terça-feira, 17 de maio de 2011

Previsão Meteoiberia - Previsão Climática Sazonal - Verão 2011‏

Como vem a ser hábito nos últimos anos no início do mês de Maio lanço a previsão sazonal para o Verão 2011 e mais do que nunca, este ano com especial atenção dada ausência de um Plano Nacional adequado para o combate aos fogos, devido às falta de recursos financeiros.

PREVISÃO SAZONAL - VERÃO 2011
Bem com a proximidade de chegada do Verão Climático, coloco a minha previsão para a referida estação do ano.

De facto como já havia subentendido por várias vezes no Fórum, espero um Verão algo Tropical, com calor nas regiões habituais e alguma instabilidade devido a uma ou outra intrusão de Sul, ou Baixa pressão
de origem Térmica sobre a Ibéria.
A convectividade poderá fazer parte do quotidiano no mês de Julho e Agosto, fazendo com que valha a pena a água localizada, isto não só para Portugal, mas também para Espanha, nomeadamente a metade Sul e, Baleares e Canárias, que irão ter mais uma vez grande probabilidade de eventos de inundações rápidas.
Por último, Agosto será um mês Instável, com alguma convectividade e humidade apreciável.
No geral, também serão muitos os dias de instabilidade, dos quais alguns que poderão ser severos e extra-tropicais.

Uma fase que estamos assistir a um declínio da La Niña, mas passará a ser um evento Neutral já neste mês de Maio, onde poderá ficar até ao fim do Verão mas com anomalia (+0.5)... podendo assim influenciar o
Verão, para que seja uma estação quente mas também com muita humidade e para todos os gostos. Para a Europa, espero que a Europa do Norte e Central sejam as regiões mais afectadas pela anomalia positiva nas temperaturas e condições de seca, ao passo que nas regiões do Sul e SW serão quentes mas com muita
instabilidade associada e por vezes com o Sahara a incomodar.

Junho 2011Neste mês, existe probabilidade de existir um núcleo de altas pressões a influenciar Península Ibérica a partir da 2ª metade do mês, potenciando assim o calor com fluxo de Leste sobre o continente.
Todavia, inicialmente as flutuações e retrocesso do vale de altas Pressões poderão originar fluxos mais frescos de Norte ou Noroeste.
Depois, para até ao fim poderá ficar sobre a Ibéria potenciando nevoeiros e alguma nebulosidade convectiva, muito provavelmente devido a uma eventual depressão de origem térmica.
 TemperaturaEsperando uma anomalia positiva (+ 1,5ºC), principalmente devido ás 2 semanas intermédias do mês.
 PrecipitaçãoPoderá existir a possibilidade ficar abaixo da média (- 25%), principalmente a no Interior e Sul da Ibéria, neste caso o Sul do território, eventualmente será um mês inicialmente quente, embora com humidade para o litoral W, devido a predominância do fluxo de NW nassemanas intermédias.

Julho 2011Neste mês, espero que seja repartido pelas semanas intermédias do mês, onde serão as melhores e apacom alguma instabilidade à medida que o mês passa. Depois o Anticiclone poderá impor-se e com uma crista até à Ibéria, afectando com ventos de SE e alguns restos de frentes, mas nada de muito permanente, porque mais uma vez a variabilidade atmosférica neste mês será rainha.
 TemperaturaNa média ou ligeiramente na média (+/-0,5ºC), mais comedido devido ás duas semanas finais com fluxos mais frescos e com alguma humidade doquadrante Norte ou Oeste, afectando desta forma mais o litoral Oeste.
 PrecipitaçãoNa média ou ligeiramente acima da média (+10 a 15%), sobretudo para o Sul e interior do território, salvaguardando a existência de alguma convectividade de origem térmica.

Agosto 2011Existe grande probabilidade de ser um mês húmido, principalmente na 2ª metade do mês, com eventual precipitação acima da média, com origens diversas desde NW até fluxo de SE
 TemperaturaPoderá situar-se ligeiramente abaixo (entre -0.5ºC e -1ºC) devido principalmente á presença de massas de ar com humidade na maior parte do mês, com excepção para o início do mês.
O Anticilone poderá estar numa posição mais a Norte dos Açores (mais sobre o UK), favorecendo os fluxos de de Sul ou de Leste, devido apequenas cristas que se possam formar.
 PrecipitaçãoPotencial para ser acima da média entre (35 a 40%), onde poderão existir períodos de grande convectividade associada a depressões despegadas ou associadas a fluxos de Sul, e uma ou outra frente de
Noroeste, principalmente a meio da 1ª quinzena até ao meio da 4ª semana.

Resumindo, espero um Junho acima da média mas, embora inicialmente fresco, mas onde existe a probabilidade de ser o melhor mês em termos de calor sustentado.
Para Julho existe a probabilidade de ser um mês repartido, ora uma semana boa ora uma semana mais fresquita e nublada.
Por último, Agosto o pior mês da época estival, com muita humidade no  ar, e a grande probabilidade que existir um ou outro fluxo extra-tropical, com trovoadas e ventos com alguma severidade para o fim.
Acompanhe a discussão aqui: http://meteoiberia.com/forum/index.php/topic,3101.new/boardseen.html#new

Nota:
Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um
conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente
de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos,
SST, NAO, ENSO, além de outros dados.


Melhores cumprimentos,
Autor:Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-201

Sem comentários: