quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Está na hora de se dizer CHEGA!!"

É uma verdadeira catástrofe o que se está a passar com os corpos de bombeiros portugueses.

A lamentar mais um acidente rodoviário com vitimas em estado muito grave e a necessitarem uma evacuação por meios aéreos.

Segundo informações, uma vez mais a causa do acidente foi o rebentamento de um pneu. Esta é a informação e a justificação, no entanto não é a razão na verdadeira essência da palavra.

Está na hora de se dizer CHEGA, BASTA.

Os pneus são acessórios de segurança activa dos veículos. O único contacto que os liga ao solo. Os mais importantes elementos da Segurança Activa, estando ao mesmo nível dos airbags na Segurança Passiva.

Sendo um produto de alta tecnologia e resultante de aprofundados estudos, os pneus estão estudados e preparados para exercerem funções específicas em terrenos e condições específicas. Quando mal utilizados ou com uma manutenção inadequada, estes sofrem lesões e anomalias que levam á sua prematura deterioração.

Um dos cuidados a ter com um pneu é a verificação continuada da sua pressão. Tal deve acontecer de, pelo menos, quinze em quinze dias, em condições normais. Se o pneu estiver sujeito a um uso mais agressivo (fora de estrada), deve a pressão ser verificada antes do seu uso em estrada.

O atrito que existe em asfalto é bastante diferente do que em terra, pelo que em asfalto o aquecimento é superior. Um pneu que apresente uma pressão abaixo do recomendado está sujeito a um sobreaquecimento e possível rebentamento.

Segundo as marcas mais conceituadas, um pneu que apresente uma pressão inferior ao normal entre -0,5 e 1 bar, o risco de rebentamento é elevado e a instabilidade bastante alterada.

Por: Jorge Ortolá

in:www.bombeirosparasempre.blogspot.com

Sem comentários: