Devem arrancar na próxima semana as obras nos cruzamentos de Quintela de Lampaças e do Azibo, no IP4.
A intervenção está a cargo da empresa concessionária da via, a Auto-estradas XXI, e surge na sequência dos acidentes mortais no cruzamento de Vale de Nogueira, no início do ano.
Esse cruzamento da IP4 já sofreu uma intervenção, com a colocação de mais sinalização e o impedimento de atravessamento da via.
Agora é a vez dos cruzamentos de Quintela de Lampaças e Azibo que, segundo o Governador Civil de Bragança, vão ver reduzidas as faixas de rodagem e a velocidade permitida.
“Vai ser feito por estrangulamentos de vias. No nó de Quintela passa a ter apenas uma faixa de rodagem, com redução de velocidade para 70km/h. Cria-se mais visibilidade porque saem os divisores de faixas em cimento e colocam-se mecos” explica, acrescentando que no nó do Azibo “é feita a mesma coisa”.
No entanto, ao contrário do que aconteceu em Vale de Nogueira, em que foi impedido o atravessamento do IP4 pelos veículos que circulam na Estrada Nacional 15, no Azibo vai ser permitido. “É um cruzamento um pouco mais complicado porque há várias saídas e entradas, mas com a redução de velocidade e com o novo sistema de divisão dos separadores vai alterar o comportamento dos condutores” afirma.
Mas a principal alteração aos dois cruzamentos será mesmo a retirada dos separadores centrais de cimento.
Jorge Gomes não teme que isso possa comprometer a segurança dos automobilistas. “A segurança nunca é comprometida se as pessoas cumprirem as regras” salienta.
As obras nos dois cruzamentos devem começar na próxima semana.
Escrito por Brigantia
A intervenção está a cargo da empresa concessionária da via, a Auto-estradas XXI, e surge na sequência dos acidentes mortais no cruzamento de Vale de Nogueira, no início do ano.
Esse cruzamento da IP4 já sofreu uma intervenção, com a colocação de mais sinalização e o impedimento de atravessamento da via.
Agora é a vez dos cruzamentos de Quintela de Lampaças e Azibo que, segundo o Governador Civil de Bragança, vão ver reduzidas as faixas de rodagem e a velocidade permitida.
“Vai ser feito por estrangulamentos de vias. No nó de Quintela passa a ter apenas uma faixa de rodagem, com redução de velocidade para 70km/h. Cria-se mais visibilidade porque saem os divisores de faixas em cimento e colocam-se mecos” explica, acrescentando que no nó do Azibo “é feita a mesma coisa”.
No entanto, ao contrário do que aconteceu em Vale de Nogueira, em que foi impedido o atravessamento do IP4 pelos veículos que circulam na Estrada Nacional 15, no Azibo vai ser permitido. “É um cruzamento um pouco mais complicado porque há várias saídas e entradas, mas com a redução de velocidade e com o novo sistema de divisão dos separadores vai alterar o comportamento dos condutores” afirma.
Mas a principal alteração aos dois cruzamentos será mesmo a retirada dos separadores centrais de cimento.
Jorge Gomes não teme que isso possa comprometer a segurança dos automobilistas. “A segurança nunca é comprometida se as pessoas cumprirem as regras” salienta.
As obras nos dois cruzamentos devem começar na próxima semana.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário