quinta-feira, 24 de junho de 2010

ENB permanecerá no Distrito de Bragança

O Governador Civil de Bragança vai reunir em breve com a nova direcção da Escola Nacional de Bombeiros para decidir o futuro do pólo descentralizado que existe no distrito.

Ao que tudo indica a escola deverá permanecer em Bragança, mas com outra filosofia diferente e que deverá passar pela descentralização da formação como refere o Secretário de Estado da Protecção Civil.

“A direcção da escola que actualmente está em funções tem objectivos muito bem definidos” que passam por “descentralizar”. “Não faz sentido termos pólos de formação especializados em determinadas zonas do país, obrigando os bombeiros a andar de distrito para distrito para tirar uma especialidade diferente” afirma, frisando que “o que faz sentido é trazer a formação a todos os distritos”.

Por outro lado, refere que “em todas as corporações existe capacidade de formação e estas instalações podem ser aproveitadas mas o objectivo não é saber onde é dada a formação, mas sim que ela seja dada no distrito de Bragança”.
Vasco Franco esteve reunido esta quarta-feira com responsáveis locais da Protecção Civil no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) e esta terá sido uma das preocupações manifestadas pelos comandantes das corporações de bombeiros.

O governante adiantou por isso que em breve o novo director da Escola Nacional de Bombeiros virá a Bragança para decidir o futuro das instalações que estão fechadas há três anos.

“O Governador Civil vai trazer cá a direcção na Escola Nacional de Bombeiros para se articular a forma de dar formação no distrito seja qual for o local onde ela venha a ser dada” refere, acrescentando que em relação à situação das actuais instalação “não é isso que é relevante. Isso vai depender das opções que a escola fizer”.
Fonte: Brigantia
Foto:PFerro

Sem comentários: