segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Freixo: Câmara vai colocar enfermeiro na UCC para compensar encerramento de SAP

A câmara de Freixo de Espada à Cinta (PS) e a Misericórdia local vão unir esforços para “acautelar” os serviços de emergência médica no concelho, na sequência do encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP).

O anúncio foi feito ontem, perante uma plateia composta por mais de 150 pessoas, que se juntaram no auditório municipal de Freixo de Espada à Cinta para ouvir as propostas da autarquia com vista à resolução dos problemas decorrentes do encerramento do SAP no período noturno.

O presidente da câmara e também provedor da Misericórdia, José Santos, avançou que não pode ficar de braços cruzados, quando o seu concelho, um dos mais afastados da capital de distrito (Bragança), enfrenta a falta de um SAP. “O nosso dever é informar as pessoas das soluções que têm ao seu dispor para se poderem socorrer em caso de doença ou emergência médica,” explicou o autarca.

Uma das soluções apresentadas passa por colocar um enfermeiro “em regime de permanência no período da noite” na Unidade de Cuidados Continuados (UCC), “o qual terá como missão fazer a triagem, prestar cuidados médicos e acompanhar os doentes graves para os serviços de urgências mais próximos”.

No entanto, José Santos lembrou o papel “determinante” no socorro e auxílio à população prestado pelo pessoal afeto ao Posto de Emergência Medica do INEM sedeado naquela vila desde o início de fevereiro.
“Durante a viagem para os serviços de urgência médica, o enfermeiro estará em contacto permanente com os médicos do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), para melhor fazer uma avaliação do estado do doente”, alertou o autarca, durante a sessão de esclarecimento.

O autarca e provedor afiançou ainda que a UCC de Freixo de Espada à Cinta “nunca” fechará as portas “a quem necessite de cuidados médicos”, durante a ausência da ambulância do INEM e do enfermeiro de serviço”.

A equipa médica da UCC de Freixo de Espada à Cinta é composta por dois médicos, doze enfermeiros, aos quais se junta mais um profissional de saúde, que será contratado ao abrigo do protocolo hoje anunciado.

“Este apoio poderá ser uma mais valia nos períodos do Natal, Páscoa e verão, alturas em que a população local triplica”, constatou José Santos.

Porém, o autarca socialista garantiu que continuará “a bater-se” pela melhoria dos cuidados de saúde, no seu concelho, apesar das propostas apresentadas.
Fonte RBA

Sem comentários: