sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Bombeiros reclamam postos avançados do INEM nos quartéis das sedes de concelho
Protecção Civil pagou mais de 10 milhões de euros de despesas a bombeiros
ARS Norte confirma despedimentos
Silvano opõe-se a Marçoa na ULS
É preciso diferenciar o Alzheimer de outras doenças, revela revista
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Bombeiros Reclamam Postos Avançados do INEM nos Quartéis das Sedes de Concelho
Previsão Meteoiberia - Estado do Tempo até 08 de Janeiro de 2012
Vento fraco de Oeste (20 a 30km/h, mas moderado nas terras altas)
Bombeiros de Macedo de Cavaleiros respondem a Intoxicação por Monóxido de Carbono
Ao inicio da noite, os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros responderam a uma situação de intoxicação por monóxido de carbono na aldeia de Salselas.ULS já tem presidente escolhido
Bombeiros Perdem 5,2 Milhões
Adão Silva não gostou de declarações do presidente do INEM
Fora de tempo. É assim que Adão Silva, deputado do PSD pelo distrito de Bragança, classifica as declarações do presidente do INEM acerca do uso nocturno de três helicópteros sediados no Interior do país. Adão Silva sublinha que o meio aéreo colocado em Macedo de Cavaleiros é importante, e devia ser mantido tal como está. Por isso, não gostou do que ouviu do INEM.“As declarações do presidente do INEM foram muito inoportunas porque se trata de anunciar a suspensão de um serviço importantíssimo para as populações sem falar com ninguém” refere. “É uma decisão tipicamente inaceitável, daquelas que são tomadas em Lisboa sem olhar às circunstâncias reais” salienta.Adão Silva considera fundamental que o helicóptero se mantenha. Mas, mesmo assim, se for necessário parar com o serviço nocturno, é preciso pensar em alternativas.“Não pode ser de ânimo dele. Temos de ver quais são os meios que substituem” salienta. “Se os serviços forem encerrados na base do número de cidadãos que servem o interior do país fica sempre numa situação de empobrecimento” acrescenta. Beraldino garante helicóptero até final de Janeiro
O helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros vai continuar a fazer missões nocturnas, pelo menos, até finais de Janeiro.A garantia é deixada pelo presidente da câmara de Macedo. Beraldino Pinto diz que este serviço é uma mais-valia para toda a região e frisa que vai mover esforços para assegurar a sua manutenção na cidade. “A confirmação que eu tenho é que para o mês de Janeiro já estão feitas as escalas do pessoal do INEM e da empresa do helicóptero para assegurar as 24 horas de funcionamento” refere. “Mas a nossa expectativa é que a interrupção nocturna não se concretize porque é sempre uma diminuição da operacionalidade pois o helicóptero é uma mais-valia importante para as zonas mais distantes” acrescenta.Beraldino Pinto revela que amanhã vai reunir-se com os autarcas da região para debaterem esta e outras questões da área da saúde. “Vamos ter uma reunião de análise da situação e de propostas na área da saúde não só pela utilização do helicóptero mas também de recursos humanos que estamos a perder pela não renovação de contratos de trabalho” refere. Bombeiros Espalham Sal
Os Bombeiros de Macedo já iniciaram esse processo, na cidade e nas estradas do concelho de Macedo, a pedido da Câmara Municipal de Macedo.
Proteína instiga células que nos estimulam a ficar atentos
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Incêndio Urbano Destroi Cozinha de Restaurante
Despesas dos Incêndios Pagas até ao Fim do Ano
Corporações do Distrito de Bragança Contempladas com DAE
Bombeiros Reúnem com Ministério da Saúde Pela Primeira Vez
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) vai estar presente hoje, dia 28, às 15h00, na primeira reunião do grupo de trabalho criado a seu pedido pelo ministro da Saúde para debater com carácter de urgência o transporte de doentes não urgentes.Bombeiros Suspendem Transporte de Doentes Não Urgentes
As dez corporações de bombeiros de Sintra e Amadora anunciaram hoje a suspensão, a partir de 4 de janeiro, do serviço de transporte de doentes não urgentes contratado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.Síndrome do coração partido: 89% dos pacientes são mulheres
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Acidente em Vimioso Deixa 1 Encarcerado Devido ao Gelo na Estrada
Um morto em despiste junto a Moncorvo
Levar um “beijo” de seu cão não faz mal

INEM Pondera Limitar Operação dos Helicópteros
Bombeiros Voluntários da Cruz Verde de Vila Real Festejam o seu 121º Aniversário
sábado, 24 de dezembro de 2011
INEM: Chamadas abandonadas antes do atendimento baixaram

De acordo com Miguel Soares de Oliveira, em 2010 o número de chamadas desligadas antes de os profissionais do Instituo Nacional de Emergência Médica (INEM) atenderem e depois de encaminhadas pela polícia era de 61 mil.
Actualmente são 39 mil as chamadas desligadas antes do atendimento, sendo que no corrente ano diminuiu de 15 para sete segundos o tempo médio de atendimento.
"As pessoas desligam ao fim de sete segundos de espera", disse Miguel Soares de Oliveira.
Desde o ano passado que um sistema permite recuperar as chamadas desligadas, tendo por isso sido possível perceber que grande parte dessas chamadas abandonadas eram feitas para acrescentar dados sobre a ocorrência.
Os profissionais do INEM estão a demorar em média oito minutos a chegar ao local, quando "a literatura internacional permite até aos 15", disse.
Nos meios rurais o tempo é maior, situando-se nos 15 minutos, com a literatura internacional a permitir até 30.
Fonte: CM
Bebé sobreviveu a salto da mãe para a morte de um viaduto de 40 metros
Uma menina de 20 meses sobreviveu a uma queda de 40 metros de um viaduto da A24, junto a Vila Pouca de Aguiar.
Foi encontrada nos braços da mãe, que morreu, supostamente, ao atirar-se da ponte sobre a auto-estrada durante a madrugada.
Os vigilantes da concessionária da A24 encontraram o corpo de uma mulher de 34 anos agarrado a uma menina de 20 meses, na madrugada desta sexta-feira.
A mulher ter-se-á atirado numa zona de entrada naquela ponte, de uma altura de cerca de 40 metros.
O alerta chegou aos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar cerca das quatro horas da madrugada.
Ao chegaram ao local, a cerca de 40 metros abaixo do viaduto daquela autoestrada, que no ponto mais alto tem cerca de 100 metros, os voluntários encontraram a mãe já cadáver e a menina com ferimentos considerados ligeiros.
A menina partiu uma perna. Segundo o director clínico do Hospital de Vila Real, Eurico Gaspar, a menina se encontra-se em estado considerado "estável".
No entanto, segundo o responsável, devido à "violência do acidente", a criança vai ficar em "vigilância apertada" pelos menos nas próximas 24 horas.
fonte: JN
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Três mortos e sete feridos graves no primeiro dia da Operação Natal

Na mesma estrada, mas em Vimieiro, um choque frontal, às 6.35 horas, entre um pesado e um ciclomotor provocou a morte ao condutor deste.
Na auto-estrada 2, próximo de Aljustrel, um despiste de um ligeiro, seguido de capotamento, às 13.45 horas, acabou na morte da sua condutora e em ferimentos graves em outros quatro ocupantes.
O acidente, que poderá ter tido origem no excesso de velocidade, levou ao corte temporário do trânsito no local.
No patrulhamento das estradas, a GNR estará particularmente atenta ao controlo da velocidade, à habilitação legal para conduzir, à condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, bem como ao cumprimento das regras de trânsito.
Encerramento do Ano Internacional das Florestas 2011
Caçador ferido em Macedo de Cavaleiros
Um caçador ficou ontem gravemente ferido depois de ter sido atingido a tiro, ao final da tarde, na zona de Macedo de Cavaleiros. Berta Nunes preocupada com atraso da nomeação da ULS
A presidente da câmara de Alfândega da Fé está muito preocupada com o vazio directivo na Unidade Local de Saúde do Nordeste. A falta de respostas na questão das renovações de contractos a enfermeiros e auxiliares administrativos e na diminuição da qualidade de prestação de cuidados de saúde nos hospitais e centros de saúde do distrito de Bragança, levam Berta Nunes a considerar que é urgente a nomeação da nova administração da ULS do Nordeste. “Estou muito apreensiva até porque neste momento temos uma situação que ninguém resolve que é o problema dos contratos que estão a terminar e as pessoas estão a ficar em casa, como é o caso de enfermeiros, administrativos e auxiliares” refere, acrescentando que “parece que ninguém está capaz para resolver o problema. Isto está a aumentar o desemprego na nossa região e ao encerramento de alguns serviços”. “Eu acho que é urgentíssimo que se nomeie os responsáveis da ULS” considera.




