terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Frio vai manter-se por mais uma semana


Persistência de temperaturas baixas por tantos dias não é comum em Portugal.

Têm frio? Então preparem-se: as temperaturas vão manter-se baixas durante mais uma semana. A culpa, como sempre, é do anticiclone. Mas não é o dos Açores, mas sim um centro de altas pressões atmosféricas que estacionou mais ou menos sobre o Reino Unido e dali não arreda pé.

O anticiclone está a trazer ar seco e frio do Norte da Europa para o Sul. Com pouca humidade no ar, o termómetro varia mais ao longo do dia, descendo para valores muito baixos durante a noite. A situação vai-se manter, com algumas variações, pelo menos até ao dia 10 de Dezembro. Para esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas negativas ou próximas de zero no interior Norte e Centro.

Bragança, por exemplo, terá uma mínima de dois graus Celsius negativos. A máxima chegará aos 11 graus. Na Guarda, o termómetro irá variar menos, entre zero e seis graus. No Porto, estará entre quatro e 15 graus, em Lisboa entre cinco e 14 e em Faro entre nove e 17.

Apesar dos valores baixos, o país não está a enfrentar uma onda de frio, no sentido técnico do termo – ou seja, termómetros cinco graus abaixo da média, durante pelo menos seis dias consecutivos. O que torna a situação actual singular é o tempo que ela está a durar. “Não é por os valores serem muito baixos. O mais significativo é a sua persistência”, explica a meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA.

Mesmo sem onda de frio oficial, nas duas últimas semanas os termómetros registaram valores semelhantes a apenas 10% dos registados noutros meses de Novembro. Bragança teve, no mês passado, uma mínima de 5,2 graus negativos, Vila Real registou 1,5 graus negativos e o termómetro desceu abaixo de zero também em Castelo Branco (0,6 graus negativos) e Évora (0,3 graus negativos). A mínima em Lisboa em Novembro foi de 5,3 graus e no Porto de 2,1 graus.

A temperatura não diz tudo. Contando com o vento e a humidade, os portugueses têm enfrentado desde um “frio ligeiro” a um “frio elevado”, segundo o Índice Térmico Universal, uma das muitas formas de se calcular a sensação térmica, com base em dados como a temperatura, vento e humidade do ar. A reacção ao frio é, ela própria, distinta em diferentes pontos do país. “Por exemplo, a população de Bragança suporta melhor o frio do que a população de Lisboa”, refere uma nota de imprensa do IPMA.

Seja como for, nas previsões do IPMA, o frio está para ficar. “A situação está estacionária e vai continuar mais ou menos assim até ao dia 10”, afirma Ângela Lourenço. “Vai haver algumas oscilações, mas os dias vão ser muito semelhantes”.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda uma série de cuidados a ter em relação ao frio, em especial quanto aos riscos de se utilizarem lareiras e braseiras, sem adequada ventilação. A Protecção Civil chama também a atenção para a possibilidade de formação de gelo nas estradas.
fonte:publico

Sem comentários: