O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) celebraram no passado dia 5 de Novembro um contrato-programa quanto ao plano formativo para 2014.
Este acordo entre o INEM e a ENB prevê a realização de 32 cursos de formação em técnicas de emergência médica para operacionais, os quais operam ambulâncias localizadas nas corporações de bombeiros em todo o território continental.
Através do contrato-programa agora celebrado, INEM e ENB traçaram o plano formativo a ser concretizado por ambas as entidades em 2014, com vista à formação de operacionais pertencentes a corporações de bombeiros.
Na prática e durante o próximo ano, a ENB vai realizar sete cursos de formação de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS) e 25 cursos de recertificação de TAS.
Prevê-se assim, com a realização destes 32 cursos, que 168 bombeiros possam ter acesso a formação em TAS, ao mesmo tempo que 600 profissionais têm a oportunidade de recertificar os seus cursos de técnicas de emergência médica.
Ao abrigo do contrato-programa, o INEM pagará à Escola um total de 81.477 euros pela realização da atividade formativa realizada.
Refira-se ainda que este acordo prevê que o INEM realize 14 laboratórios de formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE) a cerca de 112 formadores de cursos de Tripulante de Ambulância de Transporte.
Com a realização destas formações irá registar-se um acréscimo significativo de formadores/bombeiros com competências para formar novos operacionais de DAE, dotando-os de competência para a utilização de desfibrilhadores em contexto de emergência médica pré-hospitalar.
http://bombeirosparasempre.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário