quarta-feira, 7 de abril de 2010

Urgências devem ficar abertas até à conclusão de estradas

O presidente da federação de Bragança do PS, Mota Andrade, reafirmou esta terça-feira que o atendimento nocturno deve manter-se nos centros de saúde do distrito até estarem concluídas as novas estradas em execução na região.

«Não me passa pela cabeça que enquanto não estejam concluídos o IP2, o IC5 e a auto-estrada (Transmontana) os centros de saúde encerrem definitivamente à noite», disse o responsável socialista, em declarações à agência Lusa.

Mota Andrade, que é também o único deputado do PS por Bragança na Assembleia da República, reiterou desta forma a posição que já tinha defendido há um ano sobre a reorganização dos serviços de saúde neste distrito.

Esta «garantia» de Mota Andrade é reafirmada depois das dúvidas levantadas na região relativamente ao funcionamento, durante a noite, dos centros de saúde com a chegada, na semana passada, do prometido helicóptero do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).
Este distrito tem beneficiado de um regime de excepção que, depois do encerramento do SAP (Serviço de Atendimento Permanente) tem permitido a nove centros de saúde permanecerem abertos durante a noite com um enfermeiro, um administrativo e um médico à chamada telefónica.

Este regime provisório de excepção foi criado tendo em conta a dispersão geográfica da população e vigoraria por apenas um ano, mas já se prolonga há três. O presidente da federação socialista defendeu que deverá vigorar, pelo menos durante cerca de mais dois anos - até ao final de 2011 - a data prevista para a conclusão das novas estradas.
Fonte: Diário IOL

Sem comentários: