quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

"Então todos somos suspeitos", defende-se Xavier Viegas

O professor da Universidade de Coimbra Xavier Viegas defende-se das suspeitas levantadas pelo antigo diretor de formação da Escola Nacional de Bombeiros Joaquim Rebelo Marinho. Este estranha que o relatório sobre os acidentes com vítimas mortais nos incêndios deste verão aponte lacunas no treino dos bombeiros quando o autor do documento é Xavier Viegas, que dá formação nessa área. O especialista responde que, se assim é, todos somos suspeitos.

“Compete a quem levanta a suspeição esclarecer. O que eu posso dizer é que fui convidado pelo Governo a trabalhar neste assunto, dado o conhecimento que a minha equipa tem sobre estas matérias”, explica Xavier Viegas à Antena1.

O professor acrescenta que “se ter esses conhecimentos e utilizá-los para melhorar a formação dos bombeiros, e se esses conhecimentos são usados também para conhecer melhor a realidade e trazer à luz do dia os factos, se isto é suspeito, então todos somos suspeitos”.

Tal como a Antena1 noticiou no início deste mês, o inquérito assinado por Xavier Viegas aponta várias lacunas na formação dos bombeiros, que se traduzem na falta de conhecimentos básicos sobre o comportamento do fogo.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou no domingo que deverá divulgar ao longo desta segunda-feira o relatório. A Antena 1 sabe que só vai ser tornada pública a parte do relatório que diz respeito à análise global de resposta do dispositivo aos incêndios. A parte específica dos incêndios com vítimas mortais, caso a caso, não vai ser divulgada.
fonte:RTP

Sem comentários: