segunda-feira, 12 de abril de 2010

Conheça Peniche, local do Acampamento Nacional da Juvebombeiro

Peniche é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Oeste, com cerca de 15 600 habitantes (Censo de 2001).
É sede de um município com o mesmo nome que tem 77,55 km² de área e 28 615 habitantes (2008[1]), subdividido em 6 freguesias: Ajuda, Conceição e São Pedro (freguesias em que se divide a cidade) e Ferrel, Atouguia da Baleia e Serra d'El Rei, na zona mais rural.
O município é limitado a leste pelo município de Óbidos, a sul pela Lourinhã e limitado a Oeste e a Norte pelo Oceano Atlântico.
A povoação foi elevada a vila em 1609 e a cidade a 1 de Fevereiro de 1988.

A cidade de Peniche está implantada numa península com cerca de dez quilómetros de perímetro criada por um tômbolo. O extremo ocidental da península é o Cabo Carvoeiro. A costa, que tem aspectos surpreendentes e deslumbrantes, é formada por imponentes rochedos, extensas e belas praias de banhos. A oeste da península de Peniche, no meio do Atlântico, ergue-se o arquipélago da Berlenga.
O concelho de Peniche possui uma longa e rica História. Foi sucessivamente ocupado por populações que, ontem como hoje, fizeram da pesca e da agricultura as suas principais actividades económicas.
A sua especificidade geo-morfológica, insular/peninsular, parece ter moldado e condicionado, de um ponto de vista sócio-económico e cultural, as populações que ao longo dos tempos ocuparam este território, permitindo simultaneamente que o concelho de Peniche fosse palco de importantes acontecimentos históricos de índole nacional e internacional.
Peniche tem praias que chegam a atingir vários quilómetros. O seu ponto mais ocidental é o Cabo Carvoeiro. A oeste do Cabo Carvoeiro, a cerca de 11 milhas, situa-se o arquipélago das Berlengas. Este arquipélago é hoje uma reserva natural onde se encontram espécies raras de flora, aves e peixes.
Durante muitos anos, a principal actividade económica deste concelho foi a pesca. O Porto de Peniche, que se encontra situado na costa sul da península, é um dos principais portos de pesca portugueses.
Encontra-se actualmente em estudo a hipótese de existirem fontes de energia não renovável nas águas de Peniche, sendo provável a exploração de petróleo dentro de poucos anos ao largo da costa.

Sem comentários: