quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PSD faz chamada falsa para testar o INEM

Episódio caricato durante audição na comissão parlamentar. PS exige pedido de desculpas.

A comissão parlamentar de Saúde teve esta quarta-feira um episódio caricato quando o PSD decidiu fazer uma falsa chamada para o 112 para testar a capacidade de resposta do INEM.

O presidente deste instituto, Miguel Soares de Oliveira, estava a ser ouvido pelos deputados, referindo que o tempo de atendimento é de cinco segundos em 62 por cento das chamadas. E os deputados laranjas decidiram testá-lo.

«O grupo parlamentar do PSD fez, já durante esta audição, uma chamada para o serviço 112. Desde o primeiro toque até serem atendidos decorreram 14 segundos. Evidentemente que este é um exemplo, mas nove segundos de diferença entre os cinco e os 14 segundos desde o primeiro toque até ao atendimento efectivo podem, de facto, fazer a diferença na vida ou na morte de um cidadão que contacte o INEM», revelou Joana Barata Lopes (PSD).

Este valor, frisou, ficou aquém do que tinha sido indicado num relatório do Tribunal de Contas - 12 a 13 segundos - e dos cinco segundos recomendados pela média europeia.

A confusão instalou-se, com o grupo parlamentar do PS a fazer lembrar que as chamadas falsas para o INEM constituem crime. «Foi aqui dito que chamadas falsas para o 112 constituem eventualmente um ilícito e eventualmente um crime», reforçou o presidente do INEM.

Miguel Soares de Oliveira explicou que o tempo não é contado a partir do momento em que se liga para o 112, porque «só depois de triada a chamada pela central da PSP é que esta é transferida para o INEM» e só a partir daí é que entra para a contagem do atendimento deste instituto.

O deputado do PS e ex-secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, considera esta situação «inaceitável» e exigiu um «pedido de desculpas» por parte do PSD «às pessoas que tentaram ligar para o 112 àquela hora e não o conseguiram fazer porque a linha estava ocupada».

Fonte: TVI24


Será que o Sr. Ministro não leu a notícia do Público, já aqui reproduzida, "INEM: Número de chamadas aumentou 5,2% no primeiro semestre do ano" ?????

A continuar assim esta percentagem vai continuar a aumentar indefinidamente...

Sem comentários: