quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mais de metade dos médicos fizeram greve

Foi significativa a adesão ao primeiro dia da greve dos médicos na Unidade Local de Saúde do Nordeste.

Cerca de 64% dos clínicos aderiram à paralisação.Consultas e cirurgias programadas foram os serviços mais afectados. “Cerca de 79% das cirurgias programadas não foram realizadas e as consultas foi à volta dos 72%”, refere António Marçoa, presidente do conselho de administração da ULS. “Ao nível dos cuidados de saúde primários registou-se uma adesão ligeiramente mais baixa”, acrescenta, salientando que “há serviços que não foram afectados, como é o caso da urgência onde estão assegurados os serviços mínimos”.

Por causa desta greve dos médicos, muitos utentes ficaram sem consulta.“Só agora é que fui informada que não tinha consulta. Podiam ter avisado que não tinha vindo de tão longe”, refere Imperatriz Cunha. “Eu soube no fim-de-semana que ia haver greve hoje mas só hoje ao chegar aqui, confirmei a consulta e disseram-me que ainda não sabiam se o médico vinha ou não e agora é que se confirmou que não”, afirma Manuel Araújo.

O mesmo aconteceu a Justina Pião que ficou “com a consulta adiada por causa da greve. Eu sabia que havia mas só agora é que me disseram que o médico não vinha. Causa-me algum transtorno porque eu venho de Vinhais. Agora tenho voltar noutro dia”.Este foi o primeiro de dois dias de greve dos médicos.O protesto é promovido por dois sindicatos e apoiado pela Ordem.
Na base deste protesto estão 20 reivindicações dos clínicos, sendo a mais polémica o fim do concurso de aquisição de serviços médicos.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: