Foi um péssimo começo de semana nos Voluntários de Foz Côa. A velhinha ambulância de socorro deste corpo de Bombeiros e única afecta ao INEM como posto de reserva voltou a não responder convenientemente quando solicitada.
Desta feita não foi na saída para uma situação de emergência, mas sim na visualização diária da operacionalidade das viaturas, altura em que uma deficiência no motor de arranque deixou sem resposta o enfadonho motor.
Durante todo o dia o mecânico onde os Voluntários recorrem debruçou-se sobre a situação, entregando a viatura apenas no final do dia. Com 2 ambulâncias de transporte de doentes avariadas e parqueadas em oficinas e outras tantas em serviços de consulta, restava uma ambulância de transporte de doentes condigna, visto que a outra disponível e de ultimo recurso data de 1992 e possui uns admiráveis 900.000 km.
Com a adaptação da referida viatura a ambulância de socorro temporária, o resto do dia viveu-se com algum sobressalto, pois restava como missão a garantia de escoamento do serviço básico de urgência em situações clínicas preocupantes.
Os Soldados da Paz de Vila Nova de Foz Côa lutam pela aquisição de uma ambulância de socorro nova há mais de 5 anos. Todas as possibilidades têm vindo a ser esgotadas e/ou ignoradas por quem de direito e de responsabilidade. Durante todos estes anos, diversos ofícios foram enviados para o INEM e seus responsáveis, Ministério da Saúde, gabinete do Primeiro Ministro, Governador Civil, Município de Foz Côa, entre outros e todos, vergonhosamente, NÃO SE DIGNARAM SEQUER A DAR UMA RESPOSTA.
AO MENOS DIGAM NÃO!!!
Esta é a situação dramática que se vai vivendo, com os abnegados do costume e ao jeito bem português a fazer pão sem farinha, em que diariamente são obrigados a tripular uma viatura “treceiromundista” para defender uma casa, defender uma imagem e o mais importante, salvar e socorrer.
Pacientemente aguarda-se pelas últimas diligências feitas junto do Presidente do Município de Vila Nova de Foz Côa, Eng. Gustavo Duarte, com a esperança de que a breve prazo esta situação esteja resolvida e na vontade aqui manifestada de, juntamente com a inauguração das novas instalações dos Bombeiros para meados de Outubro, se lhes possa juntar outra garrafa de champanhe para derramar sobre a lápide de baptismo de uma nova ambulância de socorro.
Fonte:http://bombeirosdefozcoa.blogspot.com/
Acima estão algumas das ambulâncias do parque dos Bombeiros de Foz Côa. Dá para perceber a preocupação destes bombeiros, pela idade das viaturas disponiveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário