quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ministra garante SAP no distrito de Bragança

Para já, não vão encerrar Serviços de Atendimento Permanente no distrito de Bragança. Com a chegada do helicóptero do INEM a Macedo de Cavaleiros, alguns autarcas temeram que isso levasse ao encerramento dos centros de saúde durante a noite.

Mas hoje, durante uma vista ao heliporto de Macedo, a ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu que nenhum SAP vai fechar no distrito de Bragança.

“O que estamos a criar com o helicóptero são cuidados de emergência. Não estamos a falar em horários de centros de saúde”, sublinhou. “Este meio foi criado este mês, vamos ver como as coisas funcionam e, a seu tempo, serão analisadas as condições como as coisas estão a correr e depois logo se verá”, referiu. Por isso, “neste momento não está nada em causa com encerramento ou alteração dos horários de funcionamento”.

Neste momento, o Helicóptero de Suporte Avançado de Vida tem dificuldades para operar devido à inexistência de heliportos.

Caberá agora aos municípios da região facilitar um local onde o helicóptero possa aterrar e levantar em segurança.

“Obviamente que um helicóptero pressupõe uma base em que possa pousar. Tem esta em Macedo mas tem de ir aos locais”, referiu a ministra, dizendo que “era bom que todos os concelhos pudessem ter um espaço com condições para a chegada do helicóptero pois melhorava as condições para o transporte”.

Mas o presidente do INEM, Abílio Gomes, diz que ainda não há um estudo sobre as necessidades de pistas para o helicóptero.

Mas deixou um apelo aos autarcas no sentido de avançarem o mais depressa possível com helipistas.

“Outro aspecto importante é criar novas helipistas. São estruturas que não se comparam em complexidade com a que temos aqui, que é uma base médica com outros critérios de exigência. Uma helipista é apenas um local pavimentado onde as aeronaves possam pousar e levantar, com iluminação nocturna, nem que seja accionada a partir do helicóptero”, explicou. “Todas as autarquias têm interesse em que os seus cidadãos estejam mais próximos do socorro.”

No distrito de Bragança ainda não se sabe quantos heliportos poderão surgir e em que localidades.

Desde o dia 1 de Abril, o helicóptero do INEM tem funcionado, em média uma vez por dia.
Já teve 13 saídas, oito delas de intervenção primária.
Escrito por CIR

Sem comentários: