeiro que devido a vários traumatismos, foi transportado pela ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) do INEM, também para o hospital de Bragança.

Estiveram envolvidas na prestação de socorro às vítimas, 12 bombeiros de Mirandela, com apoio de duas ambulâncias, um auto-comando e uma viatura de desencarceramento, para além da SIV e do helicóptero do INEM.
Escrito por Terra Quente (CIR)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Camião Perde Carga no IP4

Um camião de transporte de fardos de palha perdeu parte da carga durante a sua viagem.

O camião seguia, esta tarde pelas 17h45, no sentido Mirandela - Bragança quando subitamente perdeu alguma carga, junto ao cruzamento da Amendoeira.

O incidente não provocou ferimentos a nenhum utente da via, mas o causou algum congestionamento na via.

Bombeiros alertam para necessidade de reforço de meios no IC5

O comandante dos Bombeiros de Sendim, Miranda do Douro, alertou para a necessidade de alocar mais meios materiais e humanos para responder a eventuais acidentes rodoviários no traçado do IC5.

"São necessárias viaturas e outros equipamentos para fazer face a eventuais acidentes. As corporações de bombeiros não dispõem de veículos de desencarceramento rápidos e bem equipados para as exigências desta nova rodovia, que tem vários perigos escondidos", disse José Ramos, que é também delegado técnico da Federação dos Bombeiros do distrito de Bragança.

Segundo o comandante, as corporações de Bombeiros de Miranda do Douro, Sendim, Mogadouro ou Alfândega da Fé precisam de veículos de socorro capazes de responder eficazmente aos acidentes que possam surgir.

"Por aqui vão passar veículos pesados com cargas perigosas, sendo por isso preciso estar preparado, não só ao nível dos recursos humanos, mas também estar dotado de equipamentos operacionais que facilitem as missões de socorro", acrescentou.

O operacional dos bombeiros alertou para a necessidade de haver equipas de bombeiros 24 horas por dia devido aos perigos "escondidos" no traçado do IC5, principalmente no inverno, quando se verificam condições climatéricas adversas, como é caso da formação de gelo na via, nevoeiro ou chuvas fortes.

"As corporações já referidas têm uma equipa de pessoal permanente, mas só trabalham em horário normal. Por isso, seria importante arranjar uma unidade que, ao longo das 24 horas, estivesse em alerta para acudir a eventuais acidentes", concluiu José Campos.

O IC5 é um itinerário transversal que se desenvolve entre os distritos de Vila Real e Bragança, ligando Murça a Miranda do Douro, numa extensão aproximada de 132 quilómetros.
Fonte:RBA

Macedo com Incêndio e Acidentes

Tem sido um dia de actividade nos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros. Cerca das 4 da manhã, deflagrou um incêndio na aldeia de Bouzende, tendo as chamas consumido por completo uma habitação onde residia um homem de cerca de 70 anos. As operações de rescaldo prolongaram-se até as 8 horas da manhã. No local estiveram 7 Veículos e 20 Bombeiros.

Ás 6:35 da manhã, um novo pedido de ajuda agora para um acidente de viação no "Monte de Morais", junto à localidade de Sobreda, uma carrinha despistou-se e colidiu com vários sobreiros, apesar do aparato, a vitima sofreu ferimentos ligeiros!

Já as 14:15, um novo pedido de socorro para um acidente, junto ao cruzamento da "Florestal", mobilizou 10 Bombeiros, 4 Veículos e a VMER de apoio ao Heli3, havendo a necessidade de desencarcerar uma das vitimas. Deste acidente resultaram 2 Feridos...
Fonte:http://bombeirosmacedo.blogspot.pt/

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Bebé nasce em ambulância e sem assistência

Uma parturiente de Freixo de Espada à Cinta queixa-se de não ter tido assistência durante o nascimento da filha.

Acusa mesmo uma enfermeira do centro de saúde local de se ter recusado a acompanhá-la na ambulância por não receber horas extra. Tudo aconteceu a 30 de Abril, quando Ana Margarida recorreu à unidade de saúde da vila já com contracções.

Em declarações à SIC, conta que “chamaram a médica mas ela não foi, continuou a chamar os outros utentes e não me ligou. Puseram-me o soro, a enfermeira voltou a chamar a médica que se dirigiu a mim e me perguntou o que é que queria que me fizesse. Eu só respondi que chamasse a ambulância para ir embora”. O centro de saúde acabou por pedir uma ambulância de transporte de doentes à corporação de bombeiros de Freixo de Espada à Cinta para transportar a grávida para a maternidade de Bragança.No entanto, não teve qualquer apoio de um profissional de saúde.“Cheguei ao centro de saúde, vi que era uma grávida e perguntei se ia um enfermeiro mas disseram-me que não”, refere o bombeiro de serviço, Filipe Martins. Já a mãe da grávida, Maria Júlia, denuncia que “a enfermeira disse que não acompanhava a minha filha porque não lhe pagavam as horas extraordinárias”.

O pai da criança mostra-se indignado com a atitude da enfermeira.“Não teve brio profissional, não foi humana, não foi prestável e não dignificou a profissão que tem”, afirma Jorge Cairrão.

A criança acabou por nascer na viagem com a ajuda do pai e do bombeiro que revelam as dificuldades que sentiram.“Vi as coisas por um fio porque não havia assistência, nem meios nem condições. Só para ter uma ideia o cordão umbilical foi cortado com uma faca porque nem uma tesoura tínhamos” conta Jorge Cairrão. O bombeiro explica que “perguntei ao INEM se podia cortar com uma faca e eles autorizaram. Foi o que fiz”, conta Filipe Martins. O pai da criança acrescenta que “devia ter sido pedido o INEM e não a ambulância local porque não havia condições na ambulância para proceder a um parto”.Depois do parto já foi enviada uma ambulância do INEM para transportar a parturiente e a criança até à urgência Básica de Mogadouro, seguindo depois de helicóptero até Bragança.

Contactado pela Brigantia, o presidente do conselho de administração da ULS Nordeste diz que apesar de ainda não ter sido apresentada qualquer reclamação vai ser instaurado um processo de averiguações para apurar o que se passou.
Escrito por Brigantia

Bombeiros Deixam Transporte de Doentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) admitiu hoje que muitas das corporações podem abandonar o transporte não urgente de doentes, e responsabilizou o Ministério da Saúde pelo "iminente colapso" das associações de bombeiros.

"Esteve em cima da mesa, e foi levantado por alguns dos presidentes de federações, que nós devíamos abandonar totalmente o transporte de doentes não urgentes", disse à agência Lusa o presidente da LBP, Jaime Marta Soares.

A LBP realizou hoje, em Fátima, uma reunião com os presidentes das federações distritais dos bombeiros, para analisarem o novo regime de transporte não urgente de doentes, que deixou de ser exclusivo para as ambulâncias.

Jaime Soares adiantou que uma das questões discutidas na reunião foi o abandono deste tipo de transporte, uma vez que os concursos públicos para a realização deste serviço, previstos no novo regime, e as condições do novo regime levarão "à degradação e à falência das associações de corpos de bombeiros".

Segundo o presidente da LBP, os bombeiros vão procurar "formas de sustentabilidade para que as populações não fiquem ao abandono", mas o "colapso é iminente" e toda as estrutura poderá começar a "desmoronar", porque não fazem só transporte de doentes.

O transporte não urgente de doentes permitia que os bombeiros tivessem "um fundo de maneio, que dava alguns equilíbrios", e muito do pessoal ligado ao setor da saúde também atuava noutras áreas, nomeadamente no combate aos incêndios, disse.

"Isto é uma bola de neve que, de um momento para outro, pode fazer desmoronar muitas das associações e corpos de bombeiros", sustentou Jaime Soares. "Estamos muito preocupados. Foi isso que manifestámos".

A portaria que regula o transporte não urgente de doentes, publicada esta semana em Diário da Republica, cria a figura de veículo de transporte simples de doentes (VTSD), destinado a doentes não urgentes, cuja situação clínica não faz prever a necessidade de cuidados de saúde durante o transporte.

Segundo o diploma, o transporte não urgente de doentes vai passar a ser realizado em VTSD e ambulâncias, mas o recurso a este tipo de serviço tem de ser justificado pelo médico assistente.

Para o presidente da LBP, estas novas viaturas "não têm as condições adequadas para o transporte de doentes".
Fonte: DN

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Peregrinos Entregam Lembranças ao Comando

Foz Côa: Autocarro do Município ao Serviço das Escolas Arde por Completo

Ontem, quando os relógios marcavam as 17 horas e 52 minutos, o autocarro da Câmara Municipal de Foz Côa que se encontrava ao serviço das escolas havia pegado fogo com 9 pessoas no seu interior. Na sinuosa estrada municipal 607 e que liga o troço da E.N. 102 ás freguesias de Chãs e Santa Comba, "o autocarro foi abaixo e já não pegou mais" - Refere o motorista, funcionário do Município. "Nem tempo tive de tentar pô-lo a trabalhar, reparei logo que havia fumo a sair da zona do motor e só tive tempo de arrombar a porta com um pontapé e com a ajuda do vigilante da escola tirar os alunos para o exterior" - Conclui.

Após a retirada dos alunos para um local seguro, o motorista em questão ainda teve a destreza de tirar os 2 extintores que acompanham o veiculo de tentar extinguir aquilo que já eram labaredas visíveis, mas foi de todo impossível. Numa ultima tentativa, um outro motorista de outro autocarro que fazia o mesmo percurso utilizou o extintor, "mas já não havia nada a fazer. Ainda tentei abrir o capô mas o resultado foi uma queimadura de 1º grau" - relata o motorista.

Quando os Bombeiros chegaram ao local a viatura estava tomada por completo, limitando-se à extinção do incêndio com recurso a espumífero para debelar o mais rapidamente possível aquela enorme fonte de calor. Como consequência dessa ignição, o mato que ladeia a estrada acabou por se incendiar, sendo combatido á posteriori pelos Bombeiros de Mêda que também haviam sido enviados para o local. O trânsito, que chegou mesmo a estar cortado durante 1 hora, apenas retomou a sua normalidade de circulação pouco depois das 21 horas, altura em que se retirou do local os destroços do autocarro com recurso a um reboque pesado e uma maquina tipo "pá carregadora".

De referir e de salientar a destreza, coragem e reacção do motorista Marco Ferreira, também ele Bombeiro no Corpo de Bombeiros de Foz Côa com o posto de 1ª Classe, ao retirar do interior todos os miúdos que transportava consigo. Atitude digna de registo.

No teatro de operações estiveram presentes os Bombeiros de Foz Côa com 9 Bombeiros, apoiados por 2 viaturas de combate a incêndios e a ambulância de socorro do INEM; os Bombeiros de Mêda com 7 Bombeiros, apoiados por uma viatura de Combate a Incêndios e 1 Ambulância de Socorro e a G.N.R. de Foz Côa com uma patrulha e o Comandante de Posto que registou os factos e a ocorrência.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Atropelamento Duplo Faz dois Feridos

Ocorreu esta tarde pelas 13h50 um atropelamento de duas pessoas na Av. Sá Carneiro.

O acidente deu-se junto da passadeira em frente ao café viaduto, tendo uma viatura ligeira  todo terreno colhido 2 transeuntes.

As vitimas são do sexo feminino, com idades de 16 e  17 anos, tendo uma das vitimas sido projectada alguns metros para a frente da viatura, onde apresentava ferimentos vários. A outra vitima ter-se-a apercebido do acidente e ainda tentou desviar-se mas acabou por ser tocada pela viatura.

O acidente foi observado por bastantes populares que se encontravam nas esplanadas dos cafés em frente, que dizem que o jipe seguia em velocidade acima do permitido nas localidades.

Duas ambulâncias de socorro dos Bombeiros de Bragança deslocaram-se para o local, não havendo apoio diferenciado disponível.


Chuva e baixa de temperatura até segunda-feira

O Instituto de Meteorologia (IM) indicou hoje que a descida das temperaturas, em particular das máximas, e a ocorrência de precipitação deverão manter-se em Portugal Continental até à próxima segunda-feira.

O IM prevê uma descida acentuada da temperatura e a ocorrência de chuva a partir de quinta-feira, em especial nas regiões Norte e Centro.

Segundo o IM, a chuva vai cair inicialmente nas regiões Norte e Centro, estendendo-se depois, no domingo, ao Sul.

"Este cenário meteorológico com precipitação e valores baixos da temperatura do ar, deverá manter-se até dia 21", adianta o IM.

O meteorologista Ricardo Tavares, do IM, disse que as temperaturas vão descer, a partir de quinta-feira, cerca de 10º nas regiões do litoral Norte e Centro, caindo para valores próximos dos 20º de máxima.

Esta inversão no estado do tempo acontece uma semana depois de, na passada quinta-feira, se terem registado subidas de temperatura na ordem dos nove graus em alguns pontos do país, que chegaram a ultrapassar os 30 graus de máxima.

O Instituto de Meteorologia diz ainda que o tempo em Portugal Continental será condicionado, a partir de hoje à tarde, pela influência de uma massa de ar marítimo transportada na circulação de uma depressão centrada no Golfo da Biscaia.

Exemplo de Veiculo de Transporte Simples de Doentes (VTSD)

Cá está um bom exemplo dos novos VTSD que o governo autoriza para o transporte de doentes...

Liga lamenta 'rude golpe' para bombeiros e doentes

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses lamentou hoje a publicação em Diário da República da portaria que autoriza veículos de passageiros a transportar doentes não urgentes, considerando que é um "rude golpe" para bombeiros e utentes.

Em declarações à Agência Lusa, Jaime Marta Soares afirmou que «o que vier a acontecer será responsabilidade do Ministério da Saúde», defendendo que «os doentes merecem outro tratamento».

A portaria hoje publicada, que entra em vigor no dia 1 de Junho, cria a figura de veículo de transporte simples de doentes (VTSD), destinado a doentes não urgentes, cuja situação clínica não faz prever a necessidade de cuidados de saúde durante o transporte.

«Isso não é transporte de doentes, é meter os cidadãos de qualquer maneira em carros que se podem comprar em qualquer concessionário. E à chegada ao hospital, são levados às cavalitas ou metidos numa empilhadora? Não há comparação possível com o serviço de alta qualidade e especializado prestado pelos bombeiros», argumentou.

Jaime Marta Soares considerou que, com esta medida, o governo «economiza uns euros» mas sacrifica uma «parceria essencial» que, nos últimos anos, manteve com os bombeiros portugueses, que foram investindo em equipamentos e formação de recursos humanos.

«Infelizmente, o governo esqueceu-se disso tudo», e agora abriu a porta a que os doentes sejam transportados, «sem qualquer rigor e garantias de qualidade», reiterou.

Mesmo com muitas corporações «a vender equipamentos» e em situação de «falência técnica», os bombeiros «continuarão a fazer tudo, até a inventar, para servir as suas comunidades, porque nasceram a partir delas», salientou.

O Governo considera que, face às características apontadas, o VSTD tem associado «um custo mais reduzido para o SNS e também para os doentes que não beneficiem de transporte, com encargos, total ou parcialmente, cobertos pelo SNS».

O recurso a ambulâncias de transporte individual deve ser justificado pelo médico assistente, refere a portaria, adiantando que este regime já é praticado em diversos países europeus.
Lusa/SOL

Saiba com Identificar: Enfarte Agudo do Miocárdio

Suspeito de disparos no trânsito morre na cadeia

O alegado autor dos disparos que provocaram dois feridos graves num desentendimento de trânsito, em Bragança, foi encontrado morto na cela onde estava em prisão preventiva, disse à agência Lusa fonte dos Serviços Prisionais.

O corpo foi descoberto a meio da tarde desta quarta-feira no Estabelecimento Prisional de Bragança e as autoridades indicam como causa da morte enforcamento. Segundo a fonte, «não havia qualquer suspeita ou sinal» que fizesse prever este desfecho.

O arguido, de 66 anos, encontrava-se em prisão preventiva há menos de dois dias, depois de o Tribunal de Bragança lhe ter decretado a mais grave medida de coação, na segunda-feira. O indivíduo estava indiciado pelos crimes de homicídio qualificado na forma tentada e de posse de arma proibida, tendo sido detido poucas horas depois dos incidentes, registados na noite de sábado, no bairro da Coxa, em Bragança. De acordo com um comunicado emitido, naquela ocasião, pela diretoria Norte da Polícia Judiciária (PJ), o arguido ter-se-á desentendido com outro condutor «no âmbito da circulação estradal» e disparado a curta distância vários tiros de carabina que vieram a atingir gravemente a vítima. Após ter sido baleado, o condutor, de 39 anos, conseguiu, ainda segundo o relato da PJ, entrar no seu veículo, «onde voltou a ser alvo de mais disparos que provocaram o despiste e embate num contentor», o qual «foi projetado e atingiu uma mulher» que circulava, com outras pessoas, no passeio da rua onde ocorreram os factos. A mulher foi assistida na unidade hospitalar de Bragança e depois transferida de helicóptero para o Centro Hospitalar do Porto.

Segundo as autoridades, o condutor atingido «tinha, pelo menos, três perfurações de bala na zona abdominal e torácica» e foi submetido a uma intervenção cirúrgica na noite do ataque, no hospital de Bragança.

O suspeito da autoria dos disparos pôs-se em fuga, mas acabou por ser intercetado e detido, na mesma noite pela PSP, ajudada por uma testemunha que registou a matrícula do veículo em que se deslocava. As autoridades apreenderam a arma dos disparos, uma carabina com silenciador e com uma bolsa acoplada para recolha de invólucros deflagrados, bem como uma caçadeira e centenas de munições. O indivíduo era já conhecido das autoridades locais por outros episódios de violência.
fonte:tvi

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ambulâncias deixam de ter exclusividade no transporte de doentes

Depois de meses de acesas discussões, o Ministério da Saúde (MS) aprovou esta quarta-feira em portaria o novo regime relativo ao transporte não urgente.

O Governo garante a isenção de pagamento em situações de grave insuficiência económica e situação clínica que o justifique. Independentemente dos seus recursos, os doentes oncológicos e com insuficiência renal crónica com necessidade de tratamentos prolongados poderão pagar até um máximo 30 euros por mês.

Nas novas regras de transporte não urgente de doentes, o ministério retira exclusividade do transporte não urgente de doentes às ambulâncias e aos táxis, criando uma nova tipologia de veículo que passa a poder fazer este tipo de transporte. Estes véiculos poderão ser carrinhas até nove lugares com duas placas identificadoras, serão vistoriadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O motorista apenas terá de ter um curso de suporte básico de vida (primeiros socorros), no veículo terá de ser incluída “uma mala de primeira abordagem”, onde terão de constar uma máscara para ventilação, dez sacos para vómito e 50 luvas não esterilizadas. Nestes veículos não é permitida o transporte de doentes acamados, em macas e ou cadeiras de rodas.

Isenções previstas

Ficam isentos dos encargos com o transporte não urgente prescritos pelo médico os utentes em situação de insuficiência económica, correspondente a um rendimento médio mensal igual ou inferior a 628,83 euros, assim como situações clínicas, por exemplo, doentes com incapacidade igual ou superior a 60%, transplantados; insuficientes cardíacos e respiratórios graves; pessoas com perturbações visuais graves; com patologia do foro psiquiátrico; grávidas de risco; com doença infectocontagiosa que implique risco para a saúde pública; assim como doentes com cancro e insuficientes renais crónicos. Também o transporte para tratamentos de fisiatria é assegurado pelo Serviço Nacional de Saúde durante um período máximo de 120 dias.

Na portaria publicada, o ministério define ainda situações em que o doente tem de pagar uma parte do transporte, independentemente dos seus recursos, podendo ir até um máximo de 30 euros por mês. Aqui entram os doentes com cancro, insuficiências renais crónica e as pessoas em reabilitação em fase aguda com necessidade de tratamentos prolongados (que tenham que fazer pelo menos, oito deslocações num período de 30 dias).

Críticas dos bombeiros

A negociação deste regulamento não tem sido fácil, tendo em conta as dificuldades orçamentais – no memorando de entendimento acordado com a troika está previsto um corte de um terço da factura com o transporte não urgente de doentes, que ascendeu, em 2010, a 168 milhões de euros.

Os bombeiros integram o grupo de trabalho donde resultou a proposta de regulamento, até pelo peso que representam neste sector (há, pelo menos, 463 corporações a fazer transporte de doentes em todo o país), mas o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, não tem sido parco em críticas. À saída da última reunião do grupo de trabalho, Jaime Soares disse mesmo que as propostas da tutela para o transporte de doentes são “uma espécie de tudo ao molho e fé em Deus”.

O presidente da LBP defende que a introdução da nova tipologia de viaturas – “numa carrinha de nove lugares basta pôr um dístico a dizer transporte de doentes” – é inaceitável e avisa que os bombeiros arranjarão forma de protestar contra tal decisão, se for para a frente nestes moldes.
Fonte:Publico

Relatório denuncia "resultados medíocres" do sistema de saúde português

Portugal é o 25.º num ranking de 34 sistemas europeus de saúde. Pior do que nós, só os países de Leste. A crise já se traduz em "resultados medíocres" e tempos de espera demasiado longos.

Enquanto os outros países conseguiram melhorar o desempenho, apesar da crise económica e financeira, Portugal estagnou e desce quatro posições, desde 2009, no Índice de Assistência Médica Europeu da autoria da organização independente Health Consumer Powerhouse (HCP), sediada na Suécia. De acordo com o relatório ontem apresentado em Bruxelas, Portugal e Espanha são os únicos países em que "a crise afetou a assistência médica" e á tem impacto direto na qualidade do sistema de saúde.

Vinhais: Autarquia denuncia abandono e degradação de abrigos em Montesinho

A Câmara de Vinhais, no Nordeste Transmontano, denunciou hoje "a degradação e abandono" a que estão votados os abrigos de montanha do Parque Natural de Montesinho (PNM), reclamando a entrega às autarquias destes equipamentos turísticos.

O município liderado pelo socialista Américo Pereira aprovou, em reunião de câmara, uma moção a reclamar do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) medidas urgentes de salvaguarda deste património.

A autarquia defende, no documento, que o ICNB e, concretamente a direção do Parque Natural não têm "qualquer legitimidade para aplicar às populações as fortes sanções previstas no plano de ordenamento (da área protegida) o em vigor, quando o exemplo de preservação e conservação é o que se pode constatar".

Em causa está, segundo a moção, o abandono e consequente degradação das várias casas abrigo ou abrigos de montanha espalhadas pelo parque, que se estende pelos concelhos de Bragança e Vinhais.

Estes edifícios foram criados pela área protegida e tornaram-se emblemáticos para o turismo de natureza com uma procura que esgotava a lotação, sobretudo em épocas como a passagem de ano.

O documento aprovado na reunião de Câmara de Vinhais refere que "os abrigos de montanha, propriedade do ICNB, que durante anos responderam com dignidade e qualidade às necessidades dos turistas que visitavam o território, encontram-se agora, na sua maior parte, degradados e abandonados contrariando qualquer política de desenvolvimento turístico defendido pelas autarquias envolvidas, com vista ao desenvolvimento da região".

De forma a resolver uma situação "que se agrava de dia para dia e que em nada contribui para uma eficaz promoção do PNM", o executivo de Vinhais reclama "urgentemente, medidas de salvaguarda do património existente".

Estas medidas poderão passar, segundo alega, "pela entrega da exploração dos referidos imóveis às autarquias que manifestem interesse nesse sentido".

O autarca de Vinhais garante já ter feito diligências nesse sentido "mais que uma vez, não tendo sido obtida qualquer resposta até ao momento."

A Lusa tentou contactar vários organismos da tutela da área protegida sem sucesso, até ao momento.
HFI
Lusa Fotos:PFerro

Jaime Marta Soares Afirma que Bombeiros Voluntários Estão a Ser Postos ao Abandono

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, afirma que os bombeiros voluntários estão a ser postos ao abandono.

Em declarações à Antena1 no dia em que começa a segunda fase mais crítica de combate aos incêndios, Jaime Marta Soares traça um cenário negro para o voluntariado.

O dirigente da Liga dos Bombeiros afirma que estes homens e mulheres têm cada vez menos motivos para continuar a servir as populações de forma voluntária.
Fonte: RTP

Mais de 6000 Bombeiros Operacionais para a Fase Bravo

Nos primeiros quatro meses do ano, 10.160 fogos já consumiram 33.019 hectares de floresta.

A fase "Bravo" de combate a incêndios florestais começa hoje, com mais de seis mil bombeiros operacionais, num ano atípico em que a área ardida já é cinco vezes superior à registada no período homólogo de 2011. 

Durante a fase "Bravo", a segunda mais crítica no combate a incêndios, que se prolonga até 30 de Junho, vão estar operacionais 6.271 bombeiros, 1.577 veículos, 28 meios aéreos e 70 postos de vigia, segundo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para este ano. 

Os meios aéreos, da responsabilidade da Empresa de Meios Aéreos (EMA), vão aumentando ao longo da fase "Bravo", começando com sete até 31 de maio, aumentando então para 24, até 15 de Junho, chegando depois aos 28. 

O Ministério da Administração Interna (MAI) garante que, na fase "Bravo", a segunda de três que envolve um maior número de meios de combate aos fogos, haverá um reforço do dispositivo em relação a 2011, principalmente dos meios aéreos, que passam de 24 para 28. 

A época mais crítica de incêndios florestais, a fase "Charlie", começa a 1 de Julho, prolongando-se até 30 de Setembro, e envolve 9.327 operacionais, 1.310 viaturas, 44 meios aéreos e 237 postos de vigia. 

O último resumo estatístico provisório de dados de incêndios indica que, entre 1 de Janeiro e 30 de Abril, se registaram 10.160 fogos, cerca de quatro vezes mais do que no mesmo período de 2011, quando deflagraram 2.830. 

O relatório da Autoridade Florestal Nacional (AFN) refere que os fogos deflagraram sobretudo em Fevereiro (4.093) e Março (4.668), meses com mais fogos do que em agosto do ano passado (3.982). 
Fonte: RR