segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Saco azul nos incêndios: Gil Martins acusado

A inspecção-geral da Administração Interna dá como provada a existência de um saco azul com o dinheiro do combate aos incêndios.

O comandante operacional nacional da Protecção Civil, Gil Martins, é acusado de ter montado um esquema que desviou 137 mil euros do estado. A TVI teve acesso ao relatório, que defende a demissão de Gil Martins.

O saco azul foi criado com verbas destinadas a pagar a comandantes e pessoal de apoio logístico com funções de coordenação das operações de combate aos fogos florestais.

Afirma a inspecção-geral da Administração Interna que, nos anos 2007 e 2008, o comandante nacional Gil Martins desviou quase 137 mil euros a partir das contas da corporação de bombeiros que fazia esses pagamentos.

Gil Martins contou com a colaboração preciosa do seu motorista, que ganhou a confiança das funcionárias da contabilidade da corporação. O motorista ia buscar os cheques, levantava o dinheiro e guardava-o zelosamente numa caixa. Gil Martins ia levantando o dinheiro da caixa à medida que apresentava recibos de despesas, que o motorista levava depois em sentido contrário à contabilidade dos bombeiros

O motorista ganhou dois telemóveis de marca e chamadas à borla pelo serviço de estafeta.

O dinheiro desviado serviu para pagar horas extraordinárias sem desconto de impostos a alguns comandantes, algumas delas fictícias. Mas o maior beneficiário, garantem os inspectores, foi mesmo Gil Martins. Levantou mais de 100 mil euros que serviram para comprar plasmas, máquinas fotográficas e pagar estadias em hotéis de luxo.
Fonte: IOL Diário

Bombeiros ameaçam com providência cautelar se não houver acordo com Governo

A Liga dos Bombeiros Portugueses ameaça com uma providência cautelar e com manifestações, caso não corram bem as negociações com o Ministério da Saúde sobre as novas regras de transporte de doentes.

Na segunda-feira arrancam as conversações com o Ministério, mas hoje, em declarações à Lusa, o presidente da LBP, Duarte Caldeira, foi avisando que, caso a instituição avalie as negociações de forma negativa, vão avançar medidas mais fortes de contestação, para dar vazão, afirmou, "à indignação que já está instalada e ao mal-estar já instalado" nos responsáveis dos bombeiros, que se reuniram hoje em congresso extraordinário da Liga, na Figueira da Foz.

"A direcção da liga foi mandatada por unanimidade, pelo congresso, para gerir este processo. No caso de não se verificarem resultados, fomos mandatados para por em prática os protestos públicos, assim como avaliar a acção judicial, eventualmente sob a forma de previdência cautelar, para suspender ou anular os efeitos do despacho" que altera as regras de transporte de doentes, acrescentou Duarte Caldeira.

Em causa está a decisão do secretário de Estado da Saúde Óscar Gaspar que determina que o acesso ao transporte pago pelo Ministério da Saúde passe a ter de responder aos requisitos obrigatórios de prescrição clínica e insuficiência económica.
Fonte:RR

Baribbi dos Bombeiros de Barcelos

Funcionários e gerente de loja agredidos em tentativa de furto

Dois funcionários e o gerente da loja IZI de Bragança, na Zona Industrial das Cantarias, foram ontem agredidos por vários elementos de uma família de etnia cigana.

Um casal tentou levar dois discos de diamante para cortar pedra sem pagar, no valor de 50 euros.

A funcionária que se apercebeu da situação conta que “eles queriam tentar furtar dois artigos porque tiraram os discos e deixaram a embalagem vazia. Fechei as portas e chamámos o gerente e a polícia” conta Gorete Pires. “Eles sentiram-se ameaçados e reagiram. Envolvemo-nos em briga e quando chegou a polícia já estavam aqui mais sete ou oito e a coisa complicou-se” acrescenta.

A mulher conseguiu sair das instalações, forçando a porta, e regressou depois com mais elementos da família.

“Ela conseguir escapar-se lá para fora e depois veio com o resto da tropa” refere. “Se a polícia demorava mais um bocadinho ía ser muito complicado porque massacravam-nos aqui”.

As três pessoas agredidas tiveram de receber assistência hospitalar. “O chefe tem marcas visíveis na cara, na cabeça e numa orelha” conta. “A mim partiram-me os óculos, tenho um arranhão na cara e depois bateram-me nas costas e na cabeça. A primeira vez fui agredida pela senhora que fazia parte do casal e depois por mais outra mulher” relata.

Segundo a funcionária, para além das agressões, houve também ameaças de morte.

“Disseram que isto não ficava assim e que quando nos apanhassem lá fora que haveria represálias. Mas o chefe foi mesmo ameaçado de morte, que lhe espetavam facas a ele e à família” refere Gorete Pires.

Contactámos o gerente da loja, mas Luís Correia não quis prestar declarações sobre o assunto garantindo apenas que já foi apresentada queixa na PSP por ofensas corporais.

Segundo fonte policial foram identificados quatro indivíduos: dois homens e duas mulheres.

De salientar que na semana passada foi também registado outro caso de furto na mesma loja em que um indivíduo de etnia cigana tentou levar uma motosserra no valor de 160 euros.
Escrito por Brigantia

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Transporte de doentes: Liga dos Bombeiros ameaça com providência cautelar e manifestações



A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ameaçou hoje com uma providência cautelar e com manifestações, caso não corram bem as negociações que está prestes a iniciar com o Ministério da Saúde sobre as novas regras de transporte de doentes.

Na segunda-feira arrancam as conversações com o ministério, mas hoje, em declarações à agência Lusa, o presidente da LBP, Duarte Caldeira, foi avisando que, caso a instituição avalie as negociações de forma negativa, vão avançar medidas mais fortes de contestação, para dar vazão, afirmou, "à indignação que já está instalada e ao mal-estar já instalado" nos responsáveis dos bombeiros, que se reuniram hoje em congresso extraordinário da liga, na Figueira da Foz.

"A direção da liga foi mandatada por unanimidade, pelo congresso, para gerir este processo. No caso de não se verificarem resultados, fomos mandatados para por em prática os protestos públicos, assim como avaliar a ação judicial, eventualmente sob a forma de previdência cautelar, para suspender ou anular os efeitos do despacho" que altera as regras de transporte de doentes, acrescentou Duarte Caldeira.
Fonte Destakes

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Este Fim de Semana no Vida por Vida - RTP2

Na próxima edição do VIDA POR VIDA:

- dia 27 de Fevereiro pelas 12h45;

- transporte de doentes discutido na Assembleia da República;

- queda de viatura ao rio Tejo serve de treino aos bombeiros;

- “No quartel” de Albufeira, há novas formas de angariar sócios;

- e através da NET, os meios de socorros a náufragos da Nova Zelândia.

Alerta Não Oficial - Frio Continental Intenso - Estado do Tempo até 06 de Março

A situação sinóptica nos próximos dias, onde após o 6º dia, saliento que a fiabilidade diminui, pelo que é aconselhável a consulta de informação.

Meus amigos, por alguma razão vos tinha dito para aproveitarem a semana que está a acabar, isto porque a partir de Domingo já existirão mudanças significativas na atmosfera, principalmente com descida acentuada das temperaturas devido a fluxos de Norte e Leste, frios, mas com a humidade escassa, por isso os casacos, gorros e cachecóis estarão de regresso na protecção diária.

Na próxima fase de Lua Nova, de assinalar, o regresso do Frio, alguns Aguaceiros fracos e possibilidade de queda de neve para as regiões transmontanas Domingo e 2ªfeira, embora com maior probabilidade para o fim da próxima semana.

Outra situação a destacar será a sensação térmica de frio muito desconfortável, devido ao fluxo de uma Massa de Ar Fria, componente Norte e Leste, já acima referido e, dada altura do ano, em que existe frio instalado em toda a Europa (o Benfica que o diga em Estugarda) e que irá ser parcialmente injectado Península Ibérica devido a um núcleo de altas pressões localizado sobre as ilhas Britânicas, ou seja injecção de uma Massa de ar frio Continental.

Resumindo, agasalhem-se e já sabem mais situações virais afectar o ser humano e o frio arejar as novidades e rebentos hortícolas e frutícolas…e depois para o Carnaval, nada melhor que a frescura e humidade para sambar…

Dia 25 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto poderá apresentar-se temporariamente nublado por nuvens altas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
03 a 12ºC 13 a 22ºC
Vento fraco de Variável (<20km\h)

Dia 26 – Sábado
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto poderá apresentar-se temporariamente nublado por nuvens altas.
Espera-se ainda uma ligeira descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC 12 a 20ºC
Vento fraco de Leste (<20km\h, no entanto poderá soprar moderado a forte durante a noite no Litoral e Terras altas)

Dia 27 – Domingo
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, onde existe a fraca probabilidade de aguaceiros nas regiões deTrás-os-Montes durante a noite e que poderão ser de neve acima dos 800m, não se esperando chuva nas restantes regiões. Espera-se ainda uma descida acentuada das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 14ºC 09 a 15ºC
Vento fraco de Norte (<20km\h, no entanto poderá soprar moderado a forte durante a noite no Litoral e Terras altas)

Dia 28 – 2ª feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, onde poderão ocorrer aguaceiros nas regiões do Minho e Trás-os-Montes até início da tarde e que poderão ser de neve acima dos 800m, não se esperando chuva nas restantes regiões. Espera-se ainda uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 12ºC 08 a 14ºC
Vento fraco de Nordeste (<20km)

Dia 01 – 3ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, com a possibilidade de geadas e acentuado arrefecimento nocturno. Espera-se ainda uma ligeira descida das temperaturas e a formação de nevoeiros, nos locais abrigados a Leste.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 10ºC 12 a 14ºC
Vento fraco de variável.(<20km\h)

Dia 02 – 4ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, com a possibilidade de geadas e acentuado arrefecimento nocturno.
Espera-se ainda a formação de nevoeiros, nos locais abrigados a Leste.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 08ºC 07 a 14ºC
Vento fraco de Nordeste (<20km\h)

Dia 03 – 5ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto poderá apresentar-se temporariamente nublado por nuvens altas. possibilidade de geadas e acentuado arrefecimento nocturno.
Espera-se ainda a formação de nevoeiros que poderão persistir nos locais nos locais abrigados a Leste.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 07ºC 06 a 15ºC
Vento fraco de Nordeste (<20km\h, no entanto poderá soprar moderado a forte durante a noite no Litoral e Terras altas)

Dia 04 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto poderá apresentar-se temporariamente nublado por nuvens altas. Espera-se ainda uma ligeira descida das temperaturas e a formação de nevoeiros, nos locais abrigados a Leste.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-4 a 06ºC 08 a 13ºC
Vento fraco de Norte (<20km\h, no entanto poderá soprar moderado a forte durante a noite no Litoral e Terras altas)

Dia 05 – Sábado
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com a possibilidade de ocorrência aguaceiros nas regiões a Litoral a Norte do Mondego e que poderão ser de neve acima dos 600m. Espera-se ainda a formação de nevoeiros que poderão persistir nos locais nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-5 a 05ºC 05 a 12ºC
Vento fraco de Nordeste

Dia 06 – Domingo
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com a possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões a Norte do Mondego e que poderão ser de neve acima dos 600m progredindo às restantes regiões para a Noite. Espera-se ainda uma ligeira subida das temperaturas e a formação de nevoeiros que poderão persistir nos locais nos locais abrigados a Leste.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 06ºC 06 a 13ºC
Vento fraco de Nordeste

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2011

Comendador Sérgio Silva visita os Bombeiros de Bragança

O Secretário do Governo do Município de Bragança Paulista, Comendador Sérgio Pereira da Silva, esteve em Bragança em representação do Prefeito da cidade homónima e geminada com Bragança.

A sua presença, no dia 21 de Fevereiro, deveu-se à comemoração dos 547 anos de Bragança Cidade. Incluída nesta visita, proporcionou-se a vinda ao quartel dos Bombeiros de Bragança, onde foram trocadas informações e realizado um pré-acordo de visitas de comissões do Corpo de Bombeiros de Bragança e do Corpo de Bombeiros de Bragança Paulista aos seus quartéis.

Foram ainda entregues lembranças ao Sr. Comendador pelos elementos de Comando dos Bombeiros de Bragança: Cmdt José Fernandes, 2º Cmdt Carlos Martins e Adjt Paulo Gonçalves.

Fotos gentilmente cedidas por: Sandra Canteiro

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

V Passeio Todo-O-Terreno no Feminino - Alfaião - Bragança

DIA 5 DE MARÇO 2011
Para mais informações consulte: www.brigantia.pt - Participa!

Banner Cbbraganca: Dê a sua opinião!

Este é o novo banner do Cbbraganca para o mês de Fevereiro. Dê-nos a sua opinião sobre este banner. Escreva nos comentários a sua opinião. Obrigado

Obras já fizeram 2 feridos esta semana, 1 deles com gravidade

Um homem ficou gravemente ferido, esta manhã, numa obra do Bairro do Pisco, quando caiu do telhado de uma altura de cerca de 5 metros, para uma caixa de escadas. A cobertura terá cedido e o trabalhador foi precipitado para baixo.

A queda originou ferimentos graves no trabalhador, contraindo ainda lesões ao nível tóraco-abdominal membros superiores e inferiores, tendo os bombeiros suspeitado para a existência de uma hemorragia interna.

A vitima foi assistida no local por uma tripulação dos Bombeiros de Bragança com uma Ambulância de Socorro.

Já no passado dia 21, um outro trabalhador ficou ferido quando se encontrava a executar trabalhos nas obras da nova ponte, sobre o rio Fervença na freguesia da Alfaião, que fará parte da nova auto-estrada transmontana. A vitima terá sofrido uma queda de uma estrutura de construção elevada a cerca de 2 metros da base. Deste sinistro resultaram ferimentos ligeiros no trabalhador que foi assistido por uma tripulação dos Bombeiros de Bragança, com uma Ambulância de Socorro.

Sendo assim, esta semana nas obras do concelho de Bragança, já resultaram 2 acidentes envolvendo 2 feridos, 1 grave e 1 ligeiro.

Viver num lar com os serviços de um hotel

Os idosos da Obra Social Padre Miguel (OSPM), uma instituição particular de solidariedade social de Bragança, vivem num lar da terceira idade, que mais parece um hotel.

Quando se entra na grande casa, onde diariamente estão centenas de pessoas entre utentes e funcionários, não saltam à vista os aspectos associados aos lares de idosos, onde muitos estão apáticos e de olhar perdido no vazio. Ali há vida.

Além de existir um regime aberto que permite aos utentes sair sem restrições, sempre que as condições físicas e psíquicas o permitem, dispõe de um complexo desportivo, com piscina, aulas de hidroginástica e hidrotereparia, bem como ginástica de manutenção. O espaço ajardinado nas traseiras, com um lago, permite desfrutar das virtudes do ar livre.

Nos dias invernosos, uma biblioteca bem recheada, cujos livros foram oferecidos pelo professor Hirondino da Paixão, é um convite à leitura. Em breve vai abrir a fisioterapia. A oferta para a ocupação do tempo é vasta, com ateliês e oficinas. Os seniores podem estar entretidos durante todo o dia se o desejarem. Já são famosos os bailes de terça-feira. A instituição é aberta à comunidade. Não há horários para as visitas.

Os familiares podem entrar quando desejam e participar na vida diária dos utentes. "Se calhar estamos a dar um passo para mudar a terminologia e o conceito de lar", referiu Vera Afonso, directora-geral da IPSS. O que baliza a participação ou não nas acções promovidas é o interesse dos clientes. "Alguns inibem-se porque nunca fizeram, tentamos motivá-los", acrescentou.

Nova sede tem dois edifícios

A instituição tem como missão apoiar os brigantinos em vários aspectos, desde as pessoas com dificuldades económicas, idosos sem retaguarda familiar, dando também uma resposta na guarda de crianças em idade pré-escolar. Há um ano e meio foi inaugurada a nova sede, um grande equipamento constituído por dois edifícios. Num está instalado o lar social, para seniores com menos rendimentos, no outro existem 39 suites, para arrendar, pelos que dispõem de mais meios económicos. Trata-se de uma ideia nova em Bragança, à qual 22 pessoas já aderiram e mais cinco estão em vias de o fazer. Nesta valência sobressai ainda mais o conceito de hotel. "Os interessados estão a compreender que não deixam de ter a sua privacidade, mas passam a ter um serviço que não dispõem em casa. Aqui têm serviço de enfermagem permanente e se precisarem de um chá durante a noite basta tocar a campainha", referiu Vera Afonso.

A OSPM é actualmente um pilar importante na solidariedade do concelho de Bragança, foi criada com o intuito de atender à população carenciada da cidade, através da oferta de cabazes de alimentos, mas acabou por alargar o seu âmbito para acorrer às necessidades com que se deparava diariamente. " Não faz falta apoio só para a população carenciada, há idosos sem retaguarda familiar e famílias que não podem tratar dos seus idosos", justificou a responsável.
Fonte: JN

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Já apareceu o jovem que estava desaparecido desde sexta-feira

Já apareceu o jovem de Zedes, em Carrazeda de Ansiães, que estava desaparecido desde sexta-feira à noite.

A família foi informada hoje que Bruno Tavares foi visto a trabalhar em Vilas Boas, no concelho de Vila Flor.

O alarme, que incluiu uma comunicação à GNR, surgiu pelo facto do jovem, de 24 anos, ter saído de casa na passada sexta-feira à noite, sem documentos, e não mais ter regressado.

Como não houve qualquer contacto nos dias que se seguiram, a família começou a suspeitar quer algo se teria passado.

Porém, hoje surgiu a informação de uma habitante de Vilas Boas, dando conta que o jovem está, afinal, a trabalhar naquela aldeia.
Fonte RadioBrigantia

Jovem de 24 anos está desaparecido de Carrazeda de Ansiães desde sexta-feira

Um jovem de 24 anos, residente em Zedes, Carrazeda de Ansiães, está desaparecido desde a noite da passada sexta-feira.

A família está preocupada, pois desde essa altura não manteve com ele qualquer contacto, tendo já comunicado o caso à GNR.

A irmã de Bruno Tavares, o jovem desaparecido, recorda a última vez que o viu.

“Na sexta-feira, 18 de Fevereiro, saiu de casa às 20h e estive com ele às 23h, a tomar café. Desde essa altura não o vejo. Os amigos não sabem dele, ele não dá sinais de vida, não telefona nem diz nada e eu estou preocupada”, confessa.

Dina Tavares não vê razões para o desaparecimento voluntário do irmão, embora um amigo de Mirandela lhe tenha dito que terá ido para Espanha.

“Telefonei a um amigo dele que está em Mirandela e disse que teria ido para a Espanha. Mas sem documentos, sem BI nem número de contribuinte acho que não ia a lado nenhum”, sublinha, garantindo que estava “tudo bem” e que o irmão não saiu chateado de casa.

A irmã deixa ainda algumas indicações sobre Bruno Tavares, na esperança que alguém possa dar alguma informação.

“Levava um casaco cor de laranja, umas calças de ganga azuis e umas sapatilhas pretas. Tinha o cabelo rapado com uma crista.”

Detalhes que podem ser úteis para o fornecimento de informações à família de Bruno Tavares, 24 anos, residente em Zedes, Carrazeda de Ansiães, desaparecido desde a noite da passada sexta-feira.
Fonte RadioBrigantia

Idosa sentiu-se mal e esteve 12 horas sozinha no chão de casa até que foi encontrada pelos vizinhos (Bragança)

Multiplicam-se os casos de idosos que moram sozinhos e são encontrados mortos. Mas também há casos com final feliz, como o que aconteceu em Bragança, recentemente.

Uma septuagenária passou cerca de 12 horas caída no chão de casa até que foi encontrada pelos vizinhos.

A rua de S. João, junto ao castelo de Bragança, ainda conserva o antigo nome por que era conhecida.

E é com a mesma amargura que dava o nome a esta rua do centro histórico de Bragança que os poucos habitantes lamentam o abandono a que estão votados. Eles e as casas.

Nem todos têm a mesma sorte que Margarida Campos, de 76 anos, teve, há pouco mais de dois meses. Numa das noites frias do mês de Dezembro sentiu-se mal e esteve cerca de 12 horas deitada do chão de casa até que alguém a acudiu.

“Foi assim, estava sentada à cabeceira da cama, a esfregar os joelhos com uma pomada porque ando mal das pernas. Deu-me uma coisa e caí. Andei de rasto mas não consegui levantar-me. Foram horas e horas, até que apareceu um rapaz que vinha receber de umas janelas que me fez. Depois vieram os do hospital e levaram-me”, conta. “Sentia muito frio. Disse para mim: bem morro”.
Apesar do susto, garante que praticamente não teve medo.

“Só tinha medo porque queria levantar-me e não podia. E morria, se não me acudiam morria”, garante, adiantando que mora sozinha “há quase três anos”, desde que faleceu a irmã com quem vivia. “Os sobrinhos não querem saber. Querem que vá para um lar mas eu não quero. E o médico já me disse que ao chegar a um lar, a Margaridinha morre.”

Mesmo assim, agora os vizinhos já estão alertados. E é na mercearia do bairro que encontram apoio para a solidão.

“Entregou-me uma chave da porta. Como é minha cliente, se não vier por aqui a comprar o pão vou lá ver o que se passa”, explica, sublinhando que devia ser “a junta de freguesia a resolver estes problemas”.

Valdemar Horta é o dono da mercearia que já foi do seu bisavô. Desde os 13 anos que se habituou a ver a zona histórica ir esvaziando lentamente.

Mas garante que a vizinhança é unida e começa a ficar atenta a estas situações.

“Nesta zona histórica, na maior parte das ruas as casas estão desabitadas. Não moram aqui 50 pessoas nestas cinco ruas. Pode acontecer qualquer coisas que ninguém dá por nada”, lamenta, garantindo que desde que houve esta série de casos na televisão, têm estado mais “atentos”.

Este foi um dos três casos que de solidão entre os mais velhos a que os bombeiros de Bragança tiveram de acorrer nos últimos três meses.
Para ajudar a prevenir estas situações, a junta de freguesia de Santa Maria está já a desenvolver o projecto Laços Solidários, que prevê acções de formação aos mais velhos em diversas áreas, desde a sexualidade à prevenção de assaltos.
Fonte RadioBrigantia

Bombeiros em risco de entrar em falência, alerta a ANMP


Dezenas de associações humanitárias de bombeiros portuguesas estão em risco de entrar em falência técnica, devido às restrições orçamentais impostas às autarquias, disse um representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Segundo Jaime Mata Soares, representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para a Protecção Civil, os bombeiros e os municípios portugueses atravessam "grandes dificuldades" e, em caso de corte de apoios das autarquias, dezenas de instituições podem encerrar.

"Se não houver um entendimento muito concreto em relação às competências, aos apoios e à contratualização entre o poder central e o poder local, eu não vejo o futuro muito risonho. Pode muito bem levar à falência técnica e de seguida ao encerramento de muitos corpos de bombeiros", disse o autarca à agência Lusa.

Jaime Mata Soares, também presidente da câmara de Vila Nova de Poiares, adiantou que "há muitos municípios" que estão a fazer cortes "acentuados" a todos os níveis, incluindo "os apoios às associações de bombeiros".

O responsável acredita que estas "tremendas dificuldades" podem pôr ainda em causa a prevenção e actuação dos bombeiros no próximo Verão.
Fonte Jornal de Notícias

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bombeiros "conhecem bem fenómeno dos idosos abandonados”


Liga de Bombeiros Portugueses esteve reunida com Governo para analisar transporte de doentes e vai entregar ao Ministério da Saúde um regulamento com as especificidades do seu serviço de transporte de doentes.

Os bombeiros querem dividir a factura do transporte de doentes idosos com o Ministério da Solidariedade Social.

No final de uma reunião com Óscar Gaspar, secretário de Estado da Saúde, Duarte Caldeira, presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, referiu que a emergência social não é um problema exclusivo do Ministério da Saúde.

“Hoje existe um fenómeno que está visível na sociedade, mas que nós conhecemos há muito tempo, que é o fenómeno do abandono do idoso, o fenómeno dos idosos que morrem sozinhos, o fenómeno dos idosos que têm dificuldade nos acessos aos cuidados de saúde. Esta é uma realidade do país profundo que nós conhecemos e para a qual começa a estar evidente: não há resposta para este público-alvo da população. Evidentemente, também consideramos que não é legítimo exigir ao Ministério da Saúde que seja este Ministério a responder a essa realidade”, disse.

Na reunião com o secretário de Estado Óscar Gaspar, ficou decidido dar aos bombeiros uma semana para apresentar uma proposta de regulamento de transporte de doentes. É um retomar das negociações, mas com os mesmos pontos em agenda.

“O nosso objectivo é ver garantidas duas questões essenciais: que todos os cidadãos que tenham necessidade do transporte a ele tenham acesso; que seja salvaguardada a especificidade do operador 'bombeiros' relativamente aos demais operadores, dada a nossa natureza social, que não actua para gerar lucros”, refere.

Duarte Caldeira vai apresentar a proposta de regulamento no congresso de sábado e promete ser "inflexível".
Fonte Destakes/Bombeiros

Homem desaparecido domingo em Macedo de Cavaleiros encontrado morto

Foi encontrado morto o septuagenário que desapareceu de casa no último domingo à noite em Sobreda, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

O homem, de 72 anos, terá saído de casa cerca das 23 horas de domingo e caminhou cerca de um quilómetro e meio numa zona de mato entre Sobreda e Paradinha, em Morais.

O corpo só foi encontrado ontem à tarde, perto de um ribeiro. Quando a notícia chegou, ontem à tarde, à Sobreda, ainda ninguém sabia o que levou Abílio Borges a sair de casa a meio da noite do último domingo.

O homem de 72 anos terá caminhado pela estrada que liga Sobreda a Paradinha durante aproximadamente um quilómetro, desviando-se depois para uma zona de mato. Caído na estrada ficou apenas um boné que despertou a atenção do proprietário de uma pequena casa de arrumos perto do local onde o idoso foi encontrado morto.

“Um senhor que tem uns cães ali numa casota, encontrou ali o chapéu dele. Ele sabia que ele estava desaparecido. De manhã o filho levantou-se para ir a deitar as ovelhas e viu as luzes acesas, a porta estava arrombada e não estava ninguém em casa, comunicaram á GNR e têm andado todo o dia nisso”, conta Hilário Loução, que também conhecia Abílio Borges e adianta que o corpo acabou por ser encontrado mais à frente, caído num pequeno ribeiro, e já sem vida.

“Está lá a marca de ele estar sentado numa parede, depois mais uns 35 metros estava lá morto numa charca de água”.

Os vizinhos contam que Abílio Borges se apresentava visivelmente embriagado no domingo, estando embrulhado num lençol molhado e apenas com a roupa interior. O vizinho alertou um dos filhos residente na mesma aldeia, que o tentou manter em casa, fechando a porta à chave. Mas Luís Borges reconhece agora que isso foi insuficiente para salvar a vida ao pai.
“Eu vim cá fechar-lhe a porta, depois naquele entretempo fui-me embora e ele arrombou a porta para sair.” Conta ainda que “o vizinho deitou-o e foi-me a chamar a mim e então é que fui a fechar a porta para que ele não saisse e ele conseguiu arrombar a fechadura e saiu. Á uma da manhã pus-me a pé, vi a porta aberta, fui lá e já não o vi”, revela.

As causas da morte ainda não são conhecidas, mas o idoso aparentava sinais de hipotermia.
Escrito por CIR (Cópia parcial)
Foto.www.inem.pt

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bombeiro de Bragança Conclui Formação de Chefe de Equipa de Combate a Incêndios Florestais

Bombeiros devem mudar-se para o novo quartel dentro de 3 meses

Equipar e mudar para o novo quartel. É esta a vontade do novo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros, que foi eleito no passado sábado à tarde.

José Carlos Dias espera fazer a mudança nos próximos três meses, melhorando a imagem da instituição, e ainda controlar o gasto de combustível.

“Melhorar a imagem dos bombeiros, intervir em todos os serviços dependentes da associação, mudar para as novas instalações que estão a ser equipadas, proibir excessos de consumo de gasóleo, remodelar o material existente existente, e dar uma imagem totalmente diferente aos bombeiros que hoje estão com essa imagem muito denegrida”, explica o novo presidente.

Para que a mudança de instalações seja uma realidade, o novo presidente dos bombeiros admite pedir apoio a algumas entidades municipais.

José Carlos Dias espera mudar assim que estejam reunidas as condições mínimas.

“Tenho que pedir a entidades que me ajudem a resolver os últimos problemas do quartel, para acabar o que lhe falta. E de seguida, imediatamente mudar com o material necessário. Em três meses teremos aquilo pronto para mudar. Com as condições minímas ou médias porque as máximas é impossível porque esta associação não tem dinheiro para comprar material tão sofisticado como dejam, mas é material utilizável que dá para as necessidades acuais.”, garante.

Quanto às alegadas falhas apontadas pelo corpo activo às novas instalações, que estarão a impedir a mudança da corporação de bombeiros de Macedo, José Carlos Dias deixa a mensagem.

“ O entendimento tem que passar pela idéia de que o corpo activo é um orgão dos associados, não é a Associação que é um orgão do corpo activo, tem que se fazer entender isso a toda a gente.”

Eleições nos bombeiros de Macedo de Cavaleiros, este sábado. Lista única. José Carlos Dias venceu com 58 votos a favor, 19 brancos e um nulo. Votaram 78 dos 374 associados inscritos, ou seja, menos de metade.

Fonte: Rádio Onda Livre

Central 112. Só 27% das chamadas são emergências


O Centro do sul é o único que funciona de forma integrada. Em 2010 recebeu quase 1,2 milhões de chamadas mas a grande maioria não foram emergências.

Ponto prévio: uma central 112 não é um call-center. Aqui lida-se com vidas. Todos os segundos contam. Por isso, os operadores, todos recrutados das forças de segurança, têm de estar preparados para qualquer eventualidade.

Do outro lado da linha, explica o coordenador do Centro Operacional 112 do Sul, o subintendente da PSP Carlos Martins, "estão pessoas emocionalmente alteradas e a informação nem sempre é transmitida de forma sistemática". O operador tem de ser ágil o suficiente para ir assimilando todos os detalhes, conseguir acalmar, transmitir segurança e ainda reencaminhar a informação para as entidades competentes. Tudo ao mesmo tempo e tudo no menor espaço de tempo possível.

Esta é a primeira central de emergência integrada do país e recebe as chamadas de sete distritos - Castelo Branco, Leiria, Beja, Santarém, Portalegre, Évora e Faro - num total de 2,5 milhões de habitantes. Nos restantes, os centros de comunicação 112 ainda estão integrados nas instalações da PSP, cujos agentes fazem a triagem das chamadas e as reencaminham para as entidades adequadas - o INEM, a GNR, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) ou a Autoridade Marítima. Ou seja, na prática quem telefona fala com dois operadores diferentes. Mas na central do Sul, as instalações são independentes e só acontece uma chamada. O operador recolhe toda a informação - que é enviada automaticamente e digitalmente para as entidades responsáveis por mobilizar os meios. À excepção do INEM, em que as chamadas são sempre transferidas, por exigirem conhecimento técnicos de saúde que os polícias não têm.

73% de chamadas não-úteis Só no ano passado foram recebidos quase um milhão e 200 mil telefonemas. Só que 73% foram chamadas não-úteis. Dessas, metade foram inadvertidas, "em que nem sequer foi estabelecida comunicação entre o operador e quem liga", explica Carlos Martins. A maioria são "chamadas de bolso", que acontecem pelo facto de os telemóveis, mesmo com teclado bloqueado, permitirem marcar o número 112.

"Há quem telefone porque lhe rebentou um cano de água em casa", exemplifica o coordenador. Também há quem telefone para o 112 para chamar um táxi ou para pedir o número da Telepizza mais próxima. "

Mais grave é quando são mobilizados meios. "Passa a ser crime e, provando-se que a chamada foi intencional, as entidades que partiram para o terreno têm poder para levantar um auto de notícia contra o infractor", avisa.

Numa central 112 aparece de tudo. Há os "clientes habituais", que ligam só para conversar. Há os casos de solidão "que comovem". E há, por exemplo, as histórias de suicídio, que são as mais marcantes. "Acontece algumas vezes. A pessoa está prestes a fazê-lo, mas ainda não está segura de que o quer fazer. São, para nós, momentos de grande tensão." E são, sobretudo, chamadas atípicas, porque se o objectivo do serviço é demorar o menor tempo possível em cada chamada, nestes casos os segundos deixam de ter importância. "É preciso segurar as pessoas ao telefone o maior tempo possível, até que a ajuda chegue", explica o subintendente. Quando têm um desfecho feliz, "são as histórias mais impressionantes e mais gratificantes", garante.
Fonte ionline

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Governo já decretou a extinção do Centro Hospitalar do Nordeste

Em comunicado divulgado, na sexta-feira passada, no site da Presidência do Conselho de ministros, foi aprovado dia 18 de Fevereiro o diploma “que extingue o Centro Hospitalar do Nordeste, EPE, e o Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Trás-os-Montes I – Nordeste, cria a Unidade Local de Saúde do Nordeste, EPE, e aprova os respectivos estatutos”.

Enquanto não se efectiva a fusão das duas entidades, mantêm-se em gestão as administrações do Centro Hospitalar e do ACES – Nordeste.

No comunicado divulgado hoje, lê-se ainda que “esta decisão irá proporcionar mais-valias associadas à consolidação de cuidados de saúde decorrentes da integração de cuidados de saúde a prestar, nomeadamente através da criação de um processo clínico único, partilhado entre cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares e cuidados continuados”.

A Presidência do Conselho de Ministros clarifica ainda que “este modelo permitirá a possibilidade dos médicos hospitalares se poderem deslocar aos centros de saúde”, propocionando uma maior acessibilidade aos utentes, acautelando a desnecessária afluência ao hospital”.

Fonte: RBA

Tratores agrícolas/Acidentes: "um dos maiores dramas" da agricultura portuguesa CNA


O dirigente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) João Dinis usou hoje expressões com "drama" e "tragédia" para se referir aos acidentes com tratores agrícolas, que atribuiu, em parte, ao excesso de trabalho dos operadores.

"É um dos maiores dramas da agricultura português" com contornos de "tragédia", afirmou o dirigente associativo.

Num mundo rural em crescentes dificuldades para sobreviver, "há alturas do ano em que os agricultores são obrigados a trabalhar 15 e 20 horas diárias, o que traz problemas de cansaço, gerando acidentes", afirmou João Dinis, lembrando que o trator agrícola é "uma máquina extraordinária, mas também muito perigosa".
Fonte Destakes/visao.pt

Literatura do Bombeiro: "Sou Bombeiro"

SOU BOMBEIRO

Cinquenta e tal anos de vida,
Quarenta destes, Bombeiro,
Quanta de vida corrida,
Que vivide corpo inteiro.

Há mais de cinquenta nasci,
A estes, quarenta tirei,
São os anos que vivi,
Com pena dos que não dei.

Anos de vida dada,
Vividos a tempo inteiro.
Sem vida propria agendada,
Porque sou na vida Bombeiro.

Sou Bombeiro neste mundo,
De corpo e alma total,
Tenho o desejo profundo,
De um munod livre do mal!

Por: Manuel Bombeiro

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Auto-estrada transmontana vai ter isenções para residentes

A auto-estrada (AE) transmontana vai ter o mesmo regime de portagens das SCUT, mas com uma isenção para os residentes, anunciou hoje o primeiro-ministro, José Sócrates, em Bragança, durante a iniciativa "Governo Presente".

O chefe do Governo acrescentou que este novo modelo resulta do acordo celebrado com o PSD para a aprovação do Orçamento do Estado para 2011.

A Autoestrada Transmontana, que liga Vila Real a Bragança, numa extensão de 130 quilómetros, tinha sido anunciada pela primeiro-ministro como a "autoestrada da justiça", sem portagens para o utilizador, pelo isolamento e por o distrito de Bragança ser o único do país sem um quilómetro de autoestrada.

José Sócrates fez hoje um ponto da situação das novas estradas em construção na região, durante o "Governo Presente", em Trás-os-Montes, e sobre a autoestrada disse que o que mantém em relação ao compromisso anterior "é que esta autoestrada será como as outras SCUT".

"Eu acho que isso é que é fazer justiça".

"E o que terá e que resultou de um acordo com o PSD, feito na Assembleia da República, é o mesmo esquema que estamos a utilizar para todas as outras SCUT: terá portagens, sim, mas essas portagens terão exceções, terão isenções para aqueles que aqui residem", afirmou.

"É um apoio à região e às pessoas que aqui vivem por forma a que essas pessoas possam ser compensadas daquilo que é uma certa desvantagem de há muito tempo terem indicadores sócio económicos que estão abaixo da média nacional", sustentou. O primeiro-ministro sustentou: "eu acho que isso é que é fazer justiça".

José Sócrates frisou que "a opinião do Governo sempre foi que no interior deveríamos ter autoestradas sem portagens, mas a verdade é que o PSD nunca concordou com isso e acabámos por chegar a um compromisso, que está hoje expresso nas SCUT do grande Porto".

"São SCUT em que temos portagens, mas que têm isenções para aqueles que residem e trabalham nesta região. Eu acho que é o mínimo de justiça e de solidariedade que devemos fazer para com o interior do país", declarou.

A Autoestrada Transmontana implica um investimento inicial de 440 milhões e servirá 250 mil pessoas dos concelhos de Vila Real, Sabrosa, Murça, Alijó, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança.

Fonte: Exame Expresso

Cirurgia inovadora no Hospital de Mirandela

O serviço de ambulatório do hospital de Mirandela foi hoje palco de uma intervenção cirúrgica às varizes por radiofrequência, feita pela primeira vez na região.

Trata-se de uma cirurgia curta de que praticamente não resultam cicatrizes.

A garantia é dada pela angiologista e cirurgiã vascular que introduziu o tratamento cirúrgico de varizes por radiofrequência no Hospital de Santo António, no Porto.

“Vim apresentar a técnica a este hospital. Não é inédita, já a fazemos no Hospital de Santo António há quase um ano e meio e nos Estados Unidos já se faz desde 1998” explica a médica, acrescentando que “é muito menos agressiva do que a técnica convencional”.

Maria do Sameiro Pereira salienta que esta técnica pode ser aplicada apenas com anestesia local, o que significa que o paciente tem alta imediatamente após o tratamento.

“O doente é operado e tem alta imediatamente após a operação e pode fazer a sua actividade normal no próprio dia e ir trabalhar no dia seguinte”.

Esta intervenção cirúrgica de tratamento das varizes foi apresentada hoje no hospital de Mirandela mas, devido à falta de equipamento, ainda não será aplicada no tratamento de doentes, sendo apenas dada formação aos médicos.

Entretanto, aproveitando a presença do presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste tentámos obter uma reacção ao facto do presidente da câmara de Mirandela ter acusado Henrique Capelas de dar o dito por não dito relativamente à promessa escrita de que iria ser colocado de novo o cirurgião na urgência.

Henrique Capelas limitou-se a dizer que este não é um assunto importante.

“Sobre coisas importantes e interessantes eu falo sempre de tudo, mas eu acho que esta não é uma questão importante” afirma.

Fonte: CIR

Literatura do Bombeiro: "Os Bravos"

"OS BRAVOS"

Bragança, Terra de Bravos,
De entre os quais seus Bombeiros,
Que em defesa dos aflitos,
São os mais Bravos guerreiros!

Seja fogo oou acidente,
Doença ou inundação,
Estes Bravos de Bragança,
Socorrem com prontidão!

Não medem risco ou distâcia,
Não veêm pobreza ou bonança,
São simplesmente Bombeiros,
São os Bravos de Bragança!

Bragança tem gente nobre,
Monumentos centenários,
Tem orgulho e muita honra,
Nos Bombeiros Voluntários!

por: Manuel Bombeiro

Artigo Técnico: "O Uso de Moto-serras"

A utilização de maquinaria de corte e desbaste é cada vezes mais complexa, com mais aplições e cada vez mais acessivel. Devido á sua facil acessibilidade, a utilização e manejo destes equipamentos requer alguma formação, bem como cuidados inerentes á sua utilização e também após a utilização. Neste sentido aproveitamos o seguinte artigo para dar a conhecer a constituição, modos de utilização e cuidados na manutenção de uma moto-serra. Conhecendo as principais causas de acidentes com a motosserra, podemos fazer entao propostas de modo a evitar este tipo de acidentes.

As principais causas dos acidentes com motosserras são então:
- Desconhecimento da motosserra e das técnicas da sua utilização;
- Falta de equipamento de segurança do operador
- Falta dos dispositivos de segurança da motosserra
- O descuido pelas normas de segurança
- Inexperiência ou Excesso de confiança
- Distracção
- Cansaço
- Mau funcionamento da motosserra 

Elaboramos então um esquema de dados, os quais deverão ser levados em conta:

Especificidades do trabalho florestal e sinistralidade:
No que respeita à actividade florestal, é na exploração florestal que se verifica a maior incidência de acidentes de trabalho.

Exploração Florestal - "Conjunto da operações através das quais se colhe o material lenhoso da mata, tendo em vista determinadas finalidades tecnológicas prédefinidas".
Planificação e organização do trabalho

Para o desenvolvimento deste conceito é necessario ter em conta as seguintes etapas :
- Identificação dos trabalhos a executar;
- Características dos produtos a obter (dimensões da madeira e quantidade produzida);
- Calendarização dos trabalhos e prazos;
- Organização do local de trabalho (caracterização do terreno, distribuição dos carregadouros, acessos);
- Equipamentos, máquinas, ferramentas e produtos a utilizar;
- Descrição dos métodos de trabalho;
- Principais riscos e medidas de prevenção relacionadas com o trabalho a executar;
- Procedimentos de emergência;
- Controlo do impacto ambiental (conservação do solo, da água e da vida silvestre);
- Plano alternativo (ocorrência de mau tempo ou problemas com o equipamento);
- Prevenção de acidentes na exploração florestal com a utilização da motosserra.

É claro que este procedimentos visam sobretudo a exploração florestal industrial, mas também os pequenos colectores de lenha deverão ter em conta estes procedimentos de modo a reunirem optimas condições na sua exploração florestal.

A utilização de Equipamento de Protecção Individual ( EPI ) é imprescindivel para evitar acidentes e proteger o motosserrador. Aqui está um esquema dos constituintes de EPI necessários:


Agora vamos conheçer os constituintes das moto-serra:

As seguintes medidas de segurança devem ser observadas por todos os usuários da moto serra:
- Não opere a moto serra quando estiver cansado, ou sobre efeitos de medicamentos.
- Use protecção adequada nos pés; roupas confortáveis; luvas protectoras e protecção nos olhos, ouvidos e cabeça.
- Tenha cuidado ao manusear combustíveis. Afaste a motosserra pelo menos 3 metros do ponto de abastecimento antes de dar partida no motor.
- Nunca cortar com a ponta da lâmina;
- Avisar os colegas quando a arvore estiver para cair.
- Entre cada motosserrador deve guardar-se uma distância de pelo menos duas vezes a altura das árvores a abater;
- Se há mais do que um motosserrador nos trabalhos de abate, eles devem saber quais as zonas da mata onde vão actuar e qual o sentido de progressão do trabalho;
- Apoie os cotovelos nos joelhos para aliviar os braços
- O dedo polegar da mão esquerda deverá manter-se à volta da pega de transporte, para evitar que a motosserra salte. Conserve o pulso direito.
- Não inicie o corte até obter uma área limpa de trabalho, pés protegidos e atalho seguro para o abate e retirada da árvore.
- Antes de dar partida no motor, assegure-se de que a motosserra não esteja em contacto com nada.
- Transporte a moto serra com o motor desligado, e com a lâmina direccionada para trás, e o silenciador afastado do corpo.
- Mantenha a corrente devidamente ajustada e afiada.
- Não é seguro o uso da moto serra por crianças e pessoas não familiarizadas com a mesma.
- Não opere esta ou qualquer outra motosserra sem um silenciador.
- Mantenha os cabos secos, limpos e livres de óleo ou misturas de combustíveis.

Antes de abater uma árvore:
- Reunir todo o equipamento necessário;
- Limpar o mato existente à volta da árvore;
- Cortar os ramos mais baixos da árvore;
- Verificar se existem pedras junto à base do tronco;
- Se existir terra ou resina na zona de corte convém raspar o tronco com um machado;
- Verificar se o tronco da árvore é curvo, poderá originar o levantamento da base - Perigo.

Quanto á conservação da moto-serra devemos ter em conta:
1. Corrente
A precisão do corte da corrente é essencial na determinação de seu desempenho. Quando o fio de corte estiver desgastado (cego), afie-o imediatamente. Cortes com fio cego aumenta a fatiga e reduz o desempenho do corte. Quando estiver suja devido a graxa ou resíduos, lave com gasolina e mergulhe em óleo para prevenir ferrugem.

2. Lamina
Limpe sempre o entalhe da lâmina e lubrifique o orifício. Quando estiver emperrado com lascas, remova-as. Para não haver desgastes num só ponto ( e aumentar a vida útil), vire a lâmina ocasionalmente.

3. Filtro do Combustível
Retire o filtro usando um gancho de arame através da boca do tanque.
Retire ambos os elementos do filtro e enxugue-os bem com gasolina

4.Filtro de ar
Retire

5.Inspeção na Vela de ignição
Remova a vela de ignição, limpe-a e depois ajuste a abertura. A abertura ideal é de 0,6mm

6. Inspecção do rolete
Remova a tampa da embraiagem. Verifique a borda interna onde encaixa a corrente. Se houver desgaste na parte dentada, substitua-a por um novo.
Atenção: Use somente as velas recomendadas. Velas que não sejam recomendadas, causam sérios danos ao motor.

7.Corrente
O calibrador de profundidade determina a profundidade de corte de cada dente. O gume cortante do dente penetra na madeira, fazendo com que cada dente se levante e se desprenda ligeiramente da lamina.
A parte superior do dente se aprofunda na porção de madeira que iniciou o corte e posteriormente termina o corte. A porção de madeira que foi cortada e expelida na parte traseira do dente

Esperemos que faça bom uso deste texto, e ... Bons Cortes!


Por: Paulo Ferro - Tecnico de Defesa da Floresta Contra Incêndios
Bomb. 2ª Cl - BVBragança
(este texto faz parte da foramção de Maquinas e Equipamentos do CET DFCI -IPB. A responsabilidade deste texto é totalmente exclusiva do autor)

Torneio de Bilhar da Secção Desportiva dos Bombeiros Voluntários de Macedo

Sócrates dá arranque para barragem polémica

Está assinalado o arranque da construção da barragem do Tua.
Esta manhã em Alijó o primeiro-ministro colocou a primeira pedra deste empreendimento hidroeléctrico.

José Sócrates destaca as vantagens da obra e a necessidade de o país explorar o seu potencial hídrico.

“Fazer uma barragem em Portugal significa em primeiro lugar aumentar a autonomia energética do país, reduzir a dependência dos petróleo e o endividamento externo” salienta. Por outro lado, diz que “construir uma barragem hoje em Portugal significa reduzir as emissões de CO2, contribuir para um batalha mundial contra o aquecimento global e dar mais oportunidades às empresas portuguesas”.

A construção desta barragem vai implicar a desactivação dos últimos quilómetros da linha do Tua.
Situação quem tem suscitado alguma controvérsia.
Mas sobre isso, José Sócrates considera que seria um erro não construir a barragem só porque é polémica.

“Esta barragem é classificada como uma barragem polémica. É verdade” admite o primeiro-ministro. “Mas o problema em Portugal foi de não se construírem os projectos polémicos. É polémica, não se fala mais no assunto, abandonamos e adiamos” afirma. “Esse foi o erro que cometemos com as barragens. Como é polémico e é difícil o melhor é não fazer. Isso foi um erro que não temo o direito de cometer mais” acrescenta.

A construção da barragem vai criar cerca de mil postos de trabalho.
O projecto orçado em 300 milhões de euros deverá estar concluído em 2014.
Fonte: Rádio Brigantia

Sexta-Feira dramática em Bragança

Esta sexta-feira, dia 18 de Fevereiro, da parte da tarde, ficará marcada pela fatalidade. Durante a tarde de sexta contaram-se 2 mortos e 1 ferido em ocorrências em que os Bombeiros de Bragança participaram.


A primeira vitima mortal sofreu uma paragem cardio-respiratória na aldeia de Sortes, pelas 16h10, tendo sido assistida por uma tripulação de uma Ambulância de Socorro dos Bombeiros de Bragança e a tripulação da Viatura Medica de Emergência e Reanimação de Bragança. A senhora de cerca de 80 anos terá sofrido uma situação de doença súbita tendo esta levado á paragem cardio-respiratória.


Pelas 16h24 os Bombeiros de Bragança receberam um pedido de socorro para um acidente de viação no IP4. À chegada destes, com uma Ambulância de Socorro e um Veiculo de Equipamento Técnico de Apoio ( vulgo carro de desencarceramento), depararam-se com um despiste de uma viatura ligeira contra os rails de protecção e que segui no sentido Bragança - Macedo. A condutora sofreu ferimentos ligeiros e foi transportada para a Unidade Hospitalar de Bragança. A GNR-UNT de Bragança tomou conta da ocorrência sem haver necessidade de corte de estrada. 


Às 17H51 os Bombeiros foram chamados ao Bairro da Mãe de Agua, em Bragança, para uma tentativa de suicídio consumada. A vitima de cerca de 70 anos deferiu um projéctil de arma de fogo na própria cabeça, tendo falecido. Uma ambulância de Socorro INEM e a VMER de Bragança estiveram no local, mas não conseguiram reverter o estado da vitima.