Um bombeiro da corporação de Bragança teve de ser evacuado esta tarde de helicóptero depois de se ter sentido mal durante o combate a um incêndio, em Paradinha de Outeiro, Bragança.
De acordo com o comandante dos bombeiros de Bragança, José Fernandes, foi o próprio helicóptero que ajudava a combater as chamas que procedeu à evacuação.
“Um dos nossos bombeiros que andava a combater o fogo sentiu-se mal, os colegas aperceberam-se que era uma situação com alguma gravidade. O meio que melhor tínhamos para o transportar ao hospital era o helicóptero, que parou o combate ao fogo, pois a vida está primeiro”, adiantou.
José Fernandes explica que, apesar de ser um helicóptero de combate a incêndios, neste caso deu para fazer o transporte do doente.
“O helicóptero está preparado, a não ser que seja para transportar uma pessoa em maca. Neste caso, ele veio sentado e estabilizado. Se tivéssemos de mobilizar uma ambulância, demorava seguramente uns 45 minutos a deixá-lo no hospital. Assim, foram cinco minutos”, garante.
Recorde-se que o bombeiro, de 25 anos, ajudava no combate às chamas de um incêndio em Paradinha de Outeiro, junto à fronteira com Espanha.
Este tem sido uma zona bastante afectada por incêndios este ano. Ainda ontem se registou um incêndio no mesmo local. José Fernandes admite que haja suspeitas sobre a origem de tantas ocorrências.
“Sim, há uns tempos disse que era o ‘Mistério da Paradinha’ e está a verificar-se agora. Mesmo os nossos vizinhos espanhóis estão a ter muitas ocorrências. Há ali uma série de aldeias ao correr da fronteira que nos tem dado muitas preocupações. A GNR tem conhecimento e está a fazer o seu trabalho.”
Este incêndio deflagrou pouco depois do meio-dia e a meio da tarde já mobilizava 36 homens, apoiados por oito viaturas.
Escrito por Brigantia
3 comentários:
Qual o estado de saúde em que se encontra?
As melhoras para o colega Transmontano.
Abraço.
João Pires.
B.V. Castelo Branco.
Hoje também um elemento dos GIPS ficou queimado com alguma gravidade!
Enviar um comentário