quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Região menos fustigada pelos incêndios em 2010

Menos ocorrências e menos área ardida.O distrito de Bragança registou até agora uma redução significativa de incêndios florestais relativamente ao mesmo período de 2009. Entre 1 de Janeiro e 31 de Julho, foram registadas este ano 138 ocorrências nas quais arderam 326 hectares.Os dados constam do último relatório da Autoridade Florestal Nacional, que faz o balanço, dos primeiros sete meses do ano.Em 2009, até esta altura já tinham deflagrado 503 incêndios que consumiram 3139 hectares de área.

Resultados que deixam satisfeito o comandante distrital da Protecção Civil. “A minha análise é positiva uma vez que comparando com 2009 há menos dois mil hectares ardidos e se formos ver a média dos últimos 10 anos essa diferença sobe para os três mil hectares” afirma, atribuindo estes resultados à “nossa rede de vigilância que está sempre presente e a rápida intervenção dos meios nas zonas afectadas”.

Mas para Carlos Alves o pior ainda pode estar para vir porque “este ano a época das chuvas foi até mais tarde e ainda aí estão os combustíveis finos que é onde incêndios começam e alastram” explica, acrescentando que “ainda temos muitos fenos e muitos cereais nos terrenos agrícolas e sabe-se que os incêndios começam depois de essas matérias saíram do terreno”. Por isso, “prevê-se que os bombeiros ainda vão ter muito trabalho”.

De recordar que a fase Charlie, a mais crítica da época de fogos florestais, se prolonga até 30 de Setembro.
Escrito por Brigantia
Foto:PFerro

Sem comentários: