sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Um Merecido Reconhecimento

Auto-Estrada Transmontana sem portagens

Afinal a Auto-Estrada Transmontana não vai ter portagens. Quem o diz é o presidente da Câmara de Bragança. Jorge Nunes assegura que tem garantias do secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, de que só vão ser portajadas as variantes a Bragança e Vila Real.“Que se mantinha o modelo de concessão inicial, ou seja no que toca a portagens só serão portajadas as circulares de Vila Real e Bragança, continuando o restante troço da Auto-Estrada isento. O que nos parece correcto, tendo em conta que a A4 se constrói sobre o IP4 em quase toda a sua extensão”, realça o edil. Quanto ao Túnel do Marão, o Governo aguarda uma decisão judicial, mas caso o processo se arraste nos tribunais pretende canalizar os 200 milhões de euros afectos ao Túnel para a concessão da A4 Vila Real – Bragança.“O Governo está empenhado na questão do Marão. Precisa que o Tribunal reconheça o abandono da concessão da parte das empresas construtoras para poder intervir nas obras. Foi-nos referido que se esse processo não ocorrer em tempo oportuno, 200 milhões de euros de fundos comunitários que estão afectos ao Túnel serão transferidos para a Auto-Estrada Transmontana, o que corresponderá a um esforço financeiro menor da parte do Governo no pagamento à concessionária”, afirma o autarca. Quem não aceita esta paragem nas obras que já se arrasta há 18 meses é Mota Andrade. O deputado socialista acusa o Governo de estar a adiar uma obra que é fundamental para toda a região Norte.“Vejo com muita preocupação esta paragem. Primeiro porque é uma obra fundamental para todo o Norte do País. Mesmo em termos de tráfego para Espanha, para a Europa, é uma obra fundamental, porque dificilmente a gente do litoral irá para a Europa pela Auto-Estrada Transmontana se esse túnel não existir, porque é uma barreira natural o Marão”, justifica o deputado.Mota Andrade diz mesmo, em tom irónico, que a culpa do impasse no Túnel do Marão é do Partido Socialista.“A culpa é do PS porque iniciou a obra. Porque a obra só está parada em função do governo do partido socialista que lhe deu início e nisso o actual Governo tem razão quando diz que há muita culpa do anterior governo”, ironiza Mota Andrade.O deputado do PS lembra que está em causa um investimento de milhões de euros.“Nada justifica já se terem investido 300 milhões de euros e a obra estar parada. Trata-se de uma obra extremamente complexa, que precisa de monitorização e de acompanhamento constante. A par disso há um estaleiro e há um conjunto enorme de equipamentos caríssimos cuja sua imobilização vai custar milhões e milhões ao Estado, ou seja vai custar milhões e milhões a todos nós”, realça Mota Andrade.
O recomeço das obras no Túnel do Marão depende agora de uma decisão judicial.
Escrito por Brigantia

Acidente Fez um Ferido Ligeiro Esta Madrugada

viatura acidentada em Nogueira
Os Bombeiros de Bragança foram esta madrugada activados pelo CODU, pelas 02h30, para uma colisão frontal, ocorrida na aldeia de Nogueira, entre duas viaturas, de onde resultaria um ferido ligeiro.
 
Uma ambulância de socorro do INEM foi enviada para o local, e na sua chegada apenas havia um carro danificado com um ocupante do sexo feminino, o qual referiu que após o acidente a outra viatura envolvida se teria posto em fuga.
 
No local praticamente não havia destroços no chão, e a historia da condutora de 20 anos, era algo incoerente.
 
A GNR de Bragança tomou conta da ocorrência. Após algumas averiguações as equipas de socorro presumiram que o acidente não se terá dado na aldeia de Nogueira, mas sim na Av. das Cantarias, onde apareceram 2 viaturas danificadas por embate traseiro e que estavam estacionadas na berma em local identificado para estacionamento. Após embate, a viatura causadora do acidente terá abandonado o local.
viaturas danificadas na Av. das Cantarias
 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Aviso amarelo: vem aí muita neve

 
 
Oito distritos em alerta devido à previsão de queda de neve e 10 devido a agitação marítima.
 
O Instituto de Meteorologia (IM) vai colocar oito distritos sob aviso amarelo entre hoje e sexta-feira devido à previsão de queda de neve, estendendo o aviso até sábado em 10 distritos devido a agitação marítima.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão em aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 21:00 de hoje e as 18:00 de sexta-feira.

Naqueles locais está prevista a queda de neve acima dos 800 metros.

A agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a cinco metros levou o IM a decretar também o aviso para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

Neste caso, o aviso está vigente entre as 06:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.
Fonte: TVI24

AMBULÂNCIA COM 17 ANOS DE SERVIÇO E MUITOS KM’S

Actualmente é a única ambulância de socorro com que os Bombeiros de Izeda podem contar para socorrer a população. É uma ambulância do ano de 1995, ou seja, com 17 anos de serviço e muitos quilómetros percorridos. A uma situação já se vem a arrastar há cerca de três meses, quando a ambulância destinada ao serviço de “INEM” (emergência pré-hospitalar) teve uma avaria grave que ainda não está resolvida e podendo mesmo não se conseguir resolver, salientando também que esta ambulância é do ano de 2001 e possui ainda mais quilómetros da que actualmente está destinada ao serviço de “INEM”(emergência pré-hospitalar).

No dia 17 do corrente mês uma outra ambulância deste Corpo de Bombeiros (CB), usada para o serviço de “INEM”, durante uma ocorrência, teve uma avaria grave e foi mesmo necessária a intervenção de outra ambulância dos bombeiros de Bragança para que o doente pudesse dar entrada na urgência do hospital. Também neste caso ainda não se conseguiu resolver a avaria, não só pela complexidade da mesma, mas também por razões económicas.

Têm-se registado várias recusas por parte deste CB para prestar socorro a vítimas quando solicitado pelo CODU/INEM e também por populares. Provas disso são as vezes que Corpos de Bombeiros vizinhos efectuaram serviços na área de actuação dos Bombeiros de Izeda e na vila de Izeda inclusive.

O comando deste CB já alertou o INEM, na pessoa do Sr. presidente, ao qual até ao momento ainda simplesmente não foi obtida qualquer resposta.
 
Segundo estatísticas do INEM o CB de Izeda foi accionado no ano de 2011, por 296 vezes, tem uma média de accionamentos de 0.8222 por dia. De realçar que o CB de Izeda é posto de reserva INEM. Com a nova legislação o INEM é obrigado a constituir no mínimo um posto PEM por concelho. No caso do distrito de Bragança, que foi o pioneiro a nível nacional, devemos comparar alguns concelhos relativamente os accionamentos e os meios e equipamentos disponíveis.
 
CB Alfândega da Fé, posto PEM, com 305 accionamentos em 2011, possui duas ambulâncias cedidas pelo INEM.
 
CB Carrazeda de Ansiães, posto PEM, com 457 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
CB Freixo de Espada à Cinta, posto PEM, com 159 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
CB Miranda do Douro, posto PEM, com 96 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
CB Torre de Moncorvo, posto PEM, com 140 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
CB Mogadouro, posto Reserva, com 452 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
CB Vimioso, posto PEM, com 316 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
Chega-se facilmente à conclusão de que a média de saída do CB de Izeda, não foge muito dos CB’s que actualmente passaram a PEM, alguns ainda com bastantes menos saídas.
 
Para reflexão:
Embora o CB de Izeda pertença ao concelho de Bragança, onde existem PEM’s no CB de Bragança e VMER, não devem ser descoradas as populações do sul do concelho de Bragança, do norte do concelho de Macedo de Cavaleiros e também algumas aldeias do concelho de Vimioso, que são socorridas pelo CB de Izeda.

Fonte:B.V.Izeda

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tempo frio esta semana

Esta semana vai ser marcada por tempo frio, provavelmente seco, devido a um fluxo de norte transportando uma massa de ar polar-marítima, induzido pelo posicionamento do anticiclone dos Açores entre este arquipélago e a Islândia.
 
Apesar da massa de ar polar ser marítima e transportar alguma humidade, a mesma é estável e a precipitação prevista para cá parece ser muito escassa, de contrário poderíamos ter aqui uma primeira entrada fria interessante para neve a cotas médias em Portugal continental.

Hoje, alguns modelos parecem indicar precipitação residual que seria de neve em serras mais altas do extremo norte do país, Minho e Trás-os-Montes, outros pelo contrário, tem a já pouca precipitação a ser retida a norte pelas montanhas de Espanha , o que até deve ser o cenário mais provável.

Daqui a poucos dias, numa nova ondulação do Jet com nova injeção de ar frio polar-marítimo existe algum desfasamento nos modelos, a possibilidade de precipitação na sexta-feira que poderia trazer as primeiras neves às serras menos altas a cotas que poderiam rondar os 700/800 metros. Contudo, desta vez a precipitação parece confinar-se à faixa litoral Oeste não chegando às serras do interior.
Dada a distância temporal que nos separa desses dias, a previsão é ainda incerta, pode ser que se torne mais interessante para os amantes de neve.
Resumindo, esperam-se temperaturas máximas e mínimas relativamente baixas, com a sensação de frio reforçada pelo vento que deverá soprar moderado, especialmente nos primeiros dias desta semana. Devido ao vento, não se preveem temperaturas mínimas anormalmente baixas e a neve será difícil de aparecer devido à escassez de precipitação, mas ainda há alguma esperança.

David, Vince.
 Acompanhamento das previsões no fórum:http://www.meteopt.com/forum

O que é uma VAGA DE FRIO?

Estar um dia muito frio, não significa só por si que é uma vaga de frio.

A vaga de frio é produzida por uma massa de ar frio e geralmente seco, que se desenvolve numa área continental.

Durante estes fenómenos, a temperatura desce significativamente e por vezes repentinamente.

Estas situações podem ser acompanhadas por vento moderados ou fortes, que ampliam os efeitos do frio.

A definição meteorológica defende a duração de pelo menos 6 dias consecutivos em que a temperatura mínima diária do ar é inferior em 5ºC à temperatura mínima normal nessa época do ano.

SMPC Loulé

FIRESHELTER52

ULS contrata seis novos especialistas

hospitalbraganca.jpgA Unidade Local de Saúde do Nordeste acaba de contratar a primeira oncologista.É o resultado de um procedimento concursal lançado há meio ano para a contratação de 39 médicos em diversas especialidades.
Ao todo foram preenchidas seis vagas.O director clínico salienta que é o maior número de médicos recém-especialistas a trabalhar no Nordeste.“O facto de só termos conseguido admitir seis médicos acaba por ser um ponto forte porque nos últimos anos terá sido o maior número de médicos recém-especialistas que entrou neste estabelecimento de saúde”, afirma Domingos Fernandes, acrescentando que “continuamos a necessitar de médicos, mas em relação ao nosso histórico foi bom termos conseguido contratar estes seis novos jovens especialistas de diversas áreas”.Através deste concurso foram recrutados ainda três cirurgiões, um ortopedista e uma médica para Medicina Interna, que fez o internato na ULS Nordeste e optou por ficar.A contratação da primeira oncologista vai contribuir para evitar muitas deslocações dos doentes da região ao Porto para fazer tratamentos.“Muitos dos nossos doentes podem ser tratados mais perto do seu ambiente familiar e ter uma melhor qualidade de vida sendo tratados nos meios locais”, refere a especialistas, acrescentando que “a maior parte dos tratamentos necessários podemos realizá-los na nossa instituição”.Fernanda Estevinho fez o internato no Instituto Português de Oncologia do Porto e escolheu trabalhar em Bragança por ser natural da região.“Bragança era uma das minhas principais opções”, assegura e conta que “no ano passado fui convidada para ir trabalhar para Sevilha com o número um a nível mundial, mas isso significava sair do meu país”. A médica oncologista explica ainda que “voltar para o meu local de origem permite-me ter uma melhor qualidade de vida, prestar apoio aos meus familiares e a nível profissional é um desafio”.O corpo clínico da ULS Nordeste tem actualmente cerca de 200 médicos com média de idade superior a 50 anos.O objectivo destas contratações é rejuvenescer as equipas médicas, pois cerca de 50% dos profissionais que foram recrutados através deste concurso são recém-formados.Ainda assim ficaram 33 vagas por preencher.Domingos Fernandes acredita que mais lugares serão preenchidos no próximo concurso que ainda vai ser lançado.“Estamos à espera que seja aberto um novo procedimento concursal e acreditamos que vamos conseguir abrir as vagas necessárias e um esforço para dar a conhecer a nossa realidade para que os médicos venham para o interior”, afirma.
Segundo o director clínico da ULS Nordeste, há falta de médicos nas especialidades de medicina geral e saúde familiar, anestesiologia e medicina interna.
Escrito por Brigantia

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Helicópteros Kamov dão «excelente apoio» à emergência médica

O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse hoje, em Coimbra, que os helicópteros Kamov do Ministério da Administração Interna (MAI) estão a dar, desde 01 de novembro, "um excelente apoio" à emergência pré-hospitalar.

"Para surpresa dos mais céticos, os Kamov estão a dar-nos um excelente apoio. Desde 01 de novembro até hoje já temos mais de duas dezenas de voos realizados com os Kamov e com os nossos, em perfeita articulação", disse hoje à agência Lusa Miguel Soares de Oliveira.
Frisou que os Kamov "aterram em sítios onde era dito que era impensável, como seja o heliporto do hospital de Faro que é em cima do hospital" ou "no meio de uma rotunda" em situações de emergência primária.
Miguel Soares de Oliveira destacou a "complementaridade" das aeronaves do MAI com os três helicópteros que o INEM tem de reserva "para o país todo", que operam 24 sobre 24 horas "e que nunca tiveram nenhuma falha de operacionalidade".
Para o presidente do INEM, que falava no final da assinatura de um protocolo de integração das equipas das duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) nos serviços de urgência da instituição, os helicópteros estão a dar uma "excelente resposta" às necessidades de transporte [de emergência] por meio aéreo da população portuguesa.
Assumiu que a "busca de sinergias para ganhos de eficiência" feita em partilha com os dois helicópteros Kamov do MAI, que chegou a estar prevista para 01 de outubro "tardou em ser concretizada" mas arrancou um mês mais tarde.
Sobre o protocolo hoje assinado, Miguel Soares de Oliveira definiu-o como "um sistema mais eficiente e mais eficaz", não só por proporcionar equipas "mais treinadas" em ambiente intra e extra-hospitalar como por permitir a integração dos profissionais das VMER e das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) na transferência de doentes críticos entre unidades hospitalares.
"Os primeiros dados que temos do processo de integração apontam para uma subida de 30 por cento na oferta das ambulâncias SIV e uma redução, em 35 por cento, da inoperacionalidade das VMER", frisou.
O presidente do INEM adiantou que em 10 meses foram feitos 1.200 transportes de doentes críticos entre unidades de saúde.
Por seu turno, José Tereso, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, considerou este dia como "marcante" na relação "profícua" entre o INEM e as instituições de saúde da região centro.
Já José Martins Nunes, presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, frisou a "conceção moderna" da extensão da urgência hospitalar para fora quer do Hospital dos Covões, quer dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que integram o CHUC e o facto dos profissionais das duas VMER passaram a poder "envolver-se nas urgências" hospitalares.
"É uma enorme rentabilização de meios e recursos", disse.
Diário Digital com Lusa

Governo Aumenta Liberdade De Organização Dos Corpos Dos Bombeiros

O novo regime jurídico dos bombeiros, que visa aumentar a sua “liberdade de organização” e flexibilizar a constituição de forças conjuntas e de agrupamentos, deixando o município de limitar a sua criação, foi hoje publicado em Diário da República.

O decreto-lei hoje publicado e que entra em vigor a 01 de fevereiro faz algumas alterações ao decreto-lei n.º 247/2007, de 27 de junho, que estabelece o regime jurídico aplicável à constituição, organização, funcionamento e extinção dos corpos de bombeiros em Portugal continental.

“Decorridos mais de cinco anos sobre a vigência do diploma, constata-se a necessidade de se proceder a alguns reajustamentos, fundamentalmente, no âmbito da organização e funcionamento dos bombeiros, essenciais ao eficaz cumprimento da sua missão, com vista a garantir a melhoria da qualidade da prestação do socorro às populações e das ações de proteção civil”, refere o diploma do Ministério da Administração Interna (MAI).

Das várias alterações introduzidas, o MAI destaca “o aumento da liberdade de organização dos corpos de bombeiros”, que visa uma “maior eficiência operacional e de gestão dos corpos de bombeiros”.

Relativamente à definição das áreas de atuação dos corpos de bombeiros, o diploma refere que se existirem diferentes corpos de bombeiros no mesmo município, a respetiva área de atuação pode não coincidir necessariamente com as fronteiras das freguesias.

Ao mesmo tempo, prevê que, na falta de acordo entre os corpos de bombeiros, a Autoridade Nacional de Proteção Civil possa fixar áreas de atuação não coincidentes com os limites das freguesias.

No que diz respeito às forças conjuntas e aos agrupamentos, do ponto de vista geográfico, o concelho deixa de constituir o limite à respetiva criação.

“A única limitação geográfica passa a ser a da contiguidade das áreas de atuação dos corpos de bombeiros em causa”, refere o diploma, que prevê ainda a possibilidade de agrupamentos não só entre associações humanitárias de bombeiros, mas também entre quaisquer entidades detentoras de corpos de bombeiros.

Segundo a legislação, a ANPC pode suspender total ou parcialmente a atividade de um corpo de bombeiros detido por uma associação humanitária de bombeiros, em caso de “manifesta carência de recursos materiais ou de recursos humanos qualificados necessários para o cumprimento das suas missões” ou em “caso de grave e reiterado incumprimento dessas missões ou das normas aplicáveis à atividade dos corpos de bombeiros”.

O MAI pretendeu reunir num mesmo diploma a regulamentação dos quadros de pessoal dos corpos de bombeiros pertencentes a municípios, prevendo quadros distintos para bombeiros voluntários e profissionais e a carreira de bombeiro especialista.
O decreto-lei cria ainda a obrigação de as entidades detentoras de corpos de bombeiros atualizarem permanentemente a informação necessária dos beneficiários do seguro de acidentes pessoais, via Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses.

Fonte: Diário Digital com Lusa


Leia Mais em: http://bombeirosparasempre.blogspot.com/#ixzz2DR8ifqmA

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Proteção Civil gastou mais em combate aos incêndios

Cerca de 74 milhões de euros foram gastos este ano no combate aos incêndios florestais pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), mais 10,3 por cento do que 2011, revelam dados daquele organismo.

Dados divulgados à agência Lusa pela ANPC indicam que, entre 15 de maio e 30 de outubro, a Proteção Civil gastou 74.257.786 euros no combate aos incêndios florestais, mais 10,3 por cento do que em 2011.

Segundo a ANPC, este valor diz respeito aos encargos com o aluguer de meios aéreos e subsídios aos corpos de bombeiros.

A Proteção Civil adianta ainda que os encargos com os incêndios florestais são ainda suportados pela GNR, Forças Armadas, Polícia Judiciária, Empresa de Meios Aéreos, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (INCF), câmaras municipais e juntas de freguesias, além de particulares, como empresas e cidadãos.
O valor de 74.257.786 euros não contempla os gastos destas entidades.

Dados provisórios do ICNF indicam que este ano a área ardida aumentou 55 por cento e as ocorrências de fogo diminuíram cinco por cento em relação a 2011.

Os dados referem que, entre 01 de janeiro e 15 de outubro, se registaram 20.969 ocorrências de fogo, menos 1.234 do que no mesmo período do ano passado, quando deflagraram 22.203.

Já a área ardida aumentou 55 por cento, tendo os 20.969 incêndios consumido 105.016 hectares de floresta, enquanto em 2011 arderam 67.594 hectares.

O maior fogo de 2012 teve início a 18 de julho, no distrito de Faro, e afetou 21.437 hectares de espaços florestais, cerca de 20 por cento da área florestal ardida este ano, apurou a Lusa.

Outros fogos com mais área florestal ardida ocorreram no início do mês de setembro, e deflagraram nos concelhos de Ourém (4.130 hectares), Seia (2.480) e Viseu (2.000).

Portugal Continental esteve, em grande parte do período de janeiro a abril, em situação de seca, o que contribuiu, em parte, para os elevados valores do número de ocorrências e área ardida, registados nesses meses.

No entanto, foi no mês de setembro que se registou o maior número de ocorrências e de área ardida.

Segundo dados da PJ e GNR, 88 pessoas foram detidas este ano pelo crime de incêndio florestais, representando um aumento de mais de dois terços em relação a 2011.

Convivio e Formação em Izeda

Realizou-se no dia 17 de Novembro, sábado, o 2º magusto distrital da Comissão Coordenadora Distrital da Juvebombeiro de Bragança, na localidade de Izeda. Nesta atividade participaram cerca de 30 bombeiros, oriundos de várias corporações de bombeiros do distrito.
 
Aproveitando o fato de existir uma ULF em Izeda, decidiu a comissão coordenadora distrital da Juvebombeiro (CCDJ), inserir uma ação de formação sobre incêndios urbanos no programa. Durante a manhã decorreu uma breve formação teórica, enquanto que à tarde decorreu a formação prática.
 
No final do dia, decorreu o magusto, onde não faltaram as tradicionais castanhas e boa disposição. Apesar da chuva que teimou em cair durante o dia, o programa previsto foi cumprido na íntegra, o que levou a CCDJ dar nota positiva ao evento.
 
Serviu esta atividade, para fomentar o convívio entre os bombeiros e ao mesmo tempo para aumentar a formação a nível pessoal de cada participante. A CCDJ aproveita desta forma, para agradecer a todos os presentes, em particular ao comando dos bombeiros de Izeda e ao formador de incêndios urbanos, Óscar Esménio.

 

Liga e INEM fecham acordo: Aumento de 1,2 milhões de euros

Foi longa a negociação entre a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) mas fazendo as contas ao acordo alcançado, os bombeiros portugueses vão receber mais 1,2 milhões de euros. Num ano de austera contenção orçamental, a Liga “congratula-se” por ter conseguido a atualização do Acordo de Cooperação, existente desde 2008 e até hoje “nunca revisto”.
 
Segundo números oficiais, regista-se um acréscimo global de 8,2 por centos nos PEM e de 2,9 por cento nos Postos de Reserva. Quanto ao Subsídio Trimestral Fixo, haverá um acréscimo de 1,600 euros/ano para todos os escalões, um acréscimo de 5,44 por cento. Já relativamente ao Subsídio de Consumíveis, o mesmo passará para 2 euros por serviço, ou seja, um aumento de 100 por cento. Este foi o acordo “possível” sublinha a Liga que vai continuar a “insistir com o INEM, no sentido de se encontrar uma forma de compensação pelos incomportáveis custos com o oxigénio”.

 
 Jornal BP-PC

Serviços com qualidade de excelência na ULS Nordeste

Sete serviços da Unidade Local de Saúde do Nordeste viram a qualidade distinguida pela Entidade Reguladora da Saúde. Neurologia, Cirurgia, Cardiologia, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria foram os serviços hospitalares reconhecidos com excelência clínica.
 
“Conseguimos cumprir todos os critérios definidos pela Entidade Reguladora da Saúde e que definem a qualidade de cada um destes serviços”, refere director clinico da ULS Nordeste, acrescentando que esta distinção “acaba por representar o reconhecimento que a Entidade Reguladora da Saúde nos pode dar na aferição da qualidade dos nossos serviços, o que para nós é muito gratificante”.
 
Este rating é relativo ao segundo semestre de 2011, e “estamos à espera que o rating que vai reflectir este semestre e o primeiro do próximo ano se repercuta num aumento de estrelas”, adianta Domingos Fernandes uma vez que já estão a ser sujeitas a avaliação mais duas áreas. “Vai ser integrada a medicina intensiva e a cirurgia geral no âmbito da patologia neoplásica do colon. São áreas importantes e nas quais temos bastante movimento assistencial”, conclui.
Escrito por Brigantia

Temperatura e Sensação Térmica de frio... como se calcula!

Sensação térmica é a temperatura virtual ou a combinação da temperatura com outros fatores meteorológicos, como o vento, fazendo com que a temperatura ambiente seja sentida significativamente mais baixa.
Sabemos que a pele do nosso corpo é o maior órgão que temos e, por isso, é uma fonte muito importante de informações.

As sensações que identificamos através da pele são inúmeras: dor, pressão, frio, etc. As sensações relacionadas ao frio ou ao calor são ditas sensações térmicas.

Após o banho, seja em um chuveiro ou em uma piscina, às vezes sentimos um pouco de frio.

Sabemos que a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que sentimos frio quando estamos molhados fora de água.

Tal fato ocorre porque a fina camada de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso temos a sensação de frio. Sentimos mais frio ainda quando está vento, pois o vento intensifica a evaporação da água, que provoca o abaixamento significativo da temperatura da água sobre a nossa pele.

Para nós, que vivemos em um país temperado, o conceito de sensação térmica pode até ser pouco importante e pouco conhecido, embora saibamos que a brisa e o vento nos refrescam. Porém, em países frios, o abaixamento de temperatura causado pelo vento pode provocar diversos problemas sérios à saúde. Como exemplo,a hipotermia.

O termo sensação térmica só se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, quando tropas alemãs fracassaram na tentativa de invasão à Rússia, durante um inverno rigoroso.

Foi a partir daí que o exército americano criou um índice de avalição da sensação térmica relacionado à velocidade do vento. Esse índice se popularizou e passou a ser divulgado relacionado às temperaturas diárias.

Veja a indicação em Baixo:

A tabela abaixo mostra o frio que você sente quando submetido a um vento de certa velocidade.

Na coluna da extrema esquerda (Temp.Ar), em cada linha está a temperatura ambiente, com o ar parado (sem circulação).

As demais colunas mostram a temperatura correspondente ao frio (perda de calor) que você passa a sentir, de acordo com a velocidade do vento.
Temp. do Ar
(°C)
Velocidade do vento (km/h)
9 18 27 36 45 54 63 72 81 90
30 29,7 29,2 28,9 28,6 28,5 28,3 28,3 28,2 28,2 28,2
25 24,4 22,9 22,0 21,4 20,9 20,6 20,4 20,2 20,1 20,1
20 19,0 16,6 15,1 14,1 13,3 12,8 12,5 12,2 12,1 12,0
15 13,6 10,3 8,2 6,8 5,8 5,1 4,6 4,2 4,0 4,0
10 8,2 4,0 1,4 -0,5 -1,8 -2,7 -3,3 -3,8 -4,0 -4,1
5 2,8 -2,3 -5,5 -7,7 -9,3 -10,5 -11,2 -11,8 -12,1 -12,2
0 -2,6 -8,6 -12,4 -15,0 -16,9 -18,2 -19,1 -19,8 -20,1 -20,2
-5 -8,0 -14,9 -19,3 -22,3 -24,4 -26,0 -27,0 -27,8 -28,2 -28,3
-10 -13,4 -21,2 -26,2 -29,6 -32,0 -33,7 -34,9 -35,7 -36,2 -36,4
-15 -18,7 -27,5 -33,0 -36,8 -39,6 -41,5 -42,8 -43,7 -44,2 -44,4
-20 -24,1 -33,8 -39,9 -44,1 -47,1 -49,3 -50,7 -51,7 -52,3 -52,5
 
 
Exemplo:

Imagine estar no alto da montanha dentro de uma tenda,(abrigado do vento), o termómetro marca 20 graus.

Agora pense que está num carro a apenas 27 km/h e o seu braço vai do lado de fora da janela. Um ventinho de nada, certo?

Pois bem, à temperatura ambiente de 20°C e sob um vento de 27 km/h você passa a sentir mais fresco no braço... cerca de (15,1°C)!

Agora imagine temperaturas de 10 graus, com ventos de 30 km/h... terá a sensação térmica de cerca de 2 graus.

por:FIRESHELTER52

domingo, 25 de novembro de 2012

Previsão Meteoiberia.com- Aviso Não Oficial - Inverno Entra em Força - Chuvas e Vento Fortes (FDS 24 e 25) para depois de 26 vir o Frio com muito Desnorte...

Na próxima fase de Lua Cheia (neste momento está em Quarto Crescente) e na qual entramos no Inverno Climático (01 Dezembro), iremos assistir a uma mudança no padrão atmosférico para um INVERNO a sério e diferente dos últimos anos como indicado na previsão de Inverno 2012/1 e irá entrar na altura certa climática, ou seja poderá bem ser uma amostra do que prevejo que possa vir a afectar-nos nesta estação.
Assim, a pressão irá fluir para Norte e injectando a corrente de jacto mais a Sul, mas desta feita com Frio de Norte e posteriormente de NE, mas com a continuação de fluxos de Oeste e Noroeste afectar severamente os arquipélagos dos Açores, da Madeira e o Continente, onde poderão surgir problemas com a precipitação a partir do FDS, neste caso Domingo, aqui portanto, um risco elevado de inundações dadas as características orográficas, de ocupação dos solos e saturação dos mesmos a quase em todo território nacional.
Depois, logo no início da semana virá o frio, que será por vezes seco,  outras vezes húmido e ventoso, não esquecendo a possibilidade de queda de Neve, acima dos 900m em diferentes dias, inclusive poderá ser a cotas mais baixas, digamos 700m num ou outro dia se existir precipitação.
A Europa irá assistir a uma vaga de frio assinalável, em especial a Europa do Norte e Central.
De assinalar, a partir da próxima semana descida das temperaturas para níveis abaixo da época, e consequente desagradável sensação térmica de frio (Windchill), assim como a possibilidade de neve nas terras altas do Norte e Centro, passando por trovoadas e aguaceiros por vezes intensos, e humidade elevada neste a começar neste FDS (24/25).
Resumindo, tempo verdadeiramente Invernal neste período e que poderá entrar por Dezembro a dentro, fazendo lembrar aquela frase popular antiga – “Nove meses de Inverno e três de Inferno”.
_____________________________________________________________________________________
 
Dia 23  – 6ª feira-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado e onde existem condições favoráveis para ocorrência de períodos de chuva, para a noite no Minho e Douro Litoral. Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
06 a  14ºC  13 a 19ºC
Vento Forte de Sudoeste (40 a 60 km\h, soprando com rajadas até 80km/h no Litoral Oeste e terras altas a partir da tarde)
 


Dia 24 – Sábado-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de períodos de chuva, por vezes intensos, em especial no Centro.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
07 a 12ºC   1 a 19ºC
Vento forte a moderado de Sul (40 a 60 km\h, soprando com rajadas entre 70 a 80km/h no Litoral Oeste e terras altas, até início da manhã, enfraquecendo e rodando para NW)
 

Dia 25 - Domingo-

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território. No entanto poderá ficar temporariamente muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser intensos, em especial no Norte e Centro até início da noite.
Espera-se ainda uma descida das temperaturas, em especial das mínimas e no Interior Norte. 
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC   10 a 17ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
 

Dia 26 – 2ª Feira-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos a Norte do Douro e que poderão ser de neve acima dos 1100m, mas que poderão ser persistentes no Sul. Espera-se ainda uma descida das acentuada das temperaturas, em especial das mínimas e no Interior Norte.
 
 
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 08ºC   08 a 15ºC
Vento Moderado Norte (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
 
Dia 27 – 3ª Feira-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território, no entanto, poderá ficar temporariamente nublado a Norte do Douro, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos e escassos mas, que poderão ser de neve acima dos 900m.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2  a 07ºC   07 a 14ºC
Vento Moderado Norte (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
 

Dia 28 – 4ª Feira-
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado, no entanto poderão existir períodos de mais nebulosidade a Norte do Douro. Também existem condições favoráveis à formação de geadas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3  a 07ºC   07 a 14ºC
Vento fraco Norte (<20 com="com" de="de" forte="forte" frio="frio" h="h" km="km" o="o" rmica="rmica" sensa="sensa" span="span" t="t" uma="uma">
 

Dia 29 – 5ª Feira

- Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território, mas aumentando de nebulosidade a partir da tarde, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de períodos de chuva para o início da noite, em especial a Norte do sistema montanhoso Montejunto-estrela e que poderão ser de neve acima dos 1400m. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas máximas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 08ºC   10  a 16ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
 
Dia 30 – 6ª feira-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, em especial a Norte/Centro e que poderão ser de neve acima dos 1100m, mas descendo cota para os 800m. Espera-se ainda uma descida das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
 -2 a 07ºC   09  a 14ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
Dia 01 – Sábado-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, além da possibilidade de queda de neve acima dos 900m, em especial no Norte e Centro.
Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas, em especial no Interior Norte e Centro.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 07ºC   08 a 12ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
 

Dia 02 - Domingo-
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, além da possibilidade de queda de neve acima dos 700m nas regiões do Norte e Centro.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 06ºC   04 a 10ºC
Vento moderado de Noroeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60km/h)
Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.
Melhores cumprimentos,

Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012