Um septuagenário ficou ferido com gravidade, ontem, ao final da tarde, num acidente de tractor. Aconteceu perto da ETAR de Bragança.
Alberto Taveira, de 72 anos, e a mulher Maria Adelaide Peixoto, de 70, andavam a regar uma horta que têm perto da Ponte do Jorge quando a máquina resvalou de uma altura de cerca de oito metros e foi parar ao rio.
Maria Adelaide não consegue explicar como aconteceu.
“Eu nem sei bem, não posso explicar como foi. Ele caiu para o rio e eu fiquei mais em cima na rampa” conta. “Depois é que fui para baixo para ver onde é que ele estava. Estava então metido no rio e não era capaz de sair” acrescenta, salientando que “já viemos para aqui tantas vezes e nunca nos aconteceu isto”.
Quem viu foi João Rodrigues que andava a ajudar um amigo nas lides agrícolas. “Apercebi-me da senhora a gritar e subi a uma oliveira” refere. “Ouvi a senhora a dizer ao marido que não teimasse e que a deixasse sair da caixa do tractor. Mas ele não obedeceu e arrancou para a frente. Tentou meter uma mudança ao tractor mas já não conseguiu pegar nele e foi de marcha-atrás até ao rio” conta.
A mulher sofreu pequenas escoriações. O homem é que inspirava mais cuidados.
“Á nossa chegada, deparámo-nos com duas vítimas, uma do sexo masculino e outra do sexo feminino” sendo que “a vítima do sexo masculino precisava de mais cuidados. Numa primeira avaliação tinha varias escoriações ao nível da cabeça e membros superiores” adianta o segundo comandante dos bombeiros de Bragança, Carlos Martins.
Os bombeiros tiveram de resgatar a vítima da ravina recorrendo a material de grande ângulo.
Nas operações estiveram envolvidos 14 homens, apoiados por cinco viaturas.
A equipa da VMER também esteve no local a assistir a vítima que foi depois transportada para o Hospital de Bragança.
Entretanto, já esta manhã, Alberto Taveira acabou por ser transferido de helicóptero para o serviço de neurocirurgia do hospital de S. João, no Porto.
Escrito por Brigantia/Fotos Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário