segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bombeiros Negam Argumentos dos Taxistas Sobre Transporte de Doentes Não Urgentes


O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, rebate o argumento das associações que representam os taxistas de que a transferência do transporte de doentes não urgentes para as corporações de bombeiros vai deixar o transporte mais caro para o Estado e para os utentes. 

“As exigências que fazem não correspondem à verdade. Dizem que fica mais barato e eu afirmo que é mentira, porque se em determinada hora do dia podem fazer preços mais baixos, a determinada hora da noite fazem custos muito superiores. Calculando esses dois valores fica mais caro”, afirma à Antena1. 

Jaime Marta Soares sublinha que cada um deve restringir-se às suas tarefas, porque os bombeiros não são taxistas: “Os taxistas devem fazer o trabalho que lhes compete ou então façam empresas de transporte de doentes”. 

“Se aos bombeiros é exigido certificados e alvarás nas ambulâncias para transportar doentes como é que viaturas que não têm certificado de transporte de doentes, não têm ninguém com curso, querem estar em pé de igualdade com o transporte de doentes”, questiona. 

Cerca de 4 mil taxistas de todo o país são esperados esta manhã em Lisboa para uma marcha lenta contra as alterações no transporte de doentes não urgentes. As associações do setor contestam a transferência deste serviço para as corporações de bombeiros.
Fonte: RTP

Médico reanima pacientes 'mortos' há horas


Médico britânico está a surpreender a comunidade científica com um livro onde defende que é possível reanimar pessoas mortas há várias horas.

O médico britânico Sam Parnia, garante que é possível reanimar pacientes mesmo que o seu coração tenha deixado de bater há cinco horas.

Em declarações à BBC, o médico explica que a sua técnica assenta na aplicação mais prolongada e eficiente de técnicas de reanimação cardiopulmonar e oxigenação do sangue às quais acrescenta uma terapia de arrefecimento do corpo.

Segundo o médico, que editou recentemente o livro ‘Erasing Death’ (‘Apagando a Morte’, em português), o cérebro humano não morre assim que deixa de receber oxigénio, o que acontece é que entra num estado de hibernação para impedir a sua degradação.

Para ajudar o cérebro nesta ação protetiva, o médico sugere uma técnica que arrefece o corpo abaixo dos 32 graus Celcius, causando um fenómeno de hipotermia "que atrasa a deterioração do cérebro " e que pode garantir recuperações impressionantes.

O médico defende que a reanimação cardiopulmonar deve ser prolongada o máximo de tempo e deve ser aliada ao recurso a máquinas de oxigenação por membrana extra-corporal que reforçam o oxigénio do sangue, em conjunto com a hipotermia provocada, para proteger o cérebro de lesões.

Um destes ‘milagres’ é uma mulher japonesa que recuperou depois de três horas ‘morta’. No seu livro, Sam Parnia refere o exemplo desta mulher que, após horas de técnicas de reanimação, despertou alcançando uma recuperação total.

As experiências de ‘quase-morte’ relatadas por pacientes provam, diz Sam Parnia, que a atividade cerebral continua após a morte clínica. 

O médico está agora a liderar uma investigação internacional, financiada por instituições britânicas, para perceber melhor o significado desta fase de atividade cerebral.
fonte: CM

NOVA ORGÂNICA DA AUTORIDADE DE PROTEÇÃO CIVIL CRIA CINCO AGRUPAMENTOS DISTRITAIS PARA OPERAÇÕES DE SOCORRO


A nova orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que prevê a criação de cinco agrupamentos distritais de operações de socorro para garantir uma maior «eficiência e eficácia operacional» na resposta a situações de emergência de grandes proporções, foi aprovada no Conselho de Ministros de 26 de abril.

Estes agrupamentos vão substituir os anteriores comandos distritais previstos até agora no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), refletindo - de acordo com o comunicado emitido no final da reunião - «um modelo mais ajustado à realidade territorial e facilitador de uma operacionalidade mais eficiente».

«Norte, Centro Norte, Centro Sul, Sul e Algarve» serão as designações dos novos agrupamentos distritais; cada um deles irá abarcar mais do que um distrito e será dirigido por um comandante operacional do agrupamento, que fará a ligação com o comandante operacional nacional.

O comunicado refere também que a nova Lei Orgânica da ANPC prevê uma «estrutura orgânica mais flexível e com processos de decisão mais expeditos, libertando recursos que permitem uma resposta mais eficiente aos desafios diários e à prevenção de acidentes graves e catástrofes».

Estas mudanças possibilitarão também o reforço do Comando Nacional de Operações de Socorro e assim «aproveitar efeitos de escala e sinergia na capacidade de coordenação e controlo».

Será ainda criada a Direção Nacional de Meios Aéreos, que irá integrar as competências da EMA, Empresa de Meios Aéreos, atualmente em processo de extinção.

Durante a conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, destacou o facto da nova Lei Orgânica da ANPC prever a redução «de 85 para 73» cargos dirigentes, o que corresponde a uma diminuição dos custos na ordem dos 13%.

No âmbito da Proteção Civil, o Conselho de Ministros procedeu ainda à «adaptação do novo modelo de organização operacional do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, tendo por base, ao nível operativo, o princípio do comando e estratégia únicos, independentemente da respetiva dependência hierárquica e funcional».
fonte:http://www.portugal.gov.pt/

Bombeiros voluntários deixam os quartéis para emigrar

No distrito de Vila Real, no último ano, 143 soldados da paz deixaram o país, à procura de melhores condições de vida. O combate aos fogos florestais pode estar em risco. Associações humanitárias do distrito procuram soluções.

A crise económica e a falta de oportunidades de trabalho em Portugal está a levar muitos bombeiros voluntários a deixar os quartéis e procurar novas oportunidades de vida no estrangeiro. 

Só no distrito de Vila Real, das 27 corporações existentes saíram 143 voluntários no último ano. 

O problema preocupa o presidente da Federação Distrital de Bombeiros do distrito, até porque há corporações em que a baixa é de 15 elementos. 

“Era este pessoal que estava mais mais liberto para o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais [DECIF 2013] e estamos a antever que nos vá complicar o combate aos incêndios florestais”, refere à Renascença Fernando Queiroga. 

“A saída de um número cada vez maior de portugueses para o estrangeiro” e, neste caso, de bombeiros “tende a agravar-se nos próximos tempos”, salienta, exemplificando com a situação que se vive na corporação de Boticas, onde é presidente de direcção. 

“Há elementos que já vieram falar comigo e estão na iminência de sair”. É natural, diz, “têm os encargos no final do mês, os empréstimos para pagar, os filhos na universidade e não têm emprego, têm de tratar da vida”. 

As associações humanitárias do distrito estão a dialogar entre si, no sentido de minimizar o problema, e algumas estão já a fazer angariação de novos elementos. “Mas estes novos elementos não estão em condições de tomar as rédeas deste serviço", acrescenta Fernando Queiroga, admitindo que a solução mais imediata pode passar por “fazer vários turnos com os mesmos elementos”. 

“Uma coisa é certa”, assegura o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real: “Vamos assegurar as funções que nos concederam”.
fonte:RR

Saiba o que acontece se for autuado e não tiver dinheiro para pagar a multa


Um condutor sem meios financeiros para pagar deve informar o agente. Este retém o título de condução e os documentos do veículo, caso pertença ao infrator, e passa uma guia para conduzir. 

Preste atenção à validade do documento e vá pedindo a renovação, na polícia, enquanto não receber notícias da ANSR sobre a conclusão do processo.

Se o valor mínimo da coima for superior a 204 euros, pode pedir o pagamento fracionado àquela autoridade. 

O montante será repartido em prestações mensais a partir de 50 euros e pago, no máximo, durante um ano.

O mais seguro é, claro, cumprir à risca as regras da estrada. No caso de ser autuado e entender que a situação é injusta, apresente os seus argumentos por escrito. 

Se tiver razão, além de proteger a carteira, evita acumular infrações no cadastro. Não se esqueça de que a condenação por três infrações muito graves ou cinco graves a muito graves, num período de cinco anos, implica a cassação da carta de condução. 

Consequências: o infrator fica impedido de conduzir durante dois anos e tem de sujeitar-se a novo exame de condução, depois de passar por uma inspeção médica e um exame psicológico. O exame tem de ser requerido ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. 

Não é necessário inscrever-se numa escola de condução, mas é obrigado a pagar taxas num valor total de 100 euros.
por:FIRESHELTER52

sábado, 27 de abril de 2013

Última Hora: Acidente no IP4 Faz 9 Vítimas

Um acidente ocorrido pelas 17h05 durante o dia de hoje, 27 de Abril, fez 9 feridos.

O acidente multi-vitimas ocorreu no IP4, numa zona de obras, junto à aldeia de Paço de Mós. 3 viaturas ligeiras envolveram-se num choque em cadeia. A origem do acidente está a ser investigada, mas os indícios no local indicam um abrandamento de marcha de dois carros, pelo motivo de um outro que vinha em sentido contrario fora da sua faixa, tendo sido abalroados pela traseira pela terceira viatura envolvida no choque.

No primeiro carro seguiam 5 pessoas com idades entre os 8 e os 70 anos, no segundo carro seguiam 3 pessoas com idades compreendidas entre os 17 e os 40 anos e no terceiro seguia apenas o condutor, que ficou com ferimentos graves ao nível do abdómen. Resultaram ao todo 8 feridos ligeiros e 1 grave.

As vitimas foram rapidamente assistidas pela ambulância INEM dos Bombeiros de Macedo que se encontrava de retorno de um transporte para Bragança. Também estiveram no local, casualmente, mas dando apoio aos sinistrados o Comandante dos Bombeiros de Vila Flor e um Chefe da mesma corporação.

Para o local foram ativadas 4 ambulâncias do Corpo de Bombeiros de Bragança, um veiculo ligeiro de desencarceramento, por ativação do CDOS foi enviado também o VSAE de Macedo de Cavaleiros, mas este não chegou a ser necessário. Estiveram envolvidos 18 operacionais de Bragança e Macedo de Cavaleiros. A VMER de Bragança também esteve no local a dar apoio. Foi necessário os Bombeiros fazerem corte de via nos dois sentidos durante uma hora.

As vitimas foram transportadas nas ambulâncias de Bragança e Macedo para a Urgência do Hospital de Bragança. 

Durante os trabalhos de finalização das operações de socorro uma forte nevada abateu-se sobre o local durante alguns momentos.




sexta-feira, 26 de abril de 2013

VMER DE BRAGANÇA SOFRE ACIDENTE

A  VMER de Bragança sofreu um acidente esta tarde pelas 18h00 junto a Lagarelhos, concelho de Vinhais.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação seguia para uma ocorrência, quando subitamente o rebentamento de um pneu provocou o despiste da viatura. Esta acabou por ir contra o muro de um terreno e  ficou imobilizada nesse terreno.

A enfermeira e o médico, pertencentes ao Hospital de Bragança, que seguiam na viatura conseguiram sair pelos seus próprios meios apesar dos ferimentos. A enfermeira que conduzia a viatura foi evacuada para Vila Real numa ambulância dos Bombeiros de Vinhais. O médico foi evacuado de helicóptero, também para Vila Real, pois era o que apresentava mais queixas.

Segundo informações não oficiais, médico e enfermeira já se bem, apesar de se encontrarem em observação no serviço de urgência.

Os acidentados foram socorridos pelos Bombeiros de Vinhais e pelo Helicóptero de Macedo.


Carro Entre Por Passeio Adentro e Atropela Homem em Bragança



Um homem de cerca de 65 anos foi colhido esta manhã por um carro que irrompeu por um passeio adentro junto à Estação de Camionagem de Bragança.


Tudo aconteceu pelas 09h30 na Rua Cláudia Mesquita Rosa, junto ao Armazém dos "Marcolinos". Um carro vindo com alguma velocidade, segundo os populares que se aperceberam do sinistro, sai da via, entra pelo passeio adentro e atravessa a via dos peões, tendo primeiro colhido um homem e depois ido embater contra um carro que estava estacionado.

O peão foi colhido pela frente da viatura e embateu violentamente com a cabeça contra o pará-brisas do carro, tendo-o partido, e foi projectado cerca de 15 metros para o meio da estrada. A vitima ficou inconsciente em decúbito ventral no meio da estrada, indiciando outros transeuntes a pensar que o mesmo estaria morto. Acabou por recuperar a consciência ainda antes da chegada dos Bombeiros.

Os Bombeiros de Bragança activaram para o local uma ambulância de socorro e um veiculo de apoio. 5 operacionais estiveram envolvidos no socorro do homem, que foi imobilizado e transportado para o Hospital de Bragança, considerado ferido grave.

O condutor do carro infractor  de cerca de 30 anos, visivelmente alterado psiquicamante, manteve-se no local aguardando a chegada da PSP, que tomou conta da ocorrência, pelo atropelamento e embate que causou danos em mais 2 viaturas. Este acabou por ser conduzido pela PSP ao Hospital de Bragança para analises ao sangue.



Violência na SAB de Bragança: Agressões e Facadas à Porta do Nerba

Já o recinto onde decorre a Semana Académica de Bragança estava a ser "varrido" dos seus últimos visitantes, quando grupos de jovens se envolveram em vários desacatos, tudo à porta do Nerba, em Bragança.

Os Bombeiros de Bragança foram chamados pelas 06h45 ao Alto das Cantarias com 3 ambulâncias para socorrer agressores e agredidos.


O caso que ficou registado pelas autoridades envolvia um pequeno grupo de estudantes e jovens brigantinos, tendo alguns sido agredidos com uma navalha. Um dos agredidos, estudante do IPB, ao ver a navalha na mão de um jovem natural da cidade tentou retirar-lhe a navalha, tendo ficado cortado na mão. A mesma navalha acabou por fazer mais cortes, e desapareceu. Tão depressa os agressores eram agredidos, com os agredidos passavam a agressores.


Seguidamente uma serie de murros e pontapés necessitou a intervenção dos seguranças do recinto, que acabaram por se separar e foram identificados pela PSP de Bragança. 

Outros jovens continuaram mais umas investidas pelas ruas do Alto das Cantarias, sem se perceber ao certo o que se passava, ou qual a origem das brigas.

4 jovens, com idades entre os 20 e os 25 anos, foram transportados ao Hospital de Bragança, pelos Bombeiros de Bragança, com ferimentos ligeiros, mas com muitas equimoses. 

Álcool, mau feitio e falta de sensatez terão estado na origem mais óbvia dos desacatos. A rápida intervenção dos seguranças do recinto, dos Bombeiros e da PSP evitou que um fenómeno de massas, interpelado pela violência, tivesse consequências mais graves. ´

Já no ano passado se havia ocorrido um episódio semelhante entre jovens, mas com consequências mais graves. 

Bombeiros de Bragança Fazem Prevenção Na Semana Académica de Bragança

Os Bombeiros de Bragança são a única entidade de socorro que faz prevenção ao espectáculo  no decorrer da Semana Académica de Bragança.

No pavilhão onde decorrem os espectáculos musicais, que pode receber até 10000 pessoas, está instalada uma tenda de campanha que serve para a triagem e prestação de primeiros socorros. Essa tenda está equipada com material de avaliação parâmetros vitais, imobilização e trauma, transporte e apoio.

Os casos mais graves são encaminhados para o Hospital de Bragança numa das ambulâncias que se mantêm no local.

As equipas de socorristas são compostas, na sua maioria por voluntários, e chegam a ser compostas por 10 elementos ao dia. Iniciam prevenção pelas 00h00 até às 06h00.

Os casos mais comuns recebidos no posto de primeiros socorros são casos de etílismo, doenças súbitas, pequenos traumatismos ou apenas uma palavra simpática. Os casos graves são despachados para a urgência hospitalar.

Os Bombeiros de Bragança já prestam este serviço à Associação Académica de Bragança há mais de 10 anos.


IP2 cortado até 15 de Junho


ip2.jpg
O IP2 vai continuar cortado ao trânsito até 15 de Junho, entre os nós de Bornes e da Trindade.

Inicialmente estava previsto o corte ao tráfego até ao dia de hoje, mas agora prolonga-se até meados de Junho.

Recordo que, a chuva que caiu na região, danificou a passagem hidráulica e motivou a instabilidade de um talude no itinerário principal, que liga os distritos de Bragança e da Guarda. Esta situação obrigou a Ascendi, a concessionária do IP2, à reparação da via e consequente interdição, numa extensão total de 10 quilómetros.

O trânsito está a ser desviado pela Estrada Nacional 102.

A via está cortada desde 10 de Abril, e segundo a concessionária do IP2, vai prolongar-se até 15 de Junho.
Escrito por Onda Livre (CIR)

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Colisão de Moto Faz Um Ferido em Bragança


Ocorreu esta tarde pelas 18h10 uma colisão entre uma moto e um carro ligeiro.


O palco do acidente foi a EN 103, ao Km 1 ainda dentro da zona urbana da cidade de Bragança.


A colisão deu-se quando aparentemente o veiculo ligeiro tentou entrar para o acesso de uma casa, vindo o motociclo no sentido contrario e acabou por apanhar o veiculo ligeiro na sua lateral. O motociclista saiu projetado cerca de 20 metros, tendo ainda embatido com o corpo no carro. 


A vitima foi prontamente socorrida, imediatamente a seguir ao embate pelo Adjt de Comando dos Bombeiros de Bragança, Paulo Gonçalves, que passava no local e presenciou o embate, fazendo a primeira abordagem ao ferido. A colisão provocou ferimentos aparentemente ligeiros no motociclista, sendo mais evidentes num membro superior. 


Para o local foram enviados uma ambulância de socorro dos Bombeiros de Bragança e um veiculo de desencarceramento e apoio. A vitima foi assistida e imobilizada no local. Foi posteriormente transportada para a Urgência do Hospital de Bragança.




Momentos de reflexão…


josé brásQuando decidi aceitar mais esta aventura, fi-lo por “amor a uma causa”. Afinal, quem foi bombeiro, mesmo não estando no ativo, sê-lo-á sempre e para sempre! Este “bichinho altruísta”, de entrega aos outros, segue-nos, persegue-nos, pega-se à roupa e por mais que queiramos, não nos larga. A partir de hoje, contará o leitor com uma visão atenta de alguém que, por fora do “sistema”, se encontra sempre vigilante a uma organização que nunca se demite das suas funções.
Nesta primeira crónica, julguei importante abordar dois vocábulos sempre presentes na vida dos bombeiros: altruísmo e prevenção.

Desenganem-se aqueles que pensam que os bombeiros são altruístas, disponíveis à população apenas e só nos meses quentes de Verão. Na verdade, raros são os meios de comunicação social que, fora dessa época nevrálgica e extenuante, elogiam e noticiam as virtudes destes homens e mulheres que disponibilizam o seu tempo em favor daqueles que necessitam. Por esse motivo, decidi trazer aqui um exemplo de como a força de vontade de alguns se transforma na satisfação de muitos.

A Juvebombeiro do distrito de Bragança meteu “mãos à obra” e entregou cerca de duas toneladas de alimentos e roupas à Cáritas Diocesana, na sequência de uma campanha de solidariedade levada a cabo durante o mês de Março. Esta ação irá ajudar cerca de 150 famílias carenciadas daquele distrito. Congratulo-me com esta forma de contribuir para o bem público! Presumo mesmo que nunca os ideais de “altruísmo” e “prevenção” andaram tão justapostos como nesta atividade meritória. Decerto, estes jovens bombeiros, sem se importarem em conhecer os reais destinatários, contribuíram para uma Páscoa mais agradável, contribuindo para a prevenção de casos de extrema pobreza na região.

Na verdade, os bombeiros habituaram-se desde cedo a ouvir a palavra “prevenção” e a saber que, muitas vezes, a vida de cada um deles depende da correta aplicação que dela se faz. Prevenir equivale a dizer que, por detrás dessa ação, existe uma planificação adequada, uma espécie de antevisão do que irá acontecer, de modo a evitar “males maiores”.
Vem este tema à liça por estarmos à porta de mais uma campanha de combate a incêndios florestais. Todos os anos, o mesmo ritual: páginas de texto e emissões televisivas a transbordar de números, de siglas que poucos entendem, de análises comparativas… Está instalado o circo mediático em torno de um flagelo que, em cada ano, se pretende menor, sem produzir “demasiados estragos” quer em bens, quer em vidas humanas.

O relatório da FAO, denominado “O Estado das Florestas do Mediterrâneo 2013”, adianta que em Portugal ocorreu, entre 2006 e 2010, o maior número de incêndios florestais, arderam 344.710 hectares, dos quais 112.636 hectares correspondem a espaços florestais, significando que Portugal é o país que relata o maior número de fogos. Sublinha igualmente que Portugal apresenta a maior área ardida em 2010 com 127.891 hectares. A FAO diz também que metade dos incêndios florestais em Portugal tem origem desconhecida e a outra metade divide-se em negligência ou acidental. O mesmo relatório alerta para a necessidade das regiões do Mediterrâneo melhorarem o conhecimento e a informação sobre as causas dos incêndios e realizarem mais investigações depois dos fogos, tal como a Comissão Europeia tinha sugerido em 2011. A FAO refere ainda no relatório que o fogo é uma das causas da degradação florestal na região do Mediterrâneo.

Este ano foi já apresentado o Dispositivo Especial de Combate a Incêndio Florestal e, acreditando nos números divulgados, o combate a incêndios florestais vai custar 78,5 milhões de euros (ME), o que reflete um aumento de quase cinco por cento em relação ao ano passado, correspondendo a mais quatro milhões de euros. Demasiado dinheiro – digo eu, que sou apenas e só um atento “bombeiro” a estas questões – destinado ao combate. E a prevenção, pergunto eu? Quantos milhões foram gastos nesse sector? Alguém se lembrou da limpeza de matas? Da abertura e manutenção de caminhos rurais, de aceiros, de pontos de água? De dinamizar outros projetos que promovam a proteção ambiental e, simultaneamente, colaborem na dinamização da economia nacional? Não me parece…
Para avivar a memória dos mais esquecidos, até porque a idade não perdoa, relembro que, em Agosto de 2010, foi apresentado na Guarda, com pompa e circunstância, o projeto denominado Self-Prevention, que visava a prevenção de incêndios com recurso à reintrodução de 150 000 cabeças de gado caprino e ainda o “desenvolvimento económico e rural” das zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca. Na altura, referiu-se que “a ideia é fazer com que os animais atuem como “limpadores naturais” dos campos agrícolas abandonados, deixando livres de vegetação zonas de potencial perigo de incêndio”.

Confesso que gostei da ideia, aliar a prevenção de incêndios ao desenvolvimento económico regional. Contudo, parafraseando um velho ditado, “a montanha pariu um rato”. Um ano depois da apresentação do projeto, afirmava-se estar atrasado o processo de repovoamento das zonas raianas com gado caprino para prevenção de incêndios devido a questões burocráticas. Passados dois anos, o “Self-Prevention”, um projecto ibérico orçado em 48 milhões de euros, acabara por não arrancar em Portugal por falta de verbas. Mas não faltava só dinheiro. Não existe, na maior parte do território, a área mínima necessária porque é necessário, no mínimo, uma área de 200 hectares [de terrenos públicos] para este tipo de projecto. Em Espanha, porém, a falta de espaço não foi um obstáculo. Robleda, em Salamanca, é o único local na Península Ibérica onde o projecto chegou a avançar, no ano passado, com a introdução de 200 cabras em 53 hectares.

Honra seja feita: em Portugal, a Associação Aguiarfloresta está a implementar um projecto-piloto de pastoreio dirigido, com um rebanho de 50 cabras que vai pastorear uma área de 90 hectares no Planalto de Jales, utilizado para a gestão da vegetação e, assim, reduzir os riscos de incêndios florestais.
Confesso que já não entendo nada de nada! Pede-se a todos moderação, contribuição para o bem público, sobretudo num tempo de aperto “troikiano” e esquecem-se projetos que poderiam beneficiar regiões já por si votadas ao esquecimento. Será que ninguém se lembrou de planificar um projeto correta e assertivamente? Alguém se lembrou de colaborar no desenvolvimento económico e social de regiões desfavorecidas? Parece que não!
Razão para afirmar “Bem prega Frei Tomás: fazei aquilo que ele diz, não façais aquilo que ele faz”! A mudança de mentalidade deve começar no topo da pirâmide mas, por vezes, o rio Lethes (Rio do Esquecimento) é atravessado por alguns ilustres deste País, perdendo-se assim oportunidades de desenvolvimento. Fico satisfeito por ainda existirem homens que refletem nas suas atitudes, antes de as colocarem ao serviço dos outros. A bem de todos e para todos!

José Brás
Ex-Comandante; professor
fonte:bombeiros.pt

Vila Real: Jovens têm nova subcoordenadora


Sara Avelino, estagiária nos Voluntários de Mondim de Basto assumiu, recentemente, as funções de subcoordenadora distrital de Vila Real, depois de ter sido contactada pelo coordenador distrital Rui Dinis. 

Este novo elemento da comissão distrital realça que tem projetos para a JuveBombeiro de Vila Real dos quais se destaca a página web já disponí-vel em http://juvebombeirovr.wix.com/juvebombeirovila-real, e ainda uma inciativa social assente na recolha de bens de primeira necessidade.

Integram a equipa de Sara Avelino André Borges, Daniela Carvalho e Nuno Sá, em representação dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar e Mondim de Basto.

“Chegámos com ideias e queremos trabalhar. Para isso contamos com a ajuda de todos os bombeiros do distrito”, anuncia a nova subcoordenadora da “juve”.
fonte:JBP

Novos órgãos sociais na ENB: José Ferreira é novo presidente


A assembleia-geral da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) realizada no passado dia 16 de Abril escolheu os novos órgãos sociais da instituição.

José Ferreira, até agora vogal do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), foi eleito novo presidente da direção da ENB. Para vogais do mesmo órgão foram escolhidos, Vítor Reis, até ao momento adjunto de comando dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, e Susana Silva, que cessa agora funções como diretora nacional de bombeiros.

A assembleia geral vai ser presidida por Álvaro Guerreiro, antigo dirigente da LBP e actual presidente da assembleia-geral dos Bombeiros Voluntários da Guarda, coadjuvado por Abel Ramos (ANPC) e José Campos, comandante dos Bombeiros Voluntários da Lixa e membro do conselho consultivo da LBP.

O Conselho Fiscal será constituído por José Pereira (ANPC), Joaquim Povoas, dos Bombeiros Voluntário dos Carvalhos e membro do Conselho Fiscal da LBP, e Teodósio Carrilho, presidente da Federação de Bombeiros do Algarve e membro do conselho executivo da LBP.
fonte:JBP

Apresentação DECIF 2013

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aviso Oficial - Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança

Pessoa Colectiva de Utilidade Pública
NIPC 501 386 246
Conservatória Registo Comercial de Bragança n.º1/940103


AVISO

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança, torna público que se encontra aberto procedimento concursal para concessão da exploração de um Restaurante/ Cafetaria nos Bombeiros Voluntários de Bragança.

O período de concessão é válido pelo período de dois anos, com início na data da adjudicação, considerando-se prorrogado por períodos de um ano, se o concessionário não receber da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança até ao dia 30 abril de cada ano, qualquer comunicação por escrito, da denúncia da concessão.

 A renda mínima mensal aceite será de 500,00 € (Quinhentos euros) devendo o concorrente selecionado, entregar a título de pagamento antecipado e de caução, o valor correspondente a três meses de renda.
O período de laboração do Restaurante deverá estar obrigatoriamente assegurado aos Sábados e Domingos à hora de almoço.

Também é responsabilidade do concorrente selecionado o pagamento da luz e do gás.
As propostas serão apresentadas até às 17:00h do dia 10 de maio de 2013, pelos concorrentes ou pelos seus representantes na sede social desta Associação, na Rua Dr. Manuel Bento n.º 2, 5300-167 Bragança, ou remetidas pelo correio, sob registo e Aviso de Recepção, sendo o concorrente neste caso o único responsável pelo atraso que porventura se verifique, não podendo apresentar qualquer reclamação na hipótese de a entrada da proposta se verificar já depois de esgotado o prazo de entrega.

São requisitos obrigatórios para a candidatura ao presente procedimento concursal os seguintes: O concorrente deverá encontrar-se colectado para o exercício de atividade comercial a título individual ou societário; deverá ter a sua situação integralmente regularizada perante as autoridades tributárias, mediante exibição da correspondente Declaração de Não Divida. Ao adjudicatário será exigida a apresentação dos mencionados documentos, no prazo de 5 dias úteis após a respetiva notificação. 

O critério que preside à adjudicação é o da proposta de melhor preço de renda mensal para a entidade adjudicante.

Em igualdade de circunstâncias relativas às propostas apresentadas, será dada preferência à proposta apresentada por um elemento pertencente ao Corpo de Bombeiros desta Associação.

O ato público terá lugar, pelas 18:00h do dia 10 de maio, na sede desta Associação, podendo os concorrentes estar presentes se assim o desejarem.

Os documentos que constituem a proposta serão encerrados em invólucro opaco e fechado, em cujo rosto se escreverá a palavra Proposta, o nome ou a denominação social do concorrente e a designação do concurso

Bragança, 23 de Abril de 2013.

O PRESIDENTE DA DIRECÇÃO 

   ____________________________________
    Doutor Rui Fernando Rodrigues Correia 

Condições Para a Realização de Queimas

Não deixe que a sua queima se torne numa imagem destas.
Queimas e queimadas necessitam de ser encaradas de uma forma especial, com estreita vigilância e o cumprimento das normas de segurança.
 
É proibido acender fogueiras nas ruas, praças e mais lugares públicos das povoações, bem como a menos de 30 m de quaisquer construções e a menos de 300 m de bosques, matas, lenhas, searas, palhas, depósitos de substâncias susceptíveis de arder e, independentemente da distância, sempre que deva prever-se risco de incêndio.


CONDIÇÕES TÉCNICAS EXIGIDAS PARA A REALIZAÇÃO DE QUEIMAS

-Observar as condições meteorológicas, velocidade e direcção do vento e a temperatura ambiente;

-Só poderão ser realizadas caso o risco de incêndio no concelho seja igual ou inferior moderado.

-Dividir o combustível, de modo a queimar poucas quantidades de uma só vez.

-Criar aceiros na zona contígua.

-Manter sempre durante a queima vigilância permanente, abandonar o local somente quando exista a certeza de que dai não surja reacendimento.

-Efectuar queima preferencialmente na parte da manhã por volta das 7:00horas.

-Não deixar a queima a arder durante a noite e madrugada.


As queimas de sobrantes não carecem de licenciamento, no entanto devem ser observadas as condições técnicas atrás mencionadas e ter em atenção que:

Deve-de informar os Bombeiros da localização da queima que pretende realizar, tipo de matéria a queimar e quantidade.

Muita atenção: é proibida a queima de plásticos, borracha e/ou produtos tóxicos que não resultantes de sobrantes de exploração, tais como lixos alimentares ou outros produtos, as multas podem ascender aos 6000 euros.

Antes de efectuar a queima deve ligar para os Bombeiros de Bragança: 273 300 210 ou para o numero 117.

ULS do Nordeste com taxa de infecções hospitares inferior à média nacional


criancashospital.jpg
A Unidade Local de Saúde do Nordeste assinalou, ontem, o Dia Europeu de Prevenção e Controlo da Infecção, com acções para as crianças do ensino básico.


Os mais pequenos aprenderam a importância da lavagem das mãos, para a prevenção de doenças.
A coordenadora da Comissão de Controlo de Infecção da ULS, Graça Pombo, não tem dúvidas que os mais pequenos vão passar a mensagem.

As crianças aprenderam a lição e garantem que vão redobrar os cuidados de higiene com as mãos.
Estes conselhos contribuem para a prevenção de doenças. E nos hospitais podem salvar vidas. Em Bragança, a ULS do Nordeste tem um plano para controlar infecções, que, segundo Graça Pombo, tem contribuído para que as unidades de saúde da região estejam abaixo da média nacional no que toca a infecções hospitalares.

A ULS do Nordeste a apostar na prevenção das infecções hospitalares.
Escrito por Brigantia

Outlet nos Bombeiros de Bragança

O Corpo de Bombeiros de Bragança informa que o seguinte cartaz, exposto em vários pontos da cidade de Bragança, nada tem a ver com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança.

Com a devida autorização do Presidente da A.H.B.V.B. aproveitamos para informar que a referência do "Mercado Outlet" aos "Bombeiros Voluntários" apenas tem a ver com a localização deste evento.

Os responsáveis deste evento realizaram um contrato de aluguer , a preço tabelado, com a A.H.B.V.B. para a utilização do salão multi-usos, disponível para ser alugado por qualquer pessoa singular ou colectiva e para qualquer ocasião a que este esteja adaptado, à semelhança de qualquer outro evento já realizado neste local.

Assim sendo, e para dar informação a questões já levantadas, informa-se que não existe qualquer outra relação dos Bombeiros com este evento.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Tomada de Posse do novo Diretor Nacional de Bombeiros


Tomou posse ontem, 22 de abril, como Diretor Nacional de Bombeiros da ANPC, o Eng.º Pedro Lopes, que anteriormente exerceu funções no Instituto Nacional de Emergência Médica.

Mestre em Segurança aos Incêndios Urbanos, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), frequenta presentemente o doutoramento em Engenharia de Segurança ao Incêndio, no departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. 

O Eng.º Pedro Lopes desempenhou anteriormente as funções de Inspetor Regional Adjunto, Inspetor Regional da Região Centro e Inspetor Superior Adjunto, no extinto Serviço Nacional de Bombeiros, e de Vice-presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. Foi, posteriormente, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica. Exerceu ainda funções nos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) onde desenvolveu a sua atividade técnica na elaboração de Medidas de Autoproteção e Segurança Contra Incêndios em diversos edifícios.

Ao longo do seu percurso profissional recebeu diversos louvores e condecorações, com destaque para o Crachá de Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses.
fonte:prociv

Previsão Meteoiberia.com- Aviso Não Oficial - Frio fora de época até 03 de Maio 2013


Segue então o estado de tempo para próxima fase de Quarto Minguante (neste momento está na fase de Lua Cheia), onde espero que o general Inverno arrefeça os ânimos da sua Primavera, em especial  a Norte do Tejo a partir do FDS (26/28) e durante início da próxima semana, no entanto após 03/04 de Maio espero alguma estabilidade e aumento das temperaturas mas não por muito tempo…

Assim, no próximo período iremos assistir a uma alteração do padrão atmosférico, mas com pouca instabilidade, onde predominarão os aguaceiros fracos e mais frequentes a Norte do Douro, no entanto será acompanhada por uma descida acentuada das temperaturas (entre 8-10ºC) e que podem influenciar a possível queda de neve acima dos 800m nas regiões mencionadas.

Esta brusca alteração nas temperaturas irá influenciar negativamente o comportamento vegetativo das plantas, que ficarão mais vulneráveis aos elementos e, dada a época do ano com a  actual rebentação e floração de muitas culturas o risco associado é elevado, mas veremos uma vez que serão 4/5 dias onde existem condições favoráveis ao surgimento de doenças devido ao vento Norte e temperaturas baixas.
De assinalar, uma descida acentuada das temperaturas e algum vento do quadrante Norte ajudar à frescura fora da época, com uma sensação térmica de frio desagradável.

Resumindo, Frio e alguma humidade e muita frescura devido ao vento, mais numas regiões do que noutras e mais intensos nuns dias dos que noutros. Depois o regresso do Sol e alguma estabilidade que será de curta duração.

Assim iremos ter:

Dia 24 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território. No entanto a partir da tarde poderá ficar temporariamente muito nublado. 
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 11ºC   14 a 26ºC
Vento moderado de Nordeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 50km nas terras altas)

Dia 25 – 5ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território. No entanto a partir da tarde poderá ficar temporariamente muito nublado. 
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 11ºC   12 a 25ºC
Vento moderado de Nordeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 50km nas terras altas)

Dia 26 – 6ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território. No entanto a partir da tarde poderá ficar temporariamente muito nublado. Espera-se ainda uma descida acentuada das temperaturas para o fim do dia.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 11ºC   12 a 22ºC
Vento moderado de Norte (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 50km nas terras altas)

Dia 27 – Sábado 
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu muito nublado em todo o território com a probabilidade de aguaceiros fracos e mais frequentes no interior Norte, que poderão ser de neve acima dos 700m a Norte do Douro e nos pontos mais altos da serra da Estrela. Espera-se ainda uma descida acentuada das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
00 a 09ºC   05 a 14ºC
Vento moderado de Norte (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 50km nas terras altas)

Dia 28 – Domingo
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu muito nublado em todo o território com a probabilidade de aguaceiros fracos e pouco frequentes, em especial a partir da tarde em especial no Interior Norte e Centro e que poderão ser de neve acima dos 800m, não esperando precipitação nas regiões do Sul.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S) 
-2 a 08ºC  06 a 15ºC
Vento moderado de Nordeste (20-30km/h mas, soprando com rajadas até 60km/h, no Litoral Oeste)

Dia 29 – 2ª Feira
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu muito nublado, onde existe a possibilidade de aguaceiros fracos nas regiões do Interior Norte e Centro, até fim da manhã e que poderão ser de neve acima dos 1000m. Não se espera precipitação nas restantes regiões e com boa abertas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 11ºC   09 a 17ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde) 

Dia 30 – 3ª Feira
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu pouco nublado, no entanto poderá ficar temporariamente nublado até fim da manhã por nuvens baixas no litoral Oeste.
Espera-se ainda, a formação de nevoeiros nos locais abrigados e uma ligeira subida das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 10ºC   10 a 19ºC
Vento Moderado de Sudoeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60 km/h e aumentando de intensidade para a noite no Litoral Oeste e Terras altas do norte e Centro)

Dia 01 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu muito nublado em todo o território com a probabilidade de aguaceiros, em especial a partir da tarde e que poderão ser acompanhados por trovoada, em especial a Norte do Tejo, e que poderão ser de Granizo. Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados. 
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
02 a 11ºC   11 a 19ºC
Vento Moderado de Sudoeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60 km/h no Litoral Oeste e Terras altas do Norte e Centro)

Dia 02 – 5ª Feira 
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu pouco nublado, no entanto poderá ficar temporariamente nublado até fim da manhã por nuvens baixas no litoral Oeste.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
03 a 10ºC   11 a 19ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde) 

Dia 03 – 6ª feira
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu muito nublado em todo o território e a probabilidade de aguaceiros, por vezes acompanhados por trovoada, em especial no interior Norte e Centro e que poderão ser de Granizo. Espera-se ainda uma subida das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 11ºC   12 a 20ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas no Litoral Oeste e Terras Altas a Norte do Tejo até aos 40-50/km)

Dia 04 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território. No entanto a partir da tarde poderá ficar temporariamente muito nublado. Espera-se ainda uma subida das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
06 a 12ºC   13 a 22ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 50km nas terras altas)


Dia 05 - Domingo
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território, embora permaneça temporariamente muito nublado durante a tarde, Espera-se ainda uma subida das temperaturas e a formação de nevoeiros nos locais abrigados. 
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
08 a 12ºC   15 a 24ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 60km nas terras altas)

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2013

Escola Nacional de Bombeiros aposta na descentralização da formação


O secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d´Ávila revelou hoje que a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) vai apostar na descentralização da formação para melhorar a qualidade de ensino e reduzir custos.

"Não se justifica ter que deslocar 30, 40 ou 50 bombeiros para fazer formação quando há condições em muitos quartéis com boas salas. É importante fazer com que os formadores se possam deslocar a essas corporações de bombeiros e que a formação seja feita onde eles estão", afirmou.

De acordo com o secretário de Estado, esta medida de descentralização prevista na remodelação da Escola Nacional de Bombeiros permitirá contenção de custos e irá melhorar a formação dada aos bombeiros.

Filipe Lobo d´Ávila falava aos jornalistas no final da cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais da Escola Nacional de Bombeiros, que decorreu em Sintra.

Para o governante, a ENB deve "abrir portas ao exterior", assegurando formação na área da proteção civil, por exemplo, a empresas, de forma a arrecadar mais receitas e a contornar assim as dificuldades que tem ao nível do financiamento.

Quanto à auditoria da Inspeção Geral da Administração Interna às contas da Escola de Bombeiros, Filipe Lobo d´Ávila explicou que por se tratar de uma "auditoria complexa" a vários mandatos ainda não há uma data prevista para a sua conclusão.

José Ferreira tomou hoje posse como presidente da Escola Nacional de Bombeiros e afirmou que a descentralização da formação será um dos objetivos para o triénio 2013-2015.

"O que puder ser feito nos quartéis, será. O que puder ser feito nas Unidades Locais de Formação, será. E será [feito] nas instalações da escola o que só aí possa ser feito. A verdadeira aprendizagem será nos quartéis e nessas unidades, numa lógica de perfeita descentralização", disse.

De acordo com José Ferreira, a escola vai desenvolver novos conteúdos e matérias pedagógicos e recorrer às novas tecnologias de comunicação e ensino à distância nesta estratégia de descentralização.

A nova direção vai elaborar ainda um Plano Estratégico para a formação de bombeiros, que deverá estar concluído dentro de seis meses, de forma a ser implementado já em 2014. O departamento de formação.
Fonte: http://online.jornaldamadeira.pt/