sábado, 20 de agosto de 2011

País sob alerta de incêndio e radiação UV elevada

A radiação ultravioleta mantém-se hoje com valores muito altos em Portugal e há 14 concelhos com risco máximo de incêndio.

No nível muito alto, o Instituto de Meteorologia aconselha a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol. Estes cuidados devem ser vigorar entre as 11h00 e as 16h00.

Sete distritos de Portugal Continental estão desde as 07:00 de hoje e até às 22:00 de sábado sob aviso amarelo devido à previsão de temperaturas máximas elevadas.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Évora e Beja, segundo o IM.

O IM colocou também sob risco máximo de incêndio 14 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu: Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Gouveia e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Castro Daire (Viseu), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra) e Oleiros (Castelo Branco).

O IM prevê ainda para hoje céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da tarde com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial nas regiões do Centro e Sul, vento fraco, subida da temperatura máxima no litoral peste e neblina ou nevoeiro matinal a norte do Cabo Raso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 35 graus Celsius, no Porto 28 e Faro 30.
Lusa/SOL

Sem comentários: